terça-feira, 30 de agosto de 2011

Importância da Reeducação Postural Global (RPG) na Doença de Parkinson

A doença de Parkinson é uma afecção do sistema nervoso central que acomete principalmente o sistema motor. É uma das condições neurológicas mais freqüentes, principalmente na população idosa. Apesar dos avanços da medicina, sua causa permanece desconhecida e a evolução dos sintomas é usualmente lenta, mas é variável em cada caso.
Os sinais e sintomas motores mais comuns são: tremor de repouso, rigidez muscular, acinesia (bradicinesia), e/ou alterações dos reflexos posturais, postura flexionada para frente e bloqueio motor. Entretanto, manifestações não motoras também podem estar associadas, tais como: comprometimento da memória, depressão, alterações do sono, distúrbios do sistema nervoso autônomo,fadiga,ansiedade.
As alterações do reflexo postural vão ocasionar uma instabilidade postural, comprometendo assim, as atividades de vida diárias (AVD`s). Quando associados ao bloqueio motor, que é uma instabilidade transitória súbita onde vai impedir o início do movimento ou o bloqueio durante o mesmo, aumenta consideravelmente o risco de quedas.
A postura dos portadores de Parkinson vai ser caracterizada pelo aumento do tônus muscular predominante nos músculos flexores do tronco e membros ao qual confere uma postura em flexão e em bloco, ou seja, cabeça e tronco inclinados para frente, cifose torácica, flexão de cotovelos,quadris e joelhos.
Com a evolução do quadro da doença de Parkinson, vai ocorrer diminuição da flexibilidade, força muscular, amplitude dos movimentos das articulações, condicionamento cardiorespiratório, entre outros. Estas alterações vão dificultar o controle postural, equilíbrio, marcha e a funcionalidade favorecendo a dependência do parkinsoniano.
Os movimentos são cada vez mais lentos, rígidos, e por isso, a manutenção do equilíbrio corporal é mais difícil. Essas alterações corporais geram compensações e podem causar dores e desconfortos. Uma das técnicas de tratamento utilizadas para correção destas compensações, desequilíbrios musculares, diminuição da rigidez e melhora da dor é a Reeducação Postural Global (RPG).
A RPG é um método de tratamento fisioterápico, que tem uma abordagem corretivo-preventiva. Tem como objetivo suprir as necessidades individuais, já que, cada organismo responde de forma diferente às alterações posturais sofridas no decorrer da evolução da doença de Parkinson e nas atividades do dia-a-dia.
Durante o tratamento da RPG são desenvolvidos trabalhos de equilíbrio, consciência corporal, coordenação motora, dissociação de tronco, respiração, propriocepção, relaxamento, exercícios para melhora da rigidez e orientações posturais.
São utilizadas posturas mantidas que alongam as musculaturas retraídas e fortalecem os músculos fracos, associando sempre a um trabalho respiratório, respeitando os limites de cada paciente.
Consiste em adaptar o parkinsoniano, respeitando sempre sua limitação à progressão da doença de uma maneira preventiva e quando necessário assistí-lo nas possíveis alterações que possa acometê-lo.
A RPG no parkinsoniano vai promover maior funcionalidade e melhora na qualidade de vida, importante para minimizar e retardar o processo de evolução da doença.  
Só este mês consulta de RPG grátis,aproveite e marque seu horário!!!
tel:31 34845394/85245318

Um comentário: