Durante os nove meses de gestação, mudanças graduais vão ocorrendo em seu corpo. Dentre as alterações mais freqüentes estão as mudanças na pigmentação, na fisiologia vascular, nos cabelos, unhas e pele. Também é recorrente o surgimento de varizes e edemas. Mas, nem tudo está perdido. Pelo contrário. Existem procedimentos estéticos e de relaxamento que a gestante pode realizar para ficar ainda mais bela nesse momento.
A estudante de enfermagem Maria Carolina de Abreu Raymundo, de 24 anos, está de 6 meses e embora tenha engordado apenas 5 quilos e meio até agora e - pasmem! - não tenha estrias nem celulite, não descuida do visual.
- Na verdade, eu me preocupo mais com a saúde do que com a estética, com a vaidade. Mantenho uma dieta balanceada, com muitas frutas, legumes e verduras. Mas queria um tratamento que aliasse cuidados com o corpo e métodos que relaxassem. Aí, vi pela internet o Insituto de Dermatologia e Estética do Rio de Janeiro e resolvi conhecer.
Segundo Ana Carolina, além do relaxamento que tem proporcionado a diminuição da sua ansiedade, os procedimentos estéticos estão ajudando num problema de acne - que aumentou com a gravidez - e na diminuição de sua pressão arterial. - O que eu mais gosto são os banhos no ofurô. Fico lá por uns 30 minutos, com água na temperatura ambiente, com flores, velas perfumadas, essências e uma música relaxamente. Também gosto dos óleos essenciais na terapia das pedras quentes, que são colocadas nos meus chacras. O óleo de semente de uva, específico para o meu caso, me deixou muito tranqüila. A drenagem linfática também é boa - conta.
Ana Carolina queria evitar a retenção hídrica, um de seus fantasmas. E conseguiu.
- Mais do que tudo, acredito muito em revitalização de energia. E acho que é isso que a gente consegue fazendo os tratamentos - observa.
Para a estudante, a acupuntura facial também trabalha a ansiedade e dores no corpo.
- Você sente só como se fosse uma picadinha de mosquito. Não dá para ter medo - afirma. A fisioterapeuta Isabella Vasconcelos e a dermatologista Letícia Spinelli, ambas do Instituto de Dermatologia e Estética do Rio de Janeiro (Iderj), prepararam para o Maternidade uma relação de procedimentos estéticos e de relaxamento aconselhados, ou não, durante a gravidez.
Procedimentos que podem ser realizados durante a gravidez:
Drenagem linfática - É o tratamento estético mais indicado para a gestante, por ser uma massagem suave e lenta. “Ajuda a reduzir a retenção de líquido no corpo e diminui os inchaços típicos da gravidez, auxiliando, assim, na redução da celulite”, afirma Isabella Vasconcelos.
Acupuntura estética:
- Facial: Diminui edemas e rugas de expressão, e atua no rejuvenescimento dos tecidos. “Uma das maiores queixas da gestante é em relação ao inchaço, e a acupuntura estética facial traz um ótimo resultado nesse sentido e não tem contra-indicação”, aponta Isabella.
- Corporal: O uso da acupuntura direcionada para drenagem linfática auxilia na diminuição da retenção de líquidos.
Terapia de pedras quentes – A terapia de pedras quentes é realizada com pedras vulcânicas que, depois de banhadas em óleos aromáticos, entram em contato com a pele. “Trata-se da aplicação conjunta da massoterapia e da termoterapia. Por meio da variação de temperatura, a massagem com pedras intensifica a resposta fisiológica do corpo”, complementa Isabella, alertando que a massagem não deve ser feita na barriga, "a pedra só fica posicionada nesse chacra". Essa terapia proporciona à gestante relaxamento e alívio de dores musculares.
Banho de ofurô drenante – O banho drenante é feito em temperatura ideal e contém oligoselementos (fitoterápicos – ervas e ativos) que auxiliam na desintoxicação e drenagem, sendo, por isso, muito indicado para gestantes. “O banho estimula os vasos linfáticos a reabsorverem o líquido quer extravasou dos vasos”, explica a fisioterapeuta.
Terapia capilar – Alguns tratamentos capilares não são aconselhados durante a gestação em virtude do uso de produtos químicos. Porém, a terapia capilar que utiliza argila, óleos essenciais e algas pardas pode ser realizada sem restrições. A terapia é indicada para a hidratação e tratamento do fio e do couro cabeludo, além de atuar com sucesso na queda de cabelo suave. Em alguns casos, é utilizado o laser superficial, aumentando a vascularização couro cabeludo e atuando na oleosidade. “A terapia capilar hidrata os fios e atua no combate à oleosidade excessiva, dando volume e aspecto saudável aos cabelos”, complementa a especialista.
Peeling de cristal – É realizado com um aparelho que possibilita uma abrasão leve à moderada para a retirada de tecido morto, a paciente pode retomar suas atividades logo após a realização do procedimento. Ajuda a combater as estrias, típicas do pós-parto. “Pode ser utilizado durante a gravidez, pois não são utilizadas substâncias que podem ser absorvidas pela pele, ele é um peeling mecânico”, justifica Letícia Spinelli.
Limpeza de pele – Algumas mulheres notam um aumento da oleosidade da pele e surgimento de acne, principalmente no primeiro trimestre. “A limpeza de pele não apresenta, contra-indicações para gestantes, a não ser quanto ao uso de alguns ácidos”, conclui a especialista.
Procedimentos que devem ser evitados durante a gravidez:
Drenagem linfática mecânica ou endermologia - Realizada com o auxílio de um aparelho, só é indicada após o parto, pois não há controle da pressão exercida sobre o corpo. “As sucções são muito fortes e deixam os vasos mais frágeis, devido ao aumento de volume sanguíneo e alterações hormonais, o que pode aumentar o risco de varizes na gestação”, comenta Isabella.
Estimulação russa – Procedimento realizado através de um aparelho que emite impulsos elétricos aos músculos, tratando a flacidez. “Não é indicada porque os estímulos elétricos podem causar contração uterina e antecipar o parto”, explica a fisioterapeuta.
Terapias intradérmicas ou mesoterapia – São realizadas a partir de injeções de substâncias para combater gorduras localizadas e celulites. Não devem ser usadas nem no pós-parto, caso a gestante esteja amamentando. “Não se sabe se essas substâncias ultrapassam a barreira placentária ou se o bebê as absorve pelo leite materno”, afirma a especialista.
Peeling químico – O peeling realizado com ácidos é utilizado no rejuvenescimento cutâneo, no tratamento de acne e manchas, mas não é recomendado para gestantes. “Como não há evidências conclusivas quanto à ação dos ácidos, orienta-se à gestante que não faça tais procedimentos estéticos, pelos menos até terceiro mês de gestação. Isso pode afetar a formação e o desenvolvimento do feto”, diz a dermatologista.
Rejuvenescimento com uso de toxina botulínica – A aplicação da toxina botulínica é utilizada para o rejuvenescimento através da paralisação dos músculos da face. A toxina é absorvida pela corrente sangüínea e, por isso, não é recomendada durante a gestação. “Não há estudo nesse sentido, pois não seria ético utilizar mulheres grávidas na pesquisa”, finaliza a especialista, afirmando que a regra é evitar tudo que se tem dúvidas, uma vez que a gestante fica mais predisposta a reações alérgicas devido às mudanças no organismo.
Grávida também tem que se cuidar!!!Marque seu horário estamos esperando por você!!
Equipe Renata fontany
34845394/85245318
Nenhum comentário:
Postar um comentário