segunda-feira, 28 de abril de 2014

Aprenda a tratar e disfarçar as olheiras

Clinica Renata Fontany

As olheiras são vilãs da beleza, mas têm solução. Aprenda a cuidar das olheiras em casa, conheça os tratamentos estéticos mais indicados e como usar a maquiagem a seu favor


Engana-se quem pensa que as olheiras são apenas causadas por noites mal dormidas. Fatores hereditários, envelhecimento, estresse, má circulação sanguínea e até o período pré-menstrual podem contribuir para o aparecimento das vilãs da beleza.
Cada tipo de pele e cada tipo de olheira têm um tratamento mais indicado, e quem pode avaliar e indicar o método ideal é um médico. Mas embora não exista tratamento universal, que sirva para todas as pessoas, alguns cuidados beneficiam a todos. E, enquanto as olheiras não somem de vez, o caminho é disfarçar com maquiagem. Falamos com especialistas, anote as dicas para eliminar as olheiras de seu rosto.
Thinkstock/Getty Images
O velho truque da vovó, de fazer compressas de chá, ajuda sim a reduzir as olheiras e o inchaço da região dos olhos
Em casa 
Certos cuidados com a pele não custam muito e fazem diferença na aparência das olheiras. Truque dos tempos da vovó, a compressa gelada nos olhos é eficaz. “Faça um chá de camomila e coloque na geladeira. Molhe o algodão com a solução e coloque nos olhos. Deixe agir por 10 minutos. Recomendo fazer esse processo todos os dias de manhã”, ensina a dermatologista Marcela Studart.
Usar filtro solar e óculos escuros diariamente só faz bem quando o assunto é olheira. A ação do sol faz diminuir a produção de colágeno, e, como a pele desta região é muito fina, o arroxeado aparece mais sob a pele fragilizada. O filtro solar e os óculos escuros previnem o envelhecimento, então não abra mão deles!
Os cosméticos que podem ser comprados em farmácias também ajudam a melhorar a aparência da pele. “Os cosméticos em embalagem roll on podem ser aplicados várias vezes ao dia. Eles ajudam a drenar os líquidos acumulados na região, que causam inchaço, e reduzem a cor escura das olheiras”, diz a dermatologista Regina Schechtman.
Procure na fórmula dos cremes as vitaminas K e C, responsáveis por atenuar a pigmentação ao redor dos olhos. A dermatologista Thais Pepe também recomenda o consumo de alimentos ricos em vitamina K e ômega 3. “Alface, espinafre, frutas cítricas, sementes como nozes e grãos e quinoa colaboram para a redução das olheiras”, indica.
Tratamentos estéticos Marcela indica o tratamento com luz pulsada, que age nas regiões escurecidas pelo acúmulo de melanina. “Colocamos o protetor intraocular e passamos o aparelho em cima da área escura. Após, mais ou menos quatro sessões, dependendo da pessoa, esse pigmento vai clareando”, explica.
Mas ela alerta que pessoas com pele muito bronzeada, mulheres grávidas e quem tem melasma não devem investir nesse tipo de tratamento.
Regina explica que unir o peeling de cristal com máscaras clareadoras também ébem eficaz. Após o procedimento, é comum a região ficar avermelhada e um pouco inchada, por isso, o recomendado é não se expor ao sol e aplicar hidratantes que o médico indicará para a proteção da pele. É um procedimento não invasivo, indolor e não necessita da aplicação de nenhuma anestesia.
Disfarce com maquiagem 
Para quem precisa de truques rápidos para camuflar as olheiras, a maquiagem é a melhor opção para conquistar pele perfeita em instantes. Nesse caso, investir em primers e preparar a pele com produtos com boa cobertura é essencial.
Reijane Alves, maquiadora do salão Marcos Proença, em São Paulo, explica que os corretivos coloridos são uma boa solução. “Esses corretivos neutralizam as olheiras, garantem uma textura uniforme e disfarçam melhor essas imperfeições”, comenta.
Reijane explica que o corretivo amarelo disfarça as olheiras arroxeadas. O verde, as manchinhas vermelhas e espinhas. O coral, para quem tem olheiras avermelhadas. “O ideal é passar uma pequena quantidade na região que se pretende cobrir e depois, passar a base na cor da pele da pessoa”.
Thiago Alencar, maquiador da Archy Make Up, explica que a escolha dos produtos para a cobertura deve ser feita com cuidado. “Os produtos mais líquidos são indicados principalmente para quem tem olheiras menos acentuadas e também para peles maduras, onde a intenção é não evidenciar as linhas de expressão. Já os cremosos ou em bastão tendem a fazer uma cobertura mais eficaz, e são indicados para olheiras mais profundas e acentuadas. Devem ser usados com parcimônia e sempre complementados com base e pó”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário