segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Cursos de Reiki – Primeiro Trimestre 2011

Cursos de Reiki – Primeiro Trimestre 2011

Mestre Ministrante: Ailla Pacheco.
Local: Núcleo de Yoga & Terapias Holísticas Ailla Pacheco - CLÍNICA RENATA FONTANY !
- Reiki II: 26/02
- Reiki I: 12/03
- Reiki III A: 26/03
O QUE É O REIKI?

Reiki é um sistema natural de harmonização e reposição energética que objetiva restabelecer a conexão com Deus, manter ou recuperar a saúde. Funciona como instrumento de transformação de energias nocivas em benéficas.
Rei significa universal e refere-se ao aspecto espiritual, a Essência Energética Cósmica que permeia todas as coisas e circunda tudo o que existe. Ki é a energia vital individual que flui em todos os organismos vivos e os mantém. A energia Reiki é um processo de encontro dessas duas energias essenciais para o equilíbrio, a Energia Cósmica Divina e a nossa energia terrestre. Portanto, o Reiki é a energia vital universal, que vem da fonte suprema, ou seja, de Deus. A energia Reiki é uma das maiores forças deste planeta para a evolução das pessoas, um caminho de harmonização interior e com o Universo.
O Reiki é aplicado com suaves imposições das mãos através da canalização desta energia vital divina, consiste resumidamente na capacidade de curar através da força do amor.
O Reiki é totalmente independe de religião ou crença, pois é uma energia disponível e inerente a todo ser vivo, podemos aplicá-lo em pessoas, plantas, animais, ou para harmonização do meio físico em que vivemos.
Ao receber a poderosa e sagrada energia Reiki, desencadeamos o estado de auto-conhecimento, tornando-nos seres mais saudáveis e integrados.
Reiki é um presente poderoso, uma oportunidade para o paciente ou iniciado crescer e transformar-se. É um poderoso antídoto contra os males que degeneram a humanidade.
No curso de Reiki você aprenderá a aplicar o Reiki em sí mesmo e em todas as outras formas de manifestação de vida e matéria.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Dicas para conseguir um corpo perfeito

"A maioria das pessoas está infeliz com seu estilo de vida, por isso a atitude de começar pode partir desse comportamento aprendido através das respostas que sempre rondaram à sua volta", diz Valéria.
O Vila Batom elenca algumas dicas interessantes que a personal trata no livro, um bom empurrãozinho para você entrar na academia, começar a se alimentar de forma equilibrada e estar mais feliz como o próprio corpo em pleno verão.
01. Tenha atitude mental: não fique querendo mudar só da boca pra fora, queira de verdade com que o seu desejo de mudar seja real, tenha 100% atitude.

02. Seu corpo muda, se seus hábitos mudam: E só você sabe de verdade todos os hábitos ruins que tem.

03. Faça escolhas inteligentes na hora de se alimentar: Você deve procurar ajuda de um profissional, mas 60% dos seus problemas alimentares se resolverão se você tiver atitude mental positiva e bom senso em fazer a melhor escolha na hora de se alimentar.

04. A sua compulsão alimentar pode estar relacionada a outros fatores emocionais de sua vida: Resolva-os! Não transfira seus problemas para o sistema digestivo. Acredite! Assim você pode prevenir doenças gastrointestinais, diabetes, hipertensão, infartos, obesidade mórbida, depressão, insônia, ansiedade e muitas outras doenças.




05. Atividade física: Goste você ou não, (ainda) não inventaram nada que pudesse ser comprovado cientificamente para retardar ou impedir as doenças citadas acima, além disso, libera endorfina, que vai tornar sua vida leve e suave! E ainda por cima, de brinde, você ganha um corpo saudável e bonito. Pare de ser preguiçoso! Preservar seu corpo é imprescindível para viver mais tempo e com mais qualidade!

06. Não pare de comer! Não fique horas sem se alimentar: Informe-se sobre o básico primeiro: "proteínas" são tijolos que constroem os músculos. "carboidrato" é o tanque de gasolina cheio para chegar a algum lugar, "gorduras", que já estão embutidas nos alimentos que comemos, são necessárias para o organismo. O problema é como você prepara esses alimentos.

07. Se você quer que seu corpo tenha curvas, e fique durinho, isto é, com densidade, você precisa treinar de verdade para isso: Não seja autodidata, procure um "bom" profissional para que isto aconteça. O músculo só responde quando for solicitado, se ele for solicitado muito, ele vai responder muito, "treinar um pouco além do seu limite" faz você evoluir e só traz benefícios.

08. Respeite o processo gradativo, mas não se acomode! O corpo que você tem hoje é a resposta de como está sua acomodação pessoal hoje: "Comece do começo": treino básico, treino intermediário, treino forte e avançado! Grandes mudanças no seu corpo só acontecem nesta seqüência, encare a real!

09. Não se esconda atrás de que "o treino pesado deixa seu corpo masculino" ou "está bom assim, só quero emagrecer 2 kg" ou ainda para os homens "eu só queria um pouco mais de braço, menos barriga" Essas são frases do século passado! O fato é o seguinte: existem 02 caminhos: se você quer só saúde e não quer um corpo torneado, mude sua alimentação e treine "mais ou menos". A sua flacidez não vai sumir, mas, em contrapartida, ficará com a consciência tranquila: "estou fazendo atividade física, me preocupo com a saúde". Agora se você quer além de saúde e seu objetivo é um corpo torneado, cheio de curvas e durinho. Tem que treinar pesado e com muita intensidade.
10. Não é tão difícil! Você tem um problema, eu tenho a solução, você tem a escolha: As pessoas tendem a adiar este tipo de decisão, porque envolve esforço! Esforço mental e esforço físico. Para algumas pessoas, tudo o que vem "mastigadinho", simplificado, é mais fácil! Ninguém diz que escolher o caminho mais trabalhoso é fácil, mas com certeza é o mais gratificante!

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Mostre a marquinha do bronzeado sem perder a classe

Tão gostoso quanto pegar um bronzeadoé exibir por aí a cor do verão. As marquinhas claras, deixadas na pele, eliminam qualquer dúvida e indicam: os dias de sol estão realmente sendo aproveitados. O problema é que muita gente passa da conta e transforma sinais que têm tudo para ser sexy numa apelação vulgar.

Para que você não corra riscos de sofrer com a intoxicação de críticas feitas a você, fomos atrás de uma especialista em beleza e estilo. A maquiadora e cabeleireira Penelope Beolchi, da Lu Molinos & Agenciados, atua na área de moda e propaganda e conhece tudo sobre as tendências, sabendo antes o que vai colar em cada estação. Na entrevista abaixo, ela ensina como você faz para aproveitar o calor sem, jamais, perder a classe. 

Existe alguma maneira de deixar a marca do bronzeado à mostra sem parecer vulgar?Deixar a marca à mostra é sexy, mas isso não é elegante, nem fashion. Mostrar o bronzeado na praia, durante as férias, tudo bem. Mas na cidade, no trabalho ou para sair à noite com uma roupa de festa não é legal. A dica é ir trocando sempre o modelo do biquíni. Em alguns dias, a marquinha some. 

Algum tom de roupa destaca mais o bronzeado? Se sim, quais? 
Eu gosto bastante de tons pastéis e cítricos, rosa chiclete e, claro, o branco. O que está na moda agora também são os tons nude (variações de bege). Os tons de marrom e cobre também ficam lindos sobre o bronzeado. 

Os cabelos e olhos interferem de alguma maneira na escolha das roupas? 
Do mesmo modo que algumas pessoas ficam mais bonitas com determinadas cores no tom de pele usual, isso acontece quando há bronzeado. Uma pessoa de olhos claros ficará fantástica com tons de azul mais vibrante, com ou sem bronzeado. Uma morena de cabelos pretos fica bem de amarelo, mesmo sem estar bronzeada.

Pega mal usar blusas que deixam os ombros de fora, com marcas no lugar das alças? 
Não, desde que a peça seja usada em ambientes informais e sem exageros (com uma calça de cintura baixa com a marca à mostra fica horrível). As blusas de um ombro só, que fazem um estilo meio displicente, são um exemplo de opção para mostrar a marquinha sem exagero. 

Vale a pena passar base nas marcas de pele clara, escondendo a diferença? Para esconder a marca do biquíni podemos usar um corretivo, base compacta cremosa ou mesmo uma base líquida com boa cobertura. Mas a escolha da cor é essencial: ela precisa ser idêntica ao bronzeado ou até um pouquinho mais escura, aplicada apenas sobre a parte clara. A Kryolan tem um produto para correções, usado até em casos de vitiligo, chamado Dermacolor. Ele resiste bem à água e corrige perfeitamente a marca do biquíni ou cobre uma tatuagem, por exemplo.
Marca de sol
Roupas com brilho destacam o bronzeado?
Um pouco de brilho prata ou ouro velho, valoriza o visual bronzeado de verão, mas um vestido todo de paetê, por exemplo, é um exagero.

A maquiagem pode ajudar de alguma maneira? 
Com certeza. A maquiagem na pele bronzeada deve começar com muito hidratante, deixando a pele bem cuidada. O efeito deve ser natural, com brilho e cores naturais, como os tons de marrom, laranja, cobre e dourados naturais. Na boca, prefira o gloss transparente ou em cores como damasco, cereja e chocolate. Cuidado com o pó compacto. Na pele bronzeada, ele deixa o look pesado e artificial. Tons de azul cintilante e cores de tom pastel também deixam o visual artificial. Vale caprichar no rímel também.  

Produtos com efeito bronzeado devem ser usados? 
A pele deve ser bem cuidada e protegida com bastante protetor solar e hidratante pós-sol. Esses produtos são uma boa alternativa quando a pele do rosto está muito mais clara do que o corpo. Para criar esse efeito, podemos escolher uma base dois tons mais escura que a pele natural da pessoa, os sprays ou ainda os pós bronzeadores. Para o corpo, eu prefiro os hidratantes com partículas refletoras de luz, que dão o toque final.

MASSOTERAPIA UNO

MASSOTERAPIA UNO

Técnica desenvolvida por Ailla Pacheco, que integra e unifica a massagem Ayurvédica, o Reiki e a massagem com Pedras e Cristais Quentes.
“A massoterapia ayurvédica é a mais antiga, completa, rica, filosófica e terapêutica de todas as fontes de massagem existentes.
As pedras quentes e a termoterapia geram um dos graus de relaxamento mais profundos que já pude observar em experiência com meus próprios alunos e pacientes.
A massagem, quando realizada por um massagista que não possui experiência em trabalhar energéticamente com a energia Vital e Pura (como o Reiki), pode chegar a prejudicar um paciente, já que o toque transfere e sulga energia.
Então, integrei estas três técnicas milenares e ricas, visando como sempre, proporcionar uma vivência integral ao Ser.”
MASSAGEM AYURVÉDICA
A Massagem Ayurvédica é uma terapia associada à Medicina Ayurvédica (corporificada nos Vedas), de raízes milenares na Índia há mais de 6.000 anos, esta ciência engloba todos os aspectos da saúde integral do Ser.
Ayurveda deriva de duas palavras sânscritas: “Ayur” que significa “Vida” e “Veda” que significa “Conhecimento ou Ciência”, estabelecendo assim o “Conhecimento da Vida”.
Através de alongamentos, trações e toques profundos com as mãos, cotovelos e pés, a massagem propicia flexibilidade, realinhamento postural, alívio de tensões, fortalecimento do sistema imunológico e queda do stress. Ela ainda gera o alinhamento dos chakras, a ativação da circulação e a liberação das energias e toxinas presas aos músculos, articulações e tecidos através da estimulação e pressão de pontos energéticos e orgãos vitais.
Atua diretamente e simultaneamente em três sistemas do corpo: o sistema sanguíneo/vascular, o sistema nervoso e o sistema linfático.
Além dos benefícios físicos, a massagem Ayurvédica proporciona efeito terapêutico atuando nos corpos: emocional, mental, energético e espiritual. As emoções, conceitos, crenças e experiências vivenciadas e contraídas no corpo, são “tocadas” e liberadas, propiciando um profundo processo de auto conhecimento, transformação e evolução interior.
Na Massagem Ayurvédica são usados determinados óleos naturais especiais, escolhidos de acordo as características psico-físicas de cada paciente, conforme seu respectivo Dosha, sua constituição pessoal exclusiva: Vata, Pitta ou Kapha.
Na massagem ayurvédica além de relaxamento, auto-conhecimento, harmonização energética e estimulação física, você ainda nutre e alimenta o maior órgão do corpo: a pele. O ayurveda parte da filosofia de que só podemos aplicar no corpo aquilo que podemos ingerir, por isso, todos os óleos são totalmente puros, naturais e rigorosamente extraídos, gerando uma profunda hidratação altamente nutritiva, raramente conquistada com outro procedimento. Você nutre o corpo, a mente, a emoção, a energia e o espírito através desta técnica.
MASSAGEM COM CRISTAIS E PEDRAS QUENTES
A terapia das pedras quentes, ou o fato de massagear o corpo com pedras aquecidas, de acordo com a necessidade do paciente, é um conceito moderno se considerarmos a regularização da técnica (na Europa e Estados Unidos existe há oito anos), mas existem referências do seu uso já no Egito antigo e no Velho Testamento.
Os cristais e as pedras vulcânicas, plutônicas e sedimentares trazem herança energética de milhões, às vezes bilhões de anos e registram a pureza e a perfeição da mãe natureza. Agem como uma ginástica vascular no sistema circulatório, criando respostas sedativas e reenergizadoras no corpo. As pedras quentes produzem relaxamento muscular, vasodilatação, aumento da irrigação sanguínea e consequente desintoxicação dos órgãos internos, aumenta o metabolismo celular e tranquiliza o sistema nervoso.
As manobras profundas utilizadas na técnica são herança da massagem sueca e do shiatsu. Isso somado aos conhecimentos de Geoterapia, Massoterapia, e de moxa, a técnica oriental que usa a termoterapia, e o calor para curar e harmonizar. Com a aplicação das pedras no corpo, consegue-se obter uma sinergia, reações fisiológicas e orgânicas que geram bem-estar. As pedras são dispostas e movimentadas ao longo dos músculos, com o objetivo de transmitir a energia que desperta a força interior, a vitalidade e a saúde.
REIKI
Reiki é um sistema natural de harmonização e reposição energética que objetiva restabelecer a conexão com Deus, manter ou recuperar a saúde. Funciona como instrumento de transformação de energias nocivas em benéficas.
Rei significa universal e refere-se ao aspecto espiritual, a Essência Energética Cósmica que permeia todas as coisas e circunda tudo o que existe. Ki é a energia vital individual que flui em todos os organismos vivos e os mantém. A energia Reiki é um processo de encontro dessas duas energias essenciais para o equilíbrio, a Energia Cósmica Divina e a nossa energia terrestre. Portanto, o Reiki é a energia vital universal, que vem da fonte suprema, ou seja, de Deus. A energia Reiki é uma das maiores forças deste planeta para a evolução das pessoas, um caminho de harmonização interior e com o Universo.
O Reiki é aplicado com suaves imposições das mãos através da canalização desta energia vital divina, consiste resumidamente na capacidade de curar através da força do amor.
O Reiki é totalmente independe de religião ou crença, pois é uma energia disponível e inerente a todo ser vivo, podemos aplicá-lo em pessoas, plantas, animais, ou para harmonização do meio físico em que vivemos.
Ao receber a poderosa e sagrada energia Reiki, desencadeamos o estado de auto-conhecimento, tornando-nos seres mais saudáveis e integrados.
Reiki é um presente poderoso, uma oportunidade para o paciente ou iniciado crescer e transformar-se. É um poderoso antídoto contra os males que degeneram a humanidade.
Marque seu horário tel:34845394/85245318

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

16 maneiras de emagrecer (sem dieta!)

1. Corte o açúcar
Ele não oferece nenhum nutriente e tem 4 calorias em 1 grama. Ou seja, só engorda. Pior: assim que é consumido, faz o organismo produzir muita insulina. "Esse hormônio favorece o estoque de gordura e estimula o apetite", explica Cláudia Cozer, endocrinologista de São Paulo. Não consegue ficar sem um docinho? Então, deixe-o para a sobremesa. A comida segura o índice glicêmico do açúcar, evitando picos de insulina no organismo e a consequente sensação de fome.
2. Ande mais
Sempre que falar ao celular, caminhe. A queima de calorias pode ser mínima. Mas é melhor do que ficar parada e não gastar nada. Percorra os trajetos que você faz à pé no dia a dia como se estivesse atrasada para uma reunião. Andar rápido potencializa o consumo de calorias, até nos percursos pequenos.

3. Consuma salmão
Por ser rico em ômega 3, ele ajuda a reduzir a ansiedade. O que isso tem a ver com calorias? Sob tensão, o organismo produz uma quantidade maior de cortisona. Em excesso, esse hormônio rouba energia das células e deixa o organismo faminto, especialmente por alimentos calóricos, como pão, massa e doce. O ômega 3 faz mais pelas medidas da cintura: desinflama as células e eleva os níveis de serotonina, controlando o apetite. Outras boas fontes: atum, sardinha e linhaça.

4. Inclua queijo na sobremesa
Consumido no fim da refeição, esse alimento aumenta a capacidade do organismo de queimar gordura. O mérito é do ácido linoleico conjugado (CLA) presente no queijo, segundo estudo do Centro de Pesquisa de Alimentos Moorepark, na Irlanda.

5. Capriche nas fibras
Uma pesquisa publicada na revista científica americana Journal of Clinical Nutrition mostrou que essas substâncias são capazes de reduzir o peso total e afinar a circunferência da cintura por mais de um motivo. Dão saciedade, retardam o esvaziamento gástrico, seguram o índice glicêmico, varrem as toxinas e estimulam o funcionamento do intestino. Consuma entre 25 e 35 gramas de fibras por dia.
6. Comece o treino pela musculação
O exercício localizado usa o glicogênio estocado no músculo como fonte de energia. Isso obriga o organismo a acionar os estoques de gordura no exercício aeróbico. É por isso que malhar nessa sequência traz resultado mais rápido na balança.
7. Alimente-se antes de malhar
Quando você treina de barriga vazia, queima músculos e poupa gordura. Não é esse seu objetivo, certo? Por isso, coma uma fatia de pão com geleia, biscoito ou fruta, alimentos que oferecem energia rápida. Assim, você também garante disposição para uma aula puxada, queimando mais calorias.
8. Tome leite!
É um alimento com alto teor de cálcio, mineral que estimula a queima de gordura, afirma um estudo do Instituto de Nutrição da Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos. Mas fique atenta às reações do seu organismo: Digestão difícil, gases e barriga inchada são sinais de alergia à proteína do leite. Esse processo desencadeia inflamação nas células, resultando em peso extra. Alternativa: aposte no cálcio vindo dos vegetais como couve, brócolis e gergelim.
9. Coma amêndoa
Um punhado pequeno (30 gramas) por dia ajuda a enxugar gordura. De acordo com uma pesquisa publicada na revista americana International Journal of Obesity, voluntários que comeram essa oleaginosa por seis meses secaram 18% da gordura corporal diante de 11% dos que não consumiram.
10. Auxiliares
Frutas secas têm carboidratos do bem, que aceleram o metabolismo, e uma grande quantidade de vitaminas e sais minerais, além de potentes antioxidantes. Misture-as nas saladas, no iogurte ou na aveia. A romã também tem esse poder. Já o limão-galego, espremido na água colabora para manter o metabolismo acelerado.
11. Vire fã de café
Por ser rico em cafeína - substância com poder termogênico -, eleva a temperatura do organismo e, com isso, acelera o metabolismo. A medida considerada saudável: três xícaras por dia. Sem açúcar, é claro.
12. Faça 6 refeições diárias
Em vez de café da manhã, almoço e jantar, fracione os alimentos em seis pequenas refeições. O organismo vai perceber que não ficará tanto tempo sem receber comida e, por isso, não precisará economizar e estocar calorias. Em duas semanas, você começa a se sentir mais satisfeita com porções menores de alimentos. A capacidade do seu estômago encolhe cerca de 30%, sua ingestão calórica diminui 10%, seu metabolismo ganha pique e você pode perder até 2 quilos por mês.

É importante prestar atenção às quantidades. Uma porção de alimento (arroz, macarrão, batata) equivale a um punho fechado. O filé de frango ou peixe deve ter o tamanho da sua mão. O filé de carne vermelha deve ser um pouco menor, do tamanho da palma da mão
13. Beba mais água
Ela emagrece de maneira direta e indireta. Vamos à primeira, recém-comprovada por um estudo do Instituto de Pesquisa Oakland, na Califórnia. Beber água antes das refeições estimula o centro de saciedade. Esse mecanismo representa uma economia no consumo de calorias: entre 70 e 90 por dia. A água também participa de reações químicas que levam à queima de gordura e à eliminação de sódio, responsável pela retenção líquida.
14. Durma bem
Passar a noite em claro estimula a produção de grelina - hormônio que aumenta a fome e os estoques de gordura. Uma pesquisa da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, revelou que dormir pouco traz outro prejuízo: reduz o ritmo do metabolismo. Quando você dorme mal, o organismo entende que precisa economizar energia.

15. Segredos do Oriente
Nabo, rúcula, cebola, gengibre e chá verde. Essas são as principais opções da medicina chinesa para acelerar o metabolismo. Esses alimentos são capazes de aumentar o calor no interior do organismo e por isso estimulam o metabolismo. Para melhores resultados, associe a alimentos de sabor picante com amargo. Essa combinação tonifica o baço, responsável pelo metabolismo energético e um dos órgãos mais importantes segundo a medicina tradicional chinesa.

Para o lanchinho da manhã e da tarde: tome um copo de suco com pedaços da própria fruta, de preferência ácidas, como laranja, limão, tangerina e abacaxi. O sabor ácido tem a propriedade diurética, que minimiza a retenção de líquidos. Outra boa ideia é ter na bolsa ou na gaveta do escritório biscoitinhos e outros alimentos à base de fibras integrais e frutas desidratadas

16. Coma frutas secas
Frutas secas têm carboidratos do bem, que aceleram o metabolismo, e uma grande quantidade de vitaminas e sais minerais, além de potentes antioxidantes. Misture-as nas saladas, no iogurte ou na aveia.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Seis vacinas que os adultos precisam tomar

Vacinação adultos- Foto Getty ImagesNinguém reluta em levar o filho para tomar uma vacina contra sarampo ou paralisia infantil, mas na hora de cuidar da própria saúde, muitos adultos negligenciam as campanhas de vacinação. Não é apenas o organismo da criança que está sujeito à doenças que o corpo não está preparado para combater.

Em todas as fases de nossa vida, estamos suscetíveis a infecções por vírus e bactérias que, se não tratadas, podem causar muitos problemas. "Faz parte da cultura dos brasileiros achar que vacinação é assunto de criança. Mesmo que esse quadro esteja mudando, os adultos ainda não tratam as vacinas com seriedade", diz o infectologista Paulo Olzon, da Unifesp. 

As doenças crônicas que se manifestam mais na vida adulta são fortes indicadores de que o individuo precisa se vacinar. "As pessoas que estão em grupos de risco, como as pessoas com mais de 60 anos ou aquelas que têm doenças crônicas, devem sempre estar informadas sobre a vacinação", explica o especialista.

Existem vacinas tanto para bactérias como para vírus. "No primeiro caso, a vacinação é feita para controlar surtos epidemiológicos. Já no caso dos vírus, a imunização normalmente dura a vida toda, sendo necessárias apenas algumas doses de reforço para garantir que a doença não vai mais voltar", diz Paulo Olzon. 
Vacina dupla tipo adulto - para difteria e tétano
A difteria é causada por uma bactéria, que é contraída pelo contato com secreções de pessoas infectadas. Ela afeta o sistema respiratório, causa febres e dores de cabeça, em casos graves, pode evoluir para uma inflamação no coração.

A toxina da bactéria causadora do tétano compromete os músculos e leva a espasmos involuntários. A musculatura respiratória é uma das mais comprometidas pelo tétano. Se a doença não for tratada precocemente, pode haver uma parada respiratória devido ao comprometimento do diafragma, músculo responsável por boa parte da respiração, levando a morte. Ferir o pé com prego enferrujado que está no chão é uma das formas mais conhecidas do contágio do tétano.

A primeira parte da vacinação contra difteria e tétano é feita em três doses, com intervalo de dois meses. Geralmente, essas três doses são tomadas na infância. Então confira a sua carteira de vacinação para certificar-se se a vacinação está em ordem. Depois delas, o reforço deve ser feito a cada dez anos para que a imunização continue eficaz. É nesse momento que os adultos cometem um erro, deixando a vacina de lado.  
Vacina Tríplice-viral ? para sarampo, caxumba e rubéola
Causado por um vírus, o sarampo é caracterizado por manchas vermelhas no corpo. A transmissão ocorre por via respiratória. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a mortalidade entre crianças saudáveis é mínima, ficando abaixo de 0,2% dos casos. Nos adultos, essa doença é pouco observada, mas como a forma de contágio é simples, os adultos devem ser imunizados para proteger as crianças com quem convivem.

Conhecida por deixar o pescoço inchado, a caxumba também tem transmissão por via respiratória. Mesmo que seja mais comum em crianças, a caxumba apresenta casos mais graves em adultos, podendo causar meningite, encefalite, surdez, inflamação nos testículos ou dos ovários, e mais raramente no pâncreas.  
"Faz parte da cultura dos brasileiros achar que vacinação é assunto de criança. Mesmo que esse quadro esteja mudando, os adultos ainda não tratam as vacinas com seriedade"
Já a rubéola é caracterizada pelo aumento dos gânglios do pescoço e por manchas avermelhadas na pele, é mais perigosa para gestantes. O vírus pode levar à síndrome da rubéola congênita, que prejudica a formação do bebê nos três primeiros meses de gravidez. A síndrome causa surdez, má-formação cardíaca, catarata e atraso no desenvolvimento.

O adulto deve tomar a tríplice-viral se ainda não tiver recebido as duas doses recomendadas para a imunização completa quando era criança e se tiver nascido depois de 1960. O Ministério da Saúde considera que as pessoas que nasceram antes dessa data já tiveram essas doenças e estão imunizados, ou já foram vacinados anteriormente.

Mesmo que todos com essas características devam ser vacinados, as mulheres que pretendem ter filhos, que não foram imunizadas ou nunca tiveram rubéola devem tomar a vacina um mês antes de engravidar, já que a rubéola é bastante perigosa quando acomete gestantes, podendo causar deformidade no feto.  
Vacina contra a hepatite B
A Hepatite B é transmitida pelo sangue, e em geral não apresenta sintomas. Alguns pacientes se curam naturalmente sem mesmo perceber que tem a doença. Em outros, a doença pode se tornar crônica, levando a lesões do fígado que podem evoluir para a cirrose. "A imunização contra essa doença é importante, pois ela pode causar problemas sérios, como câncer no fígado", diz Paulo Olzon.

De acordo com o especialista, há algumas décadas, o tipo B da hepatite era o mais encontrado, já que ela pode ser transmitida através da relação sexual e as pessoas não tomavam cuidado com a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Depois de uma campanha de vacinação e imunização, e da classificação da hepatite C pelos médicos, ela não pode ser vista como epidemia, mas ainda é preciso tomar cuidado com essa doença. 
Até os 19 anos, todas as pessoas podem tomar a vacina contra hepatite B, gratuitamente, em qualquer posto de saúde. A aplicação da vacina também continua de graça, quando o adulto faz parte de um grupo de risco. "Pessoas que tenham contato com sangue, como profissionais de saúde, podólogos, manicures, tatuadores e bombeiros, ou que tenham relacionamentos íntimos com portador da doença são as mais expostas a essa doença", diz o especialista. Fora isso, qualquer adulto pode encontrar a vacina em clínicas particulares. 
Idoso gripado - Foto Getty Images
Pneumo 23 - Pneumonia
O pneumococo, bactéria que pode causar a pneumonia, entre outras doenças, pode atacar pessoas de todas as idades, principalmente indivíduos com mais de 60 anos. "Pessoas com essa idade não podem deixar de tomar a vacina pneumo 23", diz Paulo Olzon.

A pneumonia é o nome dado a inflamação nos pulmões causada por agentes infecciosos (bactérias, vírus, fungos e reações alérgicas). Entre os principais sintomas dessa inflamação dos pulmões, estão febre alta, suor intenso, calafrios, falta de ar, dor no peito e tosse com catarro. Adultos com doenças crônicas em órgãos como pulmão e coração -alvos mais fáceis para o pneumococo, devem tomar essa vacina sempre que há uma campanha de vacinação.

Mesmo que ela seja uma das vacinas mais importantes para ser tomadas é a única vacina do calendário que não é oferecida em postos de saúde. É preciso ir a um Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais, em locais como o Hospital das Clínicas e a Unifesp.  
Vacina contra a febre amarela
A febre amarela é transmitida pelo mesmo mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. A doença rem como principais sintomas febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (pele e olhos amarelados) e hemorragias. "Se a febre amarela não for tratada, pode levar a morte", explica o especialista.

Por ser uma doença grave, e com alto índice de mortalidade, todas as pessoas que moram em locais de risco devem tomar a vacina a cada dez anos, durante toda a vida. Quem for para uma dessas regiões precisa ser vacinado pelo menos dez dias antes da viagem. No Brasil, as áreas de risco são: zonas rurais no Norte e no Centro-Oeste do país e alguns municípios dos Estados do Maranhão, do Piauí, da Bahia, de Minas Gerais, de São Paulo, do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Mesmo que os efeitos colaterais mais sérios sejam muito raros, a vacina contra febre amarela deve ficar restrita aqueles indivíduos que moram ou irão viajar para algum lugar de risco. "Nesse sentido, a preocupação dos médicos está relacionada ao risco de reação alérgica grave ou anafilática, que pode levar a morte os pacientes propensos", explica o infectologista Paulo Olzon.  
Vacina contra o influenza (gripe)
A vacina contra gripe deve estar na rotina de quem está com mais de 60 anos. "Muitas pessoas deixam de tomá-la com medo da reação que ela pode causar. Mas isso é um mito, já que a suposta reação do corpo não tem nada a ver com a vacina, e sim com a própria gripe. Isso porque, o vírus da gripe fica semanas em nosso corpo sem se manifestar e a proteção da vacina não é imediata como as pessoas imaginam", diz o especialista.

A gripe é transmitida por via respiratória, leva a dores musculares e a febres altas. Seu ciclo costuma ser de uma semana. Pessoas com mais de 60 anos podem tomar a vacina nos postos de saúde, enquanto os mais jovens podem ser vacinados em clínicas particulares.

"Os idosos que não querem esperar até a campanha anual de vacinação contra a gripe podem tomar a vacina em clínicas particulares em todas as épocas do ano", diz Paulo Olzon.  

Aprenda a relaxar o corpo e a mente

Estressados, nervosos, irritados, impacientes, cheios de tiques nervosos, sofrendo de insônia… com as atribulações e os problemas da vida moderna, muitas vezes nos sentimos assim, não é mesmo? Tranqüilizantes, remédios para dormir e muitas outras drogas, muitas vezes passam a ser nossa válvula de escape... a não ser que o médico recomende aulas de yoga.
Isso porque encontramos dentro das práticas de yoga uma bateria completa de técnicas para o relaxamento. Mas, será que os sábios de milênios atrás sofriam dos males de uma vida frenética como a nossa - responsabilidades desproporcionadas, desafios enormes ou ansiavam por férias coletivas?
É evidente que não. Nessa época o yoga estava reservado para uma elite selecionada, escolhida.
Esses adeptos praticavam um yoga integral muito mais intensivo daquele que praticamos hoje, séculos depois. Atualmente, deveríamos até falar de yogismo, como ciclismo ou malabarismo. O yoga veio se diluindo, prova disso são os nomes das posturas que de “inteiras” passaram a ser admitidas como clássicas, ou seja “metades” de postura. Por exemplo, a torção Matsyendrasana passou para Ardha-Matsyendrasa: “meia-postura do Matsyendra”.
Tensões embutidas no corpo, nervos tencionados não são características naturais. Isso é o resultado da nossa vida moderna trepidante, onde os ritmos são acelerados e desumanos. Os animais, como os seres humanos, sempre estavam em contato com o medo, mas a ansiedade crônica é produto de nossa época moderna.
Então, porque os yogis tiveram essa necessidade de 'inventar' técnicas de relaxamento?

Eles tinham uma meta muito distante da contemporânea: que o relaxamento total fosse muito além do relaxamento obtido no sono mais profundo, tornando-se a porta de entrada para estados de consciência modificados.
Essa condição é imprescindível para o praticante de yoga. Sem essa capacidade de relaxamento profundo, só se pode transitar entre o estado “acordado” de vigília e o estado “cochilando” ou “adormecido”. Existe uma série de estados psíquicos “supraconscientes” para os quais ser capaz de relaxar é a condição predominante.
Sem falar que durante as posturas, o relaxamento mais completo da musculatura é uma condição obrigatória para conseguir uma prática correta. Posso também lembrar que o relaxamento é indispensável para a criatividade. Quando o corpo e a mente estão relaxados, a memória também está. Mas quando as tensões bloqueiam os caminhos da memória, esta fica estressa e 'tranca' as informações, assim que saímos de uma entrevista importantíssima, ela se apressa em liberar a informação que o estresse tinha bloqueado nas 'gavetas do fundo'.
No espírito do yoga, tudo começa pelo relaxamento.Infelizmente, na literatura tradicional do yoga, não se encontra o método. Está já pressuposto que o adepto saiba como fazer. O relaxamento pode ir do simples comando: “relaxe” para uma sessão completa de “yoga nidra” ou “yoga do sono consciente”.
Os principais métodos do ocidente têm uma base comum o relaxamento muscular. No yoga também, só que o que está visado por trás do relaxamento dos músculos é o relaxamento do sistema nervoso.
Relaxar diretamente o cérebro como se faz no yoga é difícil sem passar pelo relaxamento muscular, que é o primeiro passo para os relaxamentos mais profundos que o yoga propõe.
Tônus muscular
Precisamos falar do tônus dos músculos, que são mais ou menos tensos ou tencionados, prontos para o movimento. Esse estado varia de uma leve contração, para um movimento simples, até uma contração vigorosa para levantar um peso grande, por exemplo. Assim que termina o movimento, o músculo volta para o estado de tônus – o stand by. Várias vezes por minuto passamos de um estado de contração leve a contração dura.
Do outro lado tem o estado de relaxamento voluntário. Contrair um músculo é natural e inato para cada um de nós. Mas pedir o relaxamento do músculo abaixo do limite do tônus – do stand-by – é uma ordem para a qual devemos comandar nosso corpo. Deixar o músculo molinho e pesado é a primeira etapa do relaxamento. Sentir a sensação de peso. Com treino isso leva alguns segundinhos. Para um principiante sem muito nervosismo isso pode levar menos de um minuto. Descontrair a musculatura abaixo do nível do tônus, espontaneamente, pode ser feito depois de ter contraído fortemente um músculo. Isso permite que o músculo recupere mais rapidamente.
O interessante para nós nessas práticas, é que o cérebro não precisa mais mandar ordens para manter a musculatura em tônus. Isso gera uma grande sensação de serenidade. O sistema nervoso está desativado do movimento muscular. Maior o número de músculos participando nesse processo, maior o relaxamento.
Vamos para uma amostra? Vamos experimentar?
Como relaxar os músculos

Deitado de costas, ou seja, com a barriga para cima, levamos nossa atenção para uma perna, levantamos uma perna ate 10 cm do solo, mantemos essa perna dura e elevada fora do chão por alguns segundos e deixamos essa perna cair no chão, pesada. Depois, sacudimos levemente e ligeiramente essa mesma perna.

Vamos perceber durante uns segundinhos as sensações provocadas pelo distencionar.

A seqüência é essa:

- perna direita
- perna esquerda
- glúteos a serem contraídos fortemente
- abdome: inspirar inflando o ventre, bloquear a respiração cinco segundinhos, e deixar o ar sair lentamente dos pulmões como um leve suspiro.
- tórax: inspirar afastando suavemente as costelas, bloquear a respiração cinco segundos, suspirar levemente.
- braços direito e esquerdo: mesmo processo que para as pernas.
- nuca e pescoço: contrair todos os músculos e descontrair deixando a cabeça pesar.
- rosto: apertar os dentes, os olhos, bochechas, lábios, e relaxar rapidamente de uma vez.

Depois, sem se mexer, percorrer o corpo todo pela atenção, na mesma ordem... Lembre SEM MOVIMENTO NENHUM.
Verifique que as tensões não voltaram.

O que resta a fazer? Observar o corpo respirando, sem modificar a respiração, que provavelmente será superficial porem regular e ritmada.
Esse método de relaxamento é apropriado para principiantes por não ser analítico, deixando o intelecto de lado e por usar a descontração que vem depois do aumento do tônus. Essa técnica permite um bom relaxamento debaixo do tônus habitual.
Pode também ser praticada por quem não tem tempo de praticar um relaxamento mais longo.

Essa primeira fase durante a qual o yoga “desconecta” no seu cérebro os centros motores que comandam tudo ou parte e essencial para nossa saúde física e psíquica.

Demorou muito? 5 a 10 minutos.

Pode usar esses minutos antes de dormir. Não tem desculpa nenhuma para não se fazer esse bem. Quem não tem 5 a 10 minutos para relaxar o sistema nervoso?

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Massagem capilar

Uma boa massagem produz efeitos imediatos. Ela estimula o couro cabeludo e revitaliza os fios. Associada com máscaras ou óleos essenciais, e complementada por vapor de ozônio ou raios infravermelho e ultravioleta, deixa os cabelos saudáveis e brilhantes.
Mas seus benefícios vão além da estética. A massoterapia relaxa toda a região da cabeça e melhora a circulação sangüínea, facilitando o transporte de nutrientes e oxigênio para o folículo piloso.
Seus efeitos sobre o hipotálamo aumentam a produção das endorfinas e reduzem no sangue o cortisol, que é o hormônio do estresse.
Além de ajudar a combater o estresse e o cansaço, massagear o couro cabeludo alivia tensões, regulariza o sono e as funções intestinais. A aceleração do retorno venoso facilita ainda a circulação e a oxigenação dos tecidos, potencializando a ação dos cremes ou óleos.
Para efeitos terapêuticos, os óleos essenciais são os mais indicados, porque têm ação anti-séptica e cicatrizante. O óleo é indicado pelo profissional para cada caso. Ele recomenda ainda ao cliente não lavar a cabeça após o procedimento, para que o produto seja bem absorvido pelo couro cabeludo.
A massagem deve começar na parte frontal da cabeça e nas têmporas, continuar na nuca e terminar no alto do crânio. Os movimentos são de deslizamento, amassamento e fricção por todo o couro cabeludo, inclusive na nuca e no trapézio. Melhor ainda se a cabeça estiver levemente inclinada, favorecendo o afluxo de sangue para a região.
Massagens e outras terapias capilares são utilizadas para combater problemas do couro cabeludo, queda e descamação.

Massagem Capilar para Crescer Cabelos

Para quem se cansou do cabelo curto ou ainda para quem quer um cabelo ainda mais comprido, o crescimento natural dos fios pode parecer algo lento, ainda mais se esse estiver debilitado pelo excesso de química. Se houver o excesso de químicas, como alisamento, tintura e demais tipos de produtos, o couro cabeludo acaba sofrendo agressões, impedindo assim um crescimento saudável e natural dos fios. Alguns tratamentos e produtos podem ajudar no crescimento, em alguns casos até acelerando o processo.
A massagem capilar é um dos tratamentos mais indicados. É normal que o cabelo cresça 1 cm ao mês. Com a massagem capilar você pode conseguir um crescimento de 2 cm ao mês, dobrando o resultado. Essa massagem pode ser feita três vezes por semana, principalmente na hora do banho ou com os cabelos úmidos.
A massagem estimula a circulação sanguínea da região, aumentando assim a força dos fios. Os tratamentos de massagem capilar são realizados em clínicas de todo o país, mas você mesma pode fazer o procedimento em você.
A massagem capilar para crescer cabelos pode durar em média 10 minutos. Além de ter o efeito do crescimento capilar, você fica relaxada, pois mexe também com nuca, testa e demais partes que podem aliviar stress. Você pode começar a massagem pelos ombros. O movimento é de fora para dentro, ou seja, do ombro à nuca. Use a ponta dos dedos, com firmeza e sem pressa. Insista até sentir-se aliviada. O mesmo tempo que você se dedicar aos ombros, você pode dedicar à nuca, que precisa do mesmo tipo de movimento.
Logo depois da nuca, a massagem deve ser feita na testa. São movimentos circulares com as pontas dos dedos. Ainda com massagem circular, massageia as têmporas. Depois a massagem vai para o topo da cabeça. Em seguida faça movimentos circulares atrás da orelha.
Por fim, massageie toda a cabeça, procurando tocar novamente em todos os pontos citados. Você vai perceber uma grande diferença no ritmo do crescimento dos fios. O efeito aparece depois de um mês de massagens, então é preciso se dedicar na massagem para crescer cabelo.

MASSOTERAPIA UNO

MASSOTERAPIA UNO


Técnica desenvolvida por Ailla Pacheco, que integra e unifica a massagem Ayurvédica com a massagem de Pedras e Cristais Quentes, compreenda ambas:
MASSAGEM AYURVÉDICA
A Massagem Ayurvédica é uma terapia associada à Medicina Ayurvédica (corporificada nos Vedas), de raízes milenares na Índia há mais de 7.000 anos, esta ciência engloba todos os aspectos da saúde integral do Ser.
Ayurveda deriva de duas palavras sânscritas: “Ayur” que significa “Vida” e “Veda” que significa “Conhecimento”, estabelecendo assim o “Conhecimento da Vida”.
Através de alongamentos, trações e toques profundos com as mãos, cotovelos e pés, a massagem propicia flexibilidade, realinhamento postural, alívio de tensões, fortalecimento do sistema imunológico e queda do stress. Ela ainda gera o alinhamento dos chakras, a ativação da circulação e a liberação das energias e toxinas presas aos músculos, articulações e tecidos através da estimulação e pressão de pontos energéticos e orgãos vitais.
Atua diretamente e simultaneamente em três sistemas do corpo: o sistema sanguíneo/vascular, o sistema nervoso e o sistema linfático.
Além dos benefícios físicos, a massagem Ayurvédica proporciona efeito terapêutico atuando nos corpos: emocional, mental, energético e espiritual. As emoções, conceitos, crenças e experiências vivenciadas e contraídas no corpo, são “tocadas” e liberadas, propiciando um profundo processo de auto conhecimento, transformação e evolução interior.
Na Massagem Ayurvédica são usados determinados óleos naturais especiais, escolhidos de acordo as características psico-físicas de cada paciente, conforme seu respectivo Dosha, sua constituição pessoal exclusiva: Vata, Pitta ou Kapha. Na massagem ayurvédical além de relaxamento, auto-conhecimento, harmonização energética e estimulação física, você ainda nutre e alimenta o maior órgão do corpo: a pele. O ayurveda parte da filosofia de que só podemos aplicar no corpo aquilo que podemos ingerir, por isso pois todos os óleos são totalmente puros, naturais e rigorosamente extraídos, gerando uma profunda hidratação altamente nutritiva.
MASSAGEM COM CRISTAIS E PEDRAS QUENTES:
A terapia das pedras quentes, ou o fato de massagear o corpo com pedras aquecidas, de acordo com a necessidade do paciente, é um conceito moderno se considerarmos a regularização da técnica (na Europa e Estados Unidos existe há oito anos), mas existem referências do seu uso já no Egito antigo e no Velho Testamento.
Os cristais e as pedras vulcânicas, plutônicas e sedimentares trazem herança energética de milhões, às vezes bilhões de anos e registram a pureza e a perfeição da mãe natureza. Agem como uma ginástica vascular no sistema circulatório, criando respostas sedativas e reenergizadoras no corpo.
As manobras profundas utilizadas na técnica são herança da massagem sueca e do shiatsu. Isso somado aos conhecimentos de Geoterapia, Massoterapia, e de moxa, a técnica oriental que usa a termoterapia, e o calor para curar e harmonizar. Com a aplicação das pedras no corpo, consegue-se obter uma sinergia, reações fisiológicas e orgânicas que geram bem-estar. As pedras são dispostas e movimentadas ao longo dos músculos, com o objetivo de transmitir a energia que desperta a força interior, a vitalidade e a saúde.
Promoção de R$85 por R$68
Marque seu horário

Massagem Facial

O rosto é o espelho da alma e do corpo. O resultado de um dia estressante de trabalho somado a problemas o dia a dia com uma noite mal dormida é logo refletido na face. É possível amenizar os sinais de cansaço com a massagem facial. O procedimento não é uma técnica especializada e geralmente combina técnicas do ayurveda (a medicina milenar indiana), do shiatsu e da drenagem linfática manual.
O ritmo e as técnicas empregadas dependem da necessidade de cada pessoa. Normalmente o terapeuta
inicia uma massagem suave por todo o rosto, exercendo pressão em pontos específicos. O procedimento prossegue na região da nuca e dos ombros para ajudar a aliviar a tensão e por fim se estende até o couro cabeludo. A sessão de massagem facial pode terminar com a aplicação de cremes rejuvenescedores ou hidratantes refrescantes.
Não há contraindicação e qualquer pessoa pode fazê-la. Após a prática, o que se sente é um relaxamento profundo que melhora a circulação sanguínea e linfática. Os inchaços também diminuem, especialmente na região dos olhos e a pele fica mais bonita e conservada

Prepare seu corpo para o Carnaval com boas dicas de nutrição

Prepare seu corpo para o Carnaval com boas dicas de nutrição


em 03/02/2010 07:10:00 (228 leituras)

Para curtir o carnaval numa boa, seja na praia, no salão, na rua, onde quer que você esteja, é preciso ter cuidados importantes para pular todos os dias de folia.
Antes da Folia:
- Faça refeições leves. Evite alimentos gordurosos, pratos muito elaborados e calóricos, que façam você adquirir quilinhos indesejados. Consuma frutas, verduras e legumes, para que você esteja em dia com a ingestão de vitaminas e sais minerais.
- Pratique exercícios físicos, para que você mantenha ou adquira condicionamento físico, tendo bastante disposição para pular a noite inteira.
- Hidratação! Este é um ponto primordial, beba diariamente de 2 a 3 litros de água.
Durante a folia
- Nos dias de carnaval você terá um gasto energético elevado e por isso não deixe de repor essa energia através do consumo em todas as refeições de alimentos ricos em carboidratos, como: arroz, macarrão, batata, pão, cereais e outros, de preferência integrais, pois o carboidrato vai fornecer a energia que você precisa para curtir todos os dias.
- Evite comer nestes dias alimentos gordurosos, carnes gordurosas, frituras, salgadinhos e demais alimentos que tem uma digestão lenta, proporcionando preguiça e desânimo.
- Procure evitar também alimentos que causam formação de gases, que causam cólicas e outros desconfortos. São eles: feijão, ovo, brocólis, couve-flor, repolho, doces e refrigerantes
Faça todas as refeições, consuma diariamente cereais, leguminosas, carnes magras, leite e seus derivados e abuse no consumo de frutas, verduras e legumes.
Hidratação total
Além de repor a energia através da alimentação, é preciso repor o líquido eliminado através da transpiração, onde você elimina sais minerais importantes para o seu organismo, que devem ser repostos.
Quando a atividade física é intensa, ou seja, quando você fica horas pulando, dançando ou se exercitando de uma forma geral são eliminados líquidos e sais minerais como sódio, potássio, magnésio e cloro. Neste caso é interessante o consumo de isôtonicos, que repõe de forma rápida estes minerais e o líquido no organismo.
Além de beber de 2 a 3 litros de água diariamente, beba sucos de fruta, água de côco, isôtonicos, antes, durante e depois da folia.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Massagem

Massagem

Massagem é a prática de aplicar força ou vibração sobre tecidos macios do corpo, incluindo músculos, tecidos conectivos, tendões, ligamentos e articulações para estimular a circulação, a mobilidade, a elasticidade ou alívio de determinadas dores corporais.
Por ser uma forma de terapia, também pode ser conhecida como massoterapia. Pode ser aplicada a partes do corpo ou continuamente a todo o corpo, para curar traumas físicos, aliviar stress psicológico, controlar a dor, melhorar a circulação e aliviar tensão. Quando a massagem é utilizada para benefícios físicos e mentais, ela pode ser chamada de “Terapia de Massagem terapêutica.
Massagem terapêutica
Apesar de haver muitos tipos particulares de massagem, existem apenas alguns tipos básicos e primordiais de massagem. Há dois grupos grandes que se destacam: as massagens com óleos e as massagens "secas". Depois começaram a bifurcar-se em centenas de correntes e estilos diferentes, fundindo-se e separando-se em outros tantos estilos. Hoje em dia existem massagens aplicadas para praticamente todos os fins. Desde massagens para bebês e idosos até massagens cosméticas, de rejuvenescimento localizado. As massagens hoje em dia estão cada vez mais enraizadas nas culturas chegando até mesmo às empresas. Cada vez mais, grandes organizações incorporam nos seus pacotes de incentivos, massagens inclusive no próprio local de trabalho.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

PROMOÇÃO DE JANEIRO

Promoção de Janeiro

Massagem Craniana de R$ 30 por R$20
pct com 5 sessões de R$125 por R$100
limpeza de pele de R$100 por R$70
Avaliação Facial de R$40 grátis durante todo mês de janeiro
Avaliação Corporal de R$60 grátis durante todo mês de Janeiro
Promoção de Janeiro imperdivel
Marque seu horário estou esperando por você!!!
tel:31 34845394/85245318
http://www.clinicarenatafontany.com.br/
clinica@clinicarenatafontany.com.br
clinicarenatafontany.blospot.com
renatafontany@ig.com.br

Massagem para dor de cabeça

Massagem para dor de cabeça

Dores de cabeça podem ter várias origens, a maioria, porém, é muscular. Quer dizer que um músculo tenso, por exemplo, na região da nuca ou do pescoço, pode gerar dores de cabeça. Em geral, estes músculos são: trapézio, elevador da escápula, masseter, têmporas, esternocleidomastoideo e rombóide. Estas dores podem aparecer devido a fatores como: má postura durante muito tempo, falta de água no corpo, sinusite ou renite, má alimentação, má noite de sono, muito tempo no computador, levantamento de peso de forma errada, entre muitas outras coisas. Para saber a causa do problema, é indicado procurar um médico especialista. Boa parte da população costuma procurar um tratamento alternativo ou complementar para as dores de cabeça. Massagem é um destes tratamentos. A massagem tem um efeito relaxante na musculatura. Se as dores da cabeça têm a sua origem na musculatura tensa, pode ser que a massagem cure a dor totalmente ou alivie bastante. Cerca de 75% das dores de cabeca tem a origem na musculatura tensa.
É bom lembrar que existem perfis variados de pacientes. Há aqueles que reagem ao tratamento rapidamente e outros que demoram mais. Poderíamos dividi-los eles em quatro categorias: A, B, C e D. Vamos dizer que a dor de cabeça tenha origem num músculo tenso na região do pescoço. Neste caso, pessoas tipo A melhoram rapidamente, nos primeiros toques já sentem um alívio quase imediato e depois da massagem não sentem mais a cabeça doer. O tipo B melhora mais lento, o massagista tem que trabalhar mais para tirar a dor. Mas este cliente também sai bem melhor, com no mínimo 80% de melhora depois do tratamento. Cliente tipo C não melhora muito durante o tratamento, mas começa a apresentar alívio da dor algumas horas depois, o efeito é retardado. Mesmo assim, a dor não diminui tanto quanto nas pessoas A e B. A pessoa D, porém, não melhora quase nada, e vai ser necessário várias sessões para tirar a dor. E, mesmo assim, pode não ser possível tirar a dor por completo. Claro, num caso deste, talvez a origem da dor não seja muscular, e o melhor é encaminhar a um especialista.
Mas o interessante disto é que tem vários tipos de pessoas, isso é importante. Existem pessoas que aproveitam a massagem ou os tratamentos mais rápido que outros. Por isso, não dá para garantir um tempo de tratamento, Cada caso é um caso. Mesmo assim, vale à pena tentar algumas sessões de massagem, para ver se o paciente apresenta melhora. Inclusive, a massagem é extremamente segura. A massagem para dor de cabeça costuma ser de média pressão e, normalmente, é bem gostoso receber.
É muito raro que uma dor de cabeça seja sintoma de uma doença muito grave. Claro, é sempre bom procurar um médico especialista para descobrir o que gera a dor, especialmente se a dor de cabeça aparece com frequência. Uma dor de cabeça grave pode ter como causa um tumor e só um médico pode diagnosticar isso. Mas, mesmo que não seja nada perigoso, uma dor de cabeça frequente afeta a vida cotidiana de forma muito negativa. Mas é sempre melhor fazer os exames certos para eliminar qualquer dúvida.
As formas mais comuns de dores de cabeça causadas por tensão muscular são:
  • Dor acima das orelhas, perto das têmporas, como se tivesse um capacete apertando. Origem: Pode ser o músculo trapézio, o músculo que fica lateral e dorsal no pescoço. Ele pode conter um tipo de ponto de gatilho ativo que irradia dores para a cabeça. Pode ser tratado com massagem com bons resultados. Aparece por causa de muito tempo na frente do computador, por exemplo, ou por má postura ou por carregar peso nas costas durante muito tempo.
  • Dor na testa e em volta dos olhos. Origem: Pode ser o músculo suboccipital e/ou o músculo esternocleidomastoideo. Pode ser um ponto de gatilho na musculatura ativa ou tensão que diminui ou prende a circulação de sangue no pescoço. Não é perigoso, mas incomoda bastante. Pode ser tratado com massagem com bons resultados. Esta dor de cabeça costuma dar enjôo e incomodar a visão. É parecida com a enxaqueca.
  • Dor nas têmporas acima das orelhas. Origem: Pode ser o músculo masseter ou as têmporas devido ao bruxismo ou estresse. Massagem é um ótimo tratamento.

A massagem é ótima para aliviar a musculatura. Se a dor de cabeça é de origem muscular, a massagem pode surpreender. Se não for muscular, tem que fazer outro tratamento. Mesmo assim, a maioria das dores de cabeça vem da tensão muscular. Pode ver que a maioria delas aparece depois de um dia estressante ou de sobrecarga no trabalho ou ainda depois de trabalhar sentado com o computador.
Aproveite a promoção e marque seu horário!!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Prolongue o efeito do desodorante e afaste o mau cheiro nas axilas

Ele é tão importante quanto o sabonete ou a pasta de dentes, por exemplo. O seu desodorante garante um corpo refrescante por horas a mais, além de preservar suas axilas e a roupa do cheiro desconfortável de suor. Que tal, então, prolongar o feito do seu produto favorito por mais tempo?

Para que o desodorante agüente a jornada de trabalho, sem correr o risco de ver as manchas surgirem na camisa, o especialista Angel Lizárraga, diretor da Associação Brasileira de Cosméticos, recomenda que os cuidados comecem durante o banho. A flora bacteriana existente nas axilas reduz a eficiência do produto , explica.

Primeiro, lave a região com sabonete antibacteriano para eliminar os microorganismos causadores do mau cheiro. Seque-se bem, pois a pele úmida dificulta a penetração do produto.

Também é importante prestar atenção no tipo de tecido que constitui suas roupas. Os sintéticos abafam demais e dificultam a transpiração, favorecendo o odor desagradável. Quem sua demais, deve evitar esse tipo de material em qualquer época do ano. Já quem não sofre com o problema deve privilegiar as roupas de algodão nos dias quentes, pelo menos. 

Se você costuma tomar banho e seguir direto para a cama, pode dispensar o uso noturno dos desodorantes. Isso porque a maioria das fórmulas conta com agentes que bloqueiam as glândulas sudoríparas (que mal trabalham enquanto o corpo repousa). Além disso, a pele vai permanecer com resíduos químicos até o dia seguinte, sem necessidade , afirma Angel. 

Cheirinho de banho Afaste as preocupações com o suor, seguindo estas dicas 

Na hora do banho: lave bem as axilas com buchas e sabonetes anti-sépticos. Seque bem a pele após o banho.



Recheie o guarda-roupa: prefira peças de algodão. Os tecidos sintéticos, como o elastano e a elanca, retêm o suor e dão mais chance para as bactérias entrarem em ação. Durante o dia, privilegie roupas de cores claras e que não apertem as axilas. Evite também tecidos grossos ou pesados, pois eles impedem a transpiração eficaz. Não repita roupas usadas de maneira nenhuma e evite usar roupas de outras pessoas.

Menos suor: mantenha a virilha e as axilas depiladas, pois isso ajuda a evaporar o suor e a diminuir o odor causado pelas bactérias, cuja proliferação é favorecida pela umidade retida nos pêlos. Compressas com chá preto ajudam a diminuir o suor, graças à presença de ácido tânico, que desacelera a produção da glândula sudorípara. Desodorantes antiperspirantes obstruem os ductos das glândulas sudoríparas, reduzindo a produção de suor.

Sem perfume: nunca escolha o desodorante pelo cheiro. Ele pode ser com ou sem perfume, porque seu efeito depende mesmo é da produção potencial de suor de cada indivíduo, da sua propensão a atrair bactérias e da capacidade desodorante do produto. 

Repassar: os desodorantes antitranspirantes têm efeito mais prolongado, podendo inclusive ser usados uma vez ao dia, enquanto os mais suaves costumam exigir reaplicação - para quem transpira muito, de cinco a oito aplicações por dia.

Hidratação: o uso de talco, soluções caseiras e perfumes nas axilas não são aconselháveis pelos médicos, porque podem comprometer a transpiração ou irritar a pele. Uma solução pode ser manipular substâncias à base de hidróxido de magnésio (leite de magnésia comum) e passar duas vezes ao dia, após o banho. Fale com o seu dermatologista sobre isso. 

Mais sensível 
Após a depilação, sua pele fica naturalmente mais sensível, irritando-se com facilidade. Por isso, evite passar desodorantes, e outros produtos químicos, nas 24 horas seguintes à eliminação dos pêlos.

Diga adeus às manchas escuras e irritações na virilha, axilas e coxas

ManchasNa guerra contra as manchas que teimam em invadir a virilha, axilas e a região interna das coxas, a mulherada recorre a centenas de receitinhas caseiras e acaba muitas vezes piorando a situação. 

Limão com açúcar, aveia com fubá e até pasta de argila são usadas para eliminar de vez as inimigas mortais dos biquínis e decotes. O que pouca gente sabe é que estas soluções que parecem simples e milagrosas podem se tornar um pesadelo, deixando as tão incômodas manchas ainda maiores e mais escuras. 

"Receitinhas caseiras não funcionam e podem até colocar sua saúde em risco. O limão, por exemplo, é ácido e quando exposto ao sol, pode queimar e provocar lesões graves na pele. O ideal é procurar um especialista e investir em tratamentos seguros", explica a dermatologista da Unifesp, Solange Teixeira. 

A seguir, a especialista explica por que as manchas nestas regiões ficam mais acentuadas e aponta as soluções para clarear a pele que escureceu.  

Por que a pele escurece nestas regiões?
As axilas, virilha e as coxas são áreas que se localizam na parte interna dos membros, fazendo com que elas sofram maior atrito do que as demais, o que provoca irritação e hiperpigmentação da pele. 

"Quando nos movemos, há o atrito e, consequentemente, irritação (é comum a pele ficar cheia de bolinhas vermelhas) e, muitas vezes, uma certo ardor, semelhante a sensação de assadura. Então, a pele, para se proteger da agressão, cria uma camada espessa, que com o passar do tempo tende a ficar escura", explica Solange. 

Segundo a dermatologista, os outros motivos causadores do problema são: alergias; irritações causadas por cremes; depilação com lâmina e assaduras. 
Morenas são o alvo
A dermatologista explica que a tonalidade da pele é determinante para a coloração da mancha e que isso deve ser levado em consideração na hora do tratamento: 

"Como ocorre uma hiperpigmentação, a pele escurece em relação a sua tonalidade normal, logo, se você é morena, terá manchas mais escuras que uma pessoa de pele mais clara. Na hora de tratar, é preciso muito cuidado para que a região não clareie demais e contraste com o restante do corpo", explica. 
Por que os gordinhos sofrem mais?
Como tem excesso de gordura nestas regiões, o atrito é maior e a irritação fica mais frequente. Nos dias de calor, o suor aumenta o desconforto, principalmente na região entre as cochas e nas axilas. 

A dica da especialista é usar roupas mais soltas, de tecidos leves e macios e que fiquem menos grudadas no corpo para diminuir o atrito.  
Receitinhas caseiras não funcionam e podem até colocar sua saúde em risco.
O que elas podem causar

-Maisena: "o amido realmente acalma a irritação aliviando o problema, mas não é capaz de clarear a pele, por isso, não funciona", explica Solange.

-Limão com açúcar: "essa é a pior solução. Se exposto ao sol, você poderá sofrer queimaduras graves", alerta. 

-Fubá com aveia: "pela espessura granulada da mistura, pode ferir ainda mais a pele, provocando o escurecimento mais intenso", diz a dermatologista. 

-Água oxigenada: "é um produto químico que pode agredir a pele de forma intensa, provocando lesões, queimaduras e até intoxicação", explica a especialista.

-Talco: "ele ajuda a diminuir o atrito no local, porém, sua composição química pode irritar a pele causando o efeito contrário. Faça o teste antes de usar", sugere.  
Manchas
Operação clareamento
Existem diversos cremes e tratamentos específicos para quem sofre com as manchas, que além de eficientes, são seguros, porém, a dermatologista alerta para os perigos do uso por conta própria: "se a sua ele é do tipo áspera e menos pigmentada e você usa um creme para peles oleosas e mais pigmentadas, pode ficar com manchas ainda maiores, dificultando a remoção. O ideal é procurar um especialista e seguir o tratamento adequado", explica. 

"Boas opções para solucionar de vez o problema são os clareamentos com laser, que removem parte da pigmentação escura, ácidos clareadores, despigmentadores e peelings superficiais que não agridem a pele e ajudam na remoção das células mortas", explica Solange. "O tratamento, o número de sessões e os resultados vão depender do grau de hiperpigmentação da pele". 
Manchas
Prevenir é o lema!
Como já dizia o lema, prevenir é sempre a melhor solução, por isso, a especialista deixa algumas dicas que vão te ajudar a evitar as malfadadas manchas:

-Nunca use desodorantes ou cremes com álcool

-Use e abuse de cremes hidratantes 

-Prefira a depilação com cera ou laser à feita com lâmina 

-Use roupas mais leves e menos coladas ao corpo 

-Use cremes específicos para o seu tipo de pele

-Capriche no protetor solar, pois o sol intensifica o problema