A massagem capilar estimula o couro cabeludo, revitaliza os fios, relaxa toda a região da cabeça e melhora a circulação sangüínea, facilitando o transporte de nutrientes e oxigênio para o folículo piloso. Seus efeitos sobre o hipotálamo aumentam a produção da endorfina e reduzem no sangue o cortisol – hormônio do estresse.
Além de ajudar a combater o estresse e o cansaço, a massagem do couro cabeludo alivia tensões, regulariza o sono e as funções intestinais.
Para efeitos terapêuticos, os óleos essenciais são os mais indicados, porque têm ação anti-séptica e cicatrizante. É importante não lavar a cabeça após o procedimento, para que o produto seja bem absorvido pelo couro cabeludo.
Como fazer a massagem
Com a ponta dos dedos, fazer movimentos circulares de frente para trás. A massagem deve começar na parte frontal da cabeça e nas têmporas, continuar na nuca e terminar no alto do crânio. Os movimentos são de deslizamento, amassamento e fricção por todo o couro cabeludo, inclusive na nuca e no trapézio. Melhor ainda se a cabeça estiver levemente inclinada, favorecendo o afluxo de sangue para a região.
A Massagem Capilar se divide em duas partes:
1 - A drenagem linfática
Todas as células do corpo são banhadas pela Linfa, um líquido leitoso cuja função é remover as toxinas e bactérias dos tecidos. Ela é composta de 96% de água e representa 15% do peso corporal, sendo a sua função reabsorver e devolver para a corrente sanguínea as proteínas plasmáticas que constantemente abandonam os capilares sanguíneos.
A Linfa trafega por uma rede de pequenos canais (os Ductos Linfáticos) que se interligam uns aos outros até atingirem o sistema venoso.
A drenagem linfática do couro cabeludo estimula o escoamento da Linfa para os Linfonodos, oportunizando para o local um plasma sanguíneo renovado, carregado de nutrientes essenciais.
A Linfa é vertida na corrente sanguínea nas junções das Veias Jugular e Subclávia nos dois lados do pescoço.
O compasso da Drenagem deve ser pressionar / relaxar.
2 - A massagem
Os movimentos da massagem são de deslizamento, amassamento e fricção por todo o couro cabeludo, inclusive na nuca e no trapézio.
A massagem começa na parte frontal da cabeça e nas têmporas, continua na nuca e termina no alto do crânio.
A massagem favorece o contato dos óleos essenciais com a superfície do couro cabeludo, incorporando-os à camada córnea, favorecendo assim suas absorções.
Sessões regulares de drenagem linfática e massagem capilar contribuem para ativar o metabolismo do couro cabeludo, revitalizando os folículos pilosos.
Lembre-se sempre das contra-indicações formais que são as áreas inflamadas, machucadas ou que apresentem problemas no sistema linfático.
terça-feira, 4 de janeiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário