quarta-feira, 20 de março de 2013

Toxina Botulínica,clinica Renata Fontany


Toxina Botulínica e Rejuvenescimento facial  pela DRA CRISTIANE RACHID
 
 
Quando as rugas aparecem, as mulheres ficam quase loucas. As rugas são as marcas que o tempo deixa na pele e expressam o modo de viver de cada uma das pessoas.
A exposição exagerada ao sol, o cigarro, a bebida alcoolica, as noites mal dormidas e  o stress do dia-a-dia  aceleram o envelhecimento da pele.
Porém, graças ao avanço da medicina estética e ao novo conceito no tratamento dermatológico, pode-se hoje prevenir e tratar essas linhas de expressão tão indesejadas pelas mulheres e, até mesmo, pelos homens.
A dermatologista  especializada no tratamento estético, DRA CRISTIANE RACHID, vem trazendo esse novo conceito para BH no tratamento da pele e rejuvenescimento facial. 
Ela vem utilizando muito a toxina botulinica, o"botox" , para tratamento das rugas de expressão.
 Segundo a Dra Cristiane, 
 uso da toxina botulínica revolucionou o tratamento para o rejuvenescimento facial. Este procedimento tornou dispensável as grandes cirurgias faciais  e os longos períodos de recuperação pós-operatoria para quem deseja minimizar as marcas do tempo.
Tornou-se um dos recursos mais procurados na atualidade, por seus resultados rápidos, eficientes e seguros. Além do mais, o paciente não precisa de repouso e de se afastar de suas atividades normais.
A toxina botulínica promove o relaxamento dos músculos faciais  que causam as rugas. Com isso, diminui essas rugas de expressão, suavizando a fisionomia do paciente.
A aplicação é feita no próprio consultório médico durando em torno de 30 minutos a sessão.
O paciente pode retornar ao trabalho tão logo saia do consultório. 
Eles devem apenas evitar esforços físicos em academias por 24 horas. Assim, a musculatura facial fica bem relaxada para o produto ter uma "ação efetiva".
A doutora recomenda também não deitar e não abaixar a cabeça nas 4 horas após a aplicação e somente passar creme no rosto ( massagear ) no dia seguinte.
Os resultados da aplicação da toxina botulinica iniciam cerca de 2 a 4 dias mas pode-se observar aparecimento mais tardio, em torno de 5 a 7 dias. 
Dra Cristiane explica que ao ser injetado no músculo facial, a toxina vai se acomodando aos poucos ate um resultado final em 15 dias. Somente após esse tempo de acomodação da toxina pode-se fazer algum complemento caso seja necessário.
O produto não é permanente no organismo e tem durabilidade de 4 a 6 meses,  dependendo da resposta individual de cada um. 
A Dra Cristiane tem feito vários estudos e treinamentos no uso da toxina e aprimorou uma técnica de tratamento afim de obter durabilidade por um período superior ao estimado e acrescenta que "tratamentos coadjuvantes também auxiliam na durabilidade do produto no organismo e melhoram os resultados da toxina na pele contribuindo para o rejuvenescimento."
Além da injeção de toxina botulínica, ela recomenda para seus pacientes diversos tratamentos auxiliares como peelings quimicos, peeling de cristal e de diamante, eletrolifting, radiofrequência, lasers, caboxiterapia, crioterapia, preenchimentos, mesoterapia com colágenos e diversas proteínas rejuvenescedoras.
"Prescrevo tambem cápsulas estimuladoras de colágenos devendo ser ingeridas com os alimentos."
Durante o tempo de sua experiência neste tipo de tratamento, a doutora tem conseguido excelentes resultados com seus protocolos de rejuvenescimento facial.
A toxina botulínica é um complexo de proteínas obtidas laboratorialmente da cultura de uma bactéria, a Clostridium botulinum. 
Apesar de ser derivada da bactéria, ela não é nociva ao organismo.
Sua ação é relaxar a musculatura onde é aplicada e, consequentemente, tratar a ruga formada neste local.
As pessoas, equivocadamente, conhecem esse procedimento como "BOTOX" , porém este é o nome comercial de uma das muitas toxinas botulínicas existentes no mercado farmacêutico.
Dra Cristiane explica que : "Com o tratamento, a paciente obtém melhora imediata e, também, a longo prazo da pele. Ou seja, a medida que se aplica nos músculos da face que provocam a ruga, esta não mais vai será formada já que a musculatura terá sua ação diminuída." 
As rugas  mais indicadas para usar a toxina são :  rugas da testa,  pés de galinha, rugas nasais, rugas da boca ( os códigos de barra ) rugas do pescoço, rugas do colo, rugas do queixo. 
Lembrar que a toxina tem o objetivo de agir nas rugas dinâmicas, ou seja, naquelas que são geradas pelos movimentos dos músculos faciais. 
Mas estejam atentos para que somente médicos treinados na técnica podem realizar tal procedimento já que esse pode causar complicações desagradáveis.
As complicações não são definitivas ja que desaparecem a medida que o produto vai sendo "eliminado" pelo organismo. 
Elas ocorrem devido a técnica mau empregada pelo médico inexperiente. Ptose pálpebra  ectrópio, diplopia, ptose do supercílio, dificuldade para movimentar os lábios, dificuldade de deglutir, secura dos olhos.
Outras complicações como eritema, edema, cefaleia  dor local, equimoses podem ser decorrentes da picadura da agulha e são de fácil tratamento.
 Dra Cristiane afirma que o tratamento pode também prevenir outras rugas além de tratar as pré-existentes. Portanto, ela indica o mais cedo possível  para os jovens que já se incomodam com os primeiros vincos e linhas de expressão no rosto.
Ela recomenda uma uma avaliação prévia para conhecer as expectativas da paciente e planejar os pontos a serem injetados. 
Com sua técnica aprimorada não há  mudanças radicais na fisionomia dos pacientes : " Procuro respeitar a idade de cada paciente e dar a elas uma aparência harmônica, bela e mais natural. Meus pacientes retornam ao consultório satisfeitos, com ar de descanso e jovialidade. Isso é muito bom e fico muito satisfeita em deixá-los cada vez mais felizes com o espelho."
 
Dra Cristiane Rachid  CRM: 38224
Atende na clinica Renata Fontany

Nenhum comentário:

Postar um comentário