quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Dicas para acabar com a barriga

Os quilos diminuíram, mas ela a barriguinha continua lá? Abaixo você terá algumas dicas super bacanas do como acabar com a indesejada barriga sem precisar se esforçar muito.

- Evite bebidas durante as refeições: o ideal é tomá-las uma hora antes ou depois do almoço ou jantar. Ao ingerir qualquer líquido na alimentação, o estômago dilata, abrindo espaço para um consumo maior, além de tornar a digestão mais lenta.

- Combata o sedentarismo: se você trabalha grande parte do dia sentada e não têm tempo para atividades físicas, com certeza está propícia ao indesejado pneuzinho nesta região. Neste caso, procure ficar de pé durante 10 minutos a cada uma hora. Mantenha ainda o abdome contraído.

- Fuja dos alimentos que "estufam": alguns causam gases e inchaços. Feijão, frituras, pão branco, enlatados, doces, embutidos e refrigerantes são os campeões nesse quesito, além de alimentos gordurosos.

- Reduza o sal: evite guloseimas muito salgadas pois retêm líquidos. Pães fermentados ou de preparo rápido; roscas feitas com sal; bolos preparados com fermento em pó; bicarbonato de sódio; cereais enriquecidos ou de cozimento rápido; cereais secos; bolachas cream cracker (exceto a de água); pipoca salgada e picles são alguns exemplos.

- Aumente a ingestão de líquidos: bebê-los em pouca quantidade faz com que o organismo os retenha. Isso ocorre porque o nosso corpo "segura" a (pouca) água ingerida, para prevenir uma possível desidratação. Como conseqüência, pernas e abdome ficam inchados. A sugestão, portanto, é o consumo diário de dois a três litros de água. Aposte ainda nos alimentos diuréticos como chás, sucos de limão, melancia e morango, abóbora, agrião, beterraba, cenoura, repolho, salsinha, tomate, broto de feijão e pepino.

- Mantenha o bom funcionamento do intestino: para tanto, consuma fibras diariamente. Associadas à ingestão adequada de líquidos, permitem que o intestino trabalhe de forma regular, evitando que a barriga fique dilatada e dolorida. Encontre-as nos cereais e pães integrais, vegetais, nozes, raízes e frutas

- Invista numa postura correta: quadril e ombros curvados para frente deixam a barriga flácida e saliente. Entre as boas opções indicadas para corrigir o problema estão reeducação postural, pilates e alongamento. Para saber a que se aplica ao seu caso, procure um especialista

- Opte pelos melhores adoçantes: os produzidos à base de Sorbitol fermentam no organismo provocando gases. Dê preferência aos que possuem em sua composição: sucralose (derivado de cana-de-açúcar) e frutose (proveniente das frutas).

- Fracione a dieta: o sistema digestivo não consegue processar um grande volume de alimento ingerido de uma só vez. O ideal é fazer refeições pequenas (de baixo valor calórico), até seis vezes ao dia. Dessa forma, você evitará o acúmulo de gases e manterá a dieta equilibrada.

- Mastigue devagar: comendo rápido, você "engole ar" junto com o alimento. Além de prejudicar a digestão e formar gases, o cérebro não registra o sinal de saciedade e, assim, acaba exagerando nas porções.

- Faça uma alimentação leve no jantar: como à noite nosso metabolismo está reduzido, devemos ingerir um número menor de calorias. Evite gorduras e carboidratos em excesso nessas refeições. Faça uma dieta à base de proteínas magras, como carnes vermelhas ou brancas, queijos, ovos e vegetais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário