quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Estética na gravidez: veja os tratamentos que você pode fazer

Ana Carolina Raymundo no ofurô. Foto de divulgaçãoDurante os nove meses de gestação, mudanças graduais vão ocorrendo em seu corpo. Dentre as alterações mais freqüentes estão as mudanças na pigmentação, na fisiologia vascular, nos cabelos, unhas e pele. Também é recorrente o surgimento de varizes e edemas. Mas, nem tudo está perdido. Pelo contrário. Existem procedimentos estéticos e de relaxamento que a gestante pode realizar para ficar ainda mais bela nesse momento.

A estudante de enfermagem Maria Carolina de Abreu Raymundo, de 24 anos, está de 6 meses e embora tenha engordado apenas 5 quilos e meio até agora e - pasmem! - não tenha estrias nem celulite, não descuida do visual.
- Na verdade, eu me preocupo mais com a saúde do que com a estética, com a vaidade. Mantenho uma dieta balanceada, com muitas frutas, legumes e verduras. Mas queria um tratamento que aliasse cuidados com o corpo e métodos que relaxassem. Aí, vi pela internet o Insituto de Dermatologia e Estética do Rio de Janeiro e resolvi conhecer.
Segundo Ana Carolina, além do relaxamento que tem proporcionado a diminuição da sua ansiedade, os procedimentos estéticos estão ajudando num problema de acne - que aumentou com a gravidez - e na diminuição de sua pressão arterial.
- O que eu mais gosto são os banhos no ofurô. Fico lá por uns 30 minutos, com água na temperatura ambiente, com flores, velas perfumadas, essências e uma música relaxamente. Também gosto dos óleos essenciais na terapia das pedras quentes, que são colocadas nos meus chacras. O óleo de semente de uva, específico para o meu caso, me deixou muito tranqüila. A drenagem linfática também é boa - conta.
Ana Carolina queria evitar a retenção hídrica, um de seus fantasmas. E conseguiu.
- Mais do que tudo, acredito muito em revitalização de energia. E acho que é isso que a gente consegue fazendo os tratamentos - observa.
Para a estudante, a acupuntura facial também trabalha a ansiedade e dores no corpo.
- Você sente só como se fosse uma picadinha de mosquito. Não dá para ter medo - afirma.
A fisioterapeuta Isabella Vasconcelos e a dermatologista Letícia Spinelli, ambas do Instituto de Dermatologia e Estética do Rio de Janeiro (Iderj), prepararam para o Maternidade uma relação de procedimentos estéticos e de relaxamento aconselhados, ou não, durante a gravidez.

Procedimentos que podem ser realizados durante a gravidez:

Acupuntura facial: Ana Carolina Raymundo e a fisioterapeuta Isabela Vasconcelos. Foto de divulgaçãoDrenagem linfática - É o tratamento estético mais indicado para a gestante, por ser uma massagem suave e lenta. “Ajuda a reduzir a retenção de líquido no corpo e diminui os inchaços típicos da gravidez, auxiliando, assim, na redução da celulite”, afirma Isabella Vasconcelos.

Acupuntura estética:
- Facial: Diminui edemas e rugas de expressão, e atua no rejuvenescimento dos tecidos. “Uma das maiores queixas da gestante é em relação ao inchaço, e a acupuntura estética facial traz um ótimo resultado nesse sentido e não tem contra-indicação”, aponta Isabella.
- Corporal: O uso da acupuntura direcionada para drenagem linfática auxilia na diminuição da retenção de líquidos.

Ana Carolina Raymundo fazendo acupuntura estética. Foto de divulgaçãoTerapia de pedras quentes – A terapia de pedras quentes é realizada com pedras vulcânicas que, depois de banhadas em óleos aromáticos, entram em contato com a pele. “Trata-se da aplicação conjunta da massoterapia e da termoterapia. Por meio da variação de temperatura, a massagem com pedras intensifica a resposta fisiológica do corpo”, complementa Isabella, alertando que a massagem não deve ser feita na barriga, "a pedra só fica posicionada nesse chacra". Essa terapia proporciona à gestante relaxamento e alívio de dores musculares.


Banho de ofurô drenante – O banho drenante é feito em temperatura ideal e contém oligoselementos (fitoterápicos – ervas e ativos) que auxiliam na desintoxicação e drenagem, sendo, por isso, muito indicado para gestantes. “O banho estimula os vasos linfáticos a reabsorverem o líquido quer extravasou dos vasos”, explica a fisioterapeuta.

Terapia capilar – Alguns tratamentos capilares não são aconselhados durante a gestação em virtude do uso de produtos químicos. Porém, a terapia capilar que utiliza argila, óleos essenciais e algas pardas pode ser realizada sem restrições. A terapia é indicada para a hidratação e tratamento do fio e do couro cabeludo, além de atuar com sucesso na queda de cabelo suave. Em alguns casos, é utilizado o laser superficial, aumentando a vascularização couro cabeludo e atuando na oleosidade. “A terapia capilar hidrata os fios e atua no combate à oleosidade excessiva, dando volume e aspecto saudável aos cabelos”, complementa a especialista.

Peeling de cristal – É realizado com um aparelho que possibilita uma abrasão leve à moderada para a retirada de tecido morto, a paciente pode retomar suas atividades logo após a realização do procedimento. Ajuda a combater as estrias, típicas do pós-parto. “Pode ser utilizado durante a gravidez, pois não são utilizadas substâncias que podem ser absorvidas pela pele, ele é um peeling mecânico”, justifica Letícia Spinelli.

Limpeza de pele – Algumas mulheres notam um aumento da oleosidade da pele e surgimento de acne, principalmente no primeiro trimestre. “A limpeza de pele não apresenta, contra-indicações para gestantes, a não ser quanto ao uso de alguns ácidos”, conclui a especialista.


Procedimentos que devem ser evitados durante a gravidez:

Ana Carolina Raymundo na terapia de pedras quentes. Foto de divulgaçãoDrenagem linfática mecânica ou endermologia - Realizada com o auxílio de um aparelho, só é indicada após o parto, pois não há controle da pressão exercida sobre o corpo. “As sucções são muito fortes e deixam os vasos mais frágeis, devido ao aumento de volume sanguíneo e alterações hormonais, o que pode aumentar o risco de varizes na gestação”, comenta Isabella.

Estimulação russa – Procedimento realizado através de um aparelho que emite impulsos elétricos aos músculos, tratando a flacidez. “Não é indicada porque os estímulos elétricos podem causar contração uterina e antecipar o parto”, explica a fisioterapeuta.

Terapias intradérmicas ou mesoterapia – São realizadas a partir de injeções de substâncias para combater gorduras localizadas e celulites. Não devem ser usadas nem no pós-parto, caso a gestante esteja amamentando. “Não se sabe se essas substâncias ultrapassam a barreira placentária ou se o bebê as absorve pelo leite materno”, afirma a especialista.


Peeling químico – O peeling realizado com ácidos é utilizado no rejuvenescimento cutâneo, no tratamento de acne e manchas, mas não é recomendado para gestantes. “Como não há evidências conclusivas quanto à ação dos ácidos, orienta-se à gestante que não faça tais procedimentos estéticos, pelos menos até terceiro mês de gestação. Isso pode afetar a formação e o desenvolvimento do feto”, diz a dermatologista.


No banho de ofurô, Ana Carolina Raymundo. Foto de divulgaçãoRejuvenescimento com uso de toxina botulínica – A aplicação da toxina botulínica é utilizada para o rejuvenescimento através da paralisação dos músculos da face. A toxina é absorvida pela corrente sangüínea e, por isso, não é recomendada durante a gestação. “Não há estudo nesse sentido, pois não seria ético utilizar mulheres grávidas na pesquisa”, finaliza a especialista, afirmando que a regra é evitar tudo que se tem dúvidas, uma vez que a gestante fica mais predisposta a reações alérgicas devido às mudanças no organismo.
Grávida também tem que se cuidar!!!Marque seu horário estamos esperando por você!!
Equipe Renata fontany
34845394/85245318

Nenhum comentário:

Postar um comentário