quarta-feira, 20 de março de 2013

" A importância do uso do protetor solar " ,Clinica Renata Fontany


 Cristiane Rachid, formada em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais e em dermatologia pelo Centro de Medicina Especializada, Pesquisa e Ensino ( Hospital Eduardo de Menezes de Minas Gerais ) foi convidada pelo OBSERVADOR para esclarecer sobre a importância do uso dos protetores solares. 
 
1) Doutora, uma recente reportagem na Veja mostrou que o sol faz mais bem que mal. Como você vê isso ?
Não podemos desconsiderar a importância do sol para nosso planeta e para a vida na terra.
O sol tem grande importância na sìntese de vitamina D3 devido à irradiacão de ultravioleta B mas , como dermatologista, venho observando vàrios danos causados pelo sol na pele das pessoas e, assim, meu foco tem se direcionado para esses danos.
 
2) Então, quais seriam os malefìcios que o sol traz à nossa pele ?
O sol pode causar lesões inflamatòrias do tipo reacões alèrgicas e queimaduras solares; lesões degenerativas do tipo envelhecimento precoce e manchas em geral; lesões prè-malignas e lesões malignas ( cânceres ). Alèm disso, o sol pode desencadear doencas ou reativar patologias prè-existentes. 
 
3) Qual o horàrio em que devemos evitar a exposicão ao sol ?
O pior horàrio para se expor ao sol è das 10 hs da manhã às 4 hs da tarde. O que não quer dizer que antes das 10 hs e depois das 16 hs a luz solar não cause danos à pele. Neste horàrio em que o sol esta mais fraco, digamos assim, existe irradiacão de ultravioleta A.
Jà se sabe que os raios ultravioleta A è responsàvel pelo envelhecimento precoce  e, então, o uso do protetor solar deve ser obrigatòrio desde às 6 hs da manhã atè enquanto houver raios solares incidindo na Terra.
 
4) Doutora, qual seria, portanto, a importância do protetor solar ?
O protetor solar tem grande importância de proteger a pele dos danos causados pelo sol. Ele è composto por um filtro especial com essa finalidade.
Esse filtro è um composto molecular que vai agir impedindo que os raios ultravioletas A e B penetrem atravès da epiderme e da derme e destruam DNA celulares, colageno e elastina. A destruicão destes componentes da pele resultarà nas lesões que jà mencionei.
 
5) Pela sua experiência, O pedroleopoldense tem hàbito de usar o protetor solar ? 
Não somente o pedroleopoldense mas pessoas em geral não têm esse costume .O uso diàrio e frequente do protetor deve ser rotina na vida de todos jà que estamos muito expostos aos raios solares devido, principalmente, à diminuicão da camada de ozônio. Hà cada 1% de diminuicão da camada de ozônio, hà um aumento de 1,3% de ocorrência de cânceres de pele causados pelo sol.
 
6) Doutora, a diminuicão da camada de ozônio è o unico fator que tem interferido na intensidade de radiacão ?
Não, altitude, latitude, estacào do ano, hora do dia, condicões atmosfericas influem muito nessa intensidade. 
 
7) Qual a porcentagem da populacão que faz uso dos protetores solares ?
Que tipo de pessoas que fazem esse uso ?
A porcentagem è pequena. As pessoas que tem o costume de usar o protetor são aquelas conscientes dessa importância e que têm condicões financeiras para adquirir um produto que, ainda , è de elevado custo para grande maioria da populacão.
 
8) Qualquer pessoa pode usar o protetor solar ?
Sim , qualquer pessoa pode e deve usar. 
Os dermatologistas não aconselham o uso em bebês com menos de 6 meses pelo risco de causar reacões alèrgicas ou irritacões. O que è orientado pela dermatologia são medidas de fotoprotecão como não deixà-los no sol a não ser em casos especiais como na icterìcia ou quando hà recomendacão de pediatra. 
Para criancas de 6 meses aos 12 anos deve-se usar os protetores infantis ( kids ) por serem mais resistentes e menos irritantes.

8) E as pessoas de pele negra ? Elas tambèm precisam de usar os fotoprotetores ?
Sim,  apesar dessas pessoas apresentarem maior quantidade de melanina na pele e maior tolerância ao sol,  não implica que elas não estejam sujeitas aos efeitos nocivos do sol. È um equivoco a crenca de que os negros não precisam se proteger com os protetores solares. 
 
9)Doutora, vc falou em melanina. Pode nos explicar o que seria essa melanina?
A melanina è uma molècula presente na epiderme e que tem as funcões de determinar a cor da nossa pele e de protege-la do sol. Seria como se fosse nosso "protetor solar natural". 
Porèm, ela sozinha não consegue fazer uma protecão efetiva e , assim, os fotoprotetores agem como coadjuvantes nessa finalidade.
 
10) Como deve ser usado o protetor solar nas piscinas e nos clubes ?
Ele deve ser passado na pele antes do mergulho  pois , mesmo na àgua hà incidência de raios solares.  Ao sair da piscina, deve ser usado novamente e renovado a cada 3 hs. Mesmo usando o protetor solar, não è recomendado o abuso no tempo de exposicão ao sol e, sim, permanecer nas sombras.
Para os esportistas, deve ser usado de hora em hora pois o suor elimina o produto da pele.
 
11) Quais são os cuidados que devemos ter para a aplicacão adequada dos protetores solares ?
O uso dos fotoprotetores deve ser diàrio, mesmo em dias nublados. 
Deve-se distribuir o produto homogeneamente em toda a àrea exposta ao sol e aplicar quantidades adequadas. Aplicar 10 a 15 minutos antes da exposicão solar por ser o tempo necessàrio para  que o produto dê inìcio a sua acão. A reaplicacão deve ser a cada 3 horas e enquanto houver luz solar ou iluminacão. 
 
12) Finalmente, quais outras recomendacões que você daria aos nossos leitores ?
Recomendo evitar atividades ao ar livre de 10 hs às 14 hs principalmente.
Alèm do uso do protetor, recomendo bloquear o sol com chapeus, oculos escuros, sombrinhas, enfim. 
Usar um fotoprotetor adequado ao seu tipo de pele è fundamental e, no mercado de cosmèticos, hà vàrias qualidades de produtos para os mais diferentes tipos de pele.  O ideal è marcar uma consulta com seu dermatologista e solicitar uma avaliacão de sua pele e orientacão quanto ao fotoprotetor mais adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário