terça-feira, 29 de abril de 2014

Reverta os exageros da Páscoa em seis passos

clinica Renata Fontany

Para não ganhar peso, vale até determinar um horário para comer a guloseima


Na Páscoa, é difícil resistir a tentação do chocolate. Mas isso nem de perto significa que você precisa abster-se totalmente dessa delícia, pois, como tudo na dieta, os prejuízos para a balança ocorrem apenas quando exageramos na dose. As mordidas e beliscadas no chocolate pedem moderação por razões bastante simples: ele é rico em gorduras e açúcar, nutrientes que elevam o seu valor calórico.

 Entretanto, se você sente que passou da conta nesta Páscoa, não se culpe por conta disso. "É no momento do excesso que percebemos que é hora de dar a volta por cima", afirma a nutricionista do programa Dieta e Saúde, Roberta Stella. Para sacudir essa "poeira" e mandar para longe a consciência pesada, a especialista selecionou seis dicas indispensáveis para livrar seu organismo do abuso do chocolate, evitar o ganho excessivo de calorias no cardápio e o ganho de peso.
  • menina segurando vários chocolates em forma de coração - Foto Getty Images
  • prato com dois pedaços de chocolate - Foto Getty Images
  • mulher arrumando a geladeira - Foto Getty Images
  • mulher escolhendo entre um chocolate e uma maçã - Foto Getty Images
  • menina correndo no parque - Foto Getty Images
  • mulher bebendo leite e comendo morangos - Foto Getty Images
 
 
DE 6
menina segurando vários chocolates em forma de coração - Foto Getty Images
Sobrou chocolate?
Esse é o melhor momento para exercer a solidariedade. A melhor alternativa é distribuir entre os amigos, família, entre o pessoal do escritório, para o porteiro do prédio ou para quem você nem sequer conhece. Caso isso não seja possível, não se desespere. "Consuma pequenas quantidades; um pedaço pequeno de até 30 gramas é mais do que suficiente para matar a vontade do dia", diz Roberta Stella. Essa quantidade corresponde ao tamanho de uma barrinha pequena de chocolate. 
prato com dois pedaços de chocolate - Foto Getty Images
Mantenha a linha
Nada de ficar beliscando o chocolate que sobrou. Disciplina é a palavra chave para eliminar o excesso. "Uma boa ideia é determinar um horário, como o lanche no meio da tarde para se deliciar. Depois disso, fique longe da guloseima", afirma a nutricionista.  
mulher arrumando a geladeira - Foto Getty Images
Esconda os doces
Não deixe o doce no seu campo de visão para ele não ser a primeira alternativa, quando a vontade ou a fome apertar. Esconda no fundo da despensa ou da geladeira. Roberta Stella dá uma dica fundamental. "Evite levar o chocolate para o trabalho. Com o estresse do dia a dia, facilmente você poderá ficar beliscando durante uma tarefa e outra", ressalta a especialista. 
mulher escolhendo entre um chocolate e uma maçã - Foto Getty Images
Fuja das tentações
Não caia no mito do "só um pedacinho não faz mal". "De pedacinho em pedacinho, você pode comer, rapidamente, meio ovo ou até mais. Fuja desse pensamento que é verdadeira armadilha para quem quer estar com o peso em dia", explica Roberta.  
menina correndo no parque - Foto Getty Images
Exercícios
Reserve, pelo menos, 45 minutos do seu dia para fazer uma atividade física e dispensar o peso ganho na Páscoa. Que tal caminhar pelo seu bairro? Você gastará a energia acumulada com o consumo do chocolate. Além disso, 45 minutos de caminhada passam rapidinho e dão um olé nas tensões, aliviando o estresse. 
mulher bebendo leite e comendo morangos - Foto Getty Images
Alimentação saudável
Faça, pelo menos, cinco refeições por dia. Estipule horários e planeje as suas refeições. Dessa forma, seu metabolismo trabalha mais acelerado e não acumula gordura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário