Qual é a importância da hidratação? Trata-se de um tratamento profundo da pele, capaz de favorecer a elasticidade, luminosidade e a umidade dos tecidos, mantendo o equilíbrio hídrico da pele. Tem efeito hidratante e revitalizante. Previne e pode, inclusive, atenuar linhas de expressões.
Entendamos melhor que a “Camada Córnea (células mortas)” são compostas de células duras e resistentes, protege o organismo. Nesta camada completa-se o processo de queratinização.
As células são anucleadas, constituídas de queratina e impregnadas com lipídios (como a ceramida). Conferindo a esta camada o controle da perda de água e da penetração de diversas substâncias. As células mais superficiais vão sendo eliminadas pouco a pouco se incorporando ao manto hidrolipídico.
O manto hidrolipídico é formado de uma porção lipídica (sebo da pele e gorduras epidérmicas), uma porção hídrica (água perdida pela transpiração natural da epiderme) e de uma porção gasosa. Além disso, tem o PH mais ácido variando entre 4,5 e 5,5. Funciona como uma barreira protetora evitando a proliferação de bactérias patogênicas.
A principal função do manto hidrolipídico é proteger a pele contra a evaporação excessiva da água contida na epiderme, livrando-a do ressecamento. Sua composição varia de pessoa para pessoa conforme maior ou menor atividade das glândulas sebáceas e sudoríparas.
Porém, com tantas mudanças na ação do tempo, não podemos descuidar, pois sabemos que existem vários fatores que contribuem para o ressecamento da pele.
O importante é usar após higienização produtos que contenham:
Ácido Hialurônico: Sua propriedade forma um filme a pele fixando a umidade sendo hidratante (retém água na pele), dá maciez, suavidade e tônus.
Origem: crista do galo;
Utilização: cremes hidratantes e cremes para contorno dos olhos;
Colágeno: Sua propriedade oferece grande poder de hidratação, dá sustentação à pele.
Origem: ossos e tendões de bovinos;
Utilização: cremes nutritivos e hidratantes;
Elastina: Sua propriedade aumenta a elasticidade da pele e a retenção da água. Aumenta e melhora o turgor da pele.
Origem: tendões de bovinos;
Utilização: Cremes, géis ou loções.
Pentaglycan: Sua propriedade atua como hidratante.
Origem: tecido conjuntivo animal e humor vítreo;
Utilização: cremes, géis, loções nutritivas e hidratantes.
Importante: Durante a noite a pele deve estar higienizada para receber um creme nutritivo e durante o dia devem ser utilizados hidratantes com fatores de proteção FPS conforme a necessidade da pele.
Dica – Máscara Facial de Abóbora
Ingredientes:
– 1 (uma) gema de ovo crua;
– 3 (três) colheres (chá) de gelatina incolor em pó;
– 250 (duzentos e cinqüenta) gramas de abóbora madura descascada e ralada;
– 3 colheres (chá) de mel;
Preparo:
Bata a abóbora com um pouco de água filtrada no liquidificador. Depois, junte a gema, a gelatina e acione o liquidificador novamente. Em seguida adicione o mel. Continue batendo até que todos os ingredientes estejam agregados. Aplique o preparado sobre o rosto e pescoço limpos.
Modo de usar:
Deixe agir por 1 hora. Retire com água morna e depois lave o rosto com água fria.
- Faça 1 (uma) vez por semana;
– Esta máscara é indicada para todo tipo de pele. Sua fórmula contém mel, que é rico em sais minerais, e abóbora, que possui grandes teores de vitamina A. Por isso é uma máscara hidratante e nutritiva.
terça-feira, 4 de janeiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário