terça-feira, 5 de novembro de 2013

Drenagem linfática método Godoy,clinica Renata Fontany

Método Godoy de Drenagem Linfática Manual: Não é mágica, é ciência!

Conheça novos conceitos no tratamento do linfedema

A técnica de drenagem linfática manual Godoy & Godoy foi desenvolvida pelos professores Prof. Dr. José Maria Pereira de Godoy, médico e cirurgião vascular e pela Profa. Dra. Maria de Fátima Guerreiro Godoy, Terapeuta Ocupacional, que desde 1999 divulgam seus trabalhos sobre a técnica sempre baseada em evidencia cientifica.
Durante seu processo de validação, os autores seguiram as fases de avaliação cientifica, sendo a técnica analisada nas três etapas: estudo In vitro, In vivo e clínico. Portanto, é o único método de drenagem linfática manual que segue toda a rigorosidade cientifica exigida. Ele foi publicado em varias revistas nacionais e internacionais e vários livros, sendo que o ultimo foi publicado na forma de e-book e esta na livraria Amazon.com, como o nome de Manual Lymphatic Therapy: The Godoy & Godoy Concept.
Godoy & Godoy desenvolveram, além da técnica, novos conceitos no tratamento do linfedema que despertou interesse da Escola Linfoterapia Americana e de médicos da Mayo Clinic USA que visitaram a Clinica Godoy para conhecer os pacientes e ver os resultados do tratamento. Eles ficaram impressionados com os resultados e sugeriram a criação da Godoy & Godoy: International School of Lymphatic Therapy nos EUA. O método já tem escolas na Argentina e EUA, mas já foi divulgado em outros países.
Minha experiência com o método é desde 2005 quando tive oportunidade de vivenciar a pratica no próprio Clinica Godoy em São Jose do Rio Preto. A partir deste contato tenho divulgado esta técnica pois acredito que, alem dos benefícios que qualquer outra técnica de drenagem linfática apresenta, a simplicidade e praticidade do método Godoy impressionam.
Desde novembro de 2012 acompanho um paciente com linfedema congênito em membro inferior direito e tenho obtido resultados excepcionais com a técnica. A redução do edema aconteceu e se mantem desde então, melhorando consideravelmente a qualidade de vida do paciente. Além de linfedema, outras patologias podem ser beneficiadas pelo método, alem de sua grande aplicabilidade na estética.
Novembro de 2012
Novembro de 2012


Maio de 2013
Maio de 2013

Referências:
Godoy JMF, Godoy MFG, Batigalia F. Preliminary evaluation of a new, more simplified physiotherapy technique for lymphatic drainage. Lymphology. 2002;35:91-3
Godoy JMP, Braile DM, Godoy MFG. A Thirty-month Follow-up of the Use of a New Technique for Lymph Drainage in Six Patients. European Journal Vascular Endovascular Surgery. 2002;3:91-3
 Godoy JMP, Godoy MFG. Manual lymph drainage: a new concept. J Vasc Br March 2004; 03(1): 77-80.
Godoy JM, Torres CA, Godoy MF. Self-drainage lymphatic technique. Angiology. 2001 Aug;52(8):573-4.
Meyer et al. Lymphatic Drainage (Godoy´s Method) in Cellulite:Assessment by Magnetic Resonace. 2008; 06 (3), 67-70

Nenhum comentário:

Postar um comentário