quinta-feira, 11 de agosto de 2011

RPG como saída contra a dor nas costas das grávidas

A fisioterapeuta Ana Paula Pedrozo comenta que é difícil mudar a postura da gestante por causa do peso, mas pode-se trabalhar a musculatura posterior.
- Nunca vi uma grávida que não tivesse dor lombar. É normal. O peso é grande e, muitas vezes, a musculatura não está preparada. Só que se você não cuida, pode piorar. A postura fica pior, os músculos mais tensionados... O que se tem que buscar é a qualidade de vida na gestação. Você pode suavizar o problema - afirma.
Ana Paula explica que a gestante pode buscar algumas saídas para amenizar a dor nas costas:
- A reeducação postural global (RPG) – que é individualizada - trabalha postura, respiração e tração; as massagens, que relaxam, mas não trabalham o corpo; e exercícios físicos, para quem não tem alguma limitação e após conversar com o obstetra, como ioga, hidroginástica, antiginástica ou ginástica. Nesse último caso com acompanhamento específico à gestante. Em casa, podem ser feitas massagens para relaxar, tentando alongar os músculos, e até mesmo usar uma bolsa de água quente.
Após o parto, a fisioterapeuta observa que também ocorrem mudanças posturais na mulher – por causa da amamentação, do peso das mamas e por ter que segurar o bebê. Nesse momento, os problemas surgem em outra região da coluna: a cervical.
- Muda o referencial do corpo e é preciso fazer uma conscientização postural, para que se volte ao normal. É necessário trabalhar a postura, o períneo e o abdômen. Os músculos do períneo sustentam órgãos e é importante fortalecê-los. Na gravidez, eles devem ser fortalecidos para o parto, principalmente se for normal. Depois do parto, precisamos fazer um trabalho de reparação, já que há distensão desses músculos. O RPG é recomendado para isso, assim como atividades físicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário