quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Os benefícios da acupuntura na gravidez

Acupuntura é a melhor opção para gravidez e no período de amamentação
É sabido sobre as restrições terapêuticas que o período de pré-natal impõe à gestante. O que poucos conhecem é que a acupuntura pode amenizar e resolver problemas como enxaqueca, enjôos etc. O tema será discutido no Congresso Internacional de Acupuntura, entre os dias 5 e 7 de outubro, em São Paulo
Segundo o médico Hong Jin Pai, presidente da Sociedade Médica Brasileira de Acupuntura de São Paulo (SMBA-SP), durante o pré-natal, a acupuntura é o tratamento mais seguro e que quase não tem efeitos colaterais.
“A técnica é indicada para tratar problemas como dor de cabeça, enxaqueca, enjôo, lombalgia, dor abdominal, ansiedade/estresse, depressão, gastrite, dor nas pernas por causa de peso, rinite, depressão pós-parto”, afirma.
A gestante deve passar por uma consulta com um médico especializado em Acupuntura e seguir o tratamento indicado. Em geral, são realizadas uma ou duas sessões semanais, de acordo com a gravidade e necessidade do caso.
“Nas primeiras sessões a gestante já pode se sentir melhor”, disse o especialista. A jornalista Priscila Sérvulo, mãe de Isadora, de 13 meses, viveu a experiência. “Tinha enxaquecas fortíssimas, ia à acupuntura e melhorava na hora”, disse. “Parecia milagre”, afirma.
Algumas pesquisas dizem que a prática pode ser eficaz no tratamento até mesmo de depressão durante a gestação, além de alguns desconfortos como azia e enjoos

A acupuntura é usada, cada dia mais, como medicina complementar. E as grávidas  podem, sim, se beneficiar dessa prática. Um estudo recente divulgado no 30o encontro anual da Sociedade de Medicina Materno-Fetal, em Chicago (EUA), revelou que a acupuntura pode ser eficaz também para reduzir os sintomas de depressão durante a gravidez.
ShutterstockA pesquisa foi realizada com 150 gestantes com diagnóstico de depressão. Divididas em três grupos, algumas receberam tratamento específico para depressão, outras, massagens, e o restante, acupuntura normal. O resultado mostrou 63% das mulheres tratadas com acupuntura específica mostraram melhora dos sintomas da depressão, enquanto a técnica tradicional ajudou cerca de 37,5%.
Mas os benefícios podem ir além. Pesquisadores da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (SP) revelaram que a aplicação das agulhas pode amenizar a azia, um desconforto comum a muitas gestantes. Durante oito semanas, 36 grávidas entre a 15a e 30a semana de gestação foram analisadas. O resultado mostrou que o grupo escolhido para fazer a acupuntura reduziu em 75% a intensidade da azia, contra 44% das mulheres que fizeram tratamento convencional para o problema. Outros benefícios foram a melhora da qualidade do sono e a diminuição do uso de antiácidos.

“No primeiro trimestre, a indicação é para enjoos, vômitos e dores de cabeça. No fim da gestação, para as dores lombares”, diz Soubhi Kahhale, ginecologista e obstetra do Hospital São Luiz. Outro auxílio da terapia são para a redução de inchaços e ansiedade, comuns da mãe principalmente quando a hora do parto está chegando. Além disso, a acupuntura melhora a circulação e relaxa a musculatura.

Segundo Hildebrando Sabato, clínico geral, acupunturista e presidente da Sociedade Médica Brasileira de Acupuntura, a tradicional terapia chinesa é indicada durante os nove meses de gestação. “É uma terapia que não afeta o bebê, mas há pontos proibidos, que podem provocar contração uterina e antecipar o parto”, diz. A eletroacupuntura, em que são usados aparelhos elétricos para potencializar o efeito do procedimento, também está vetada na gravidez.

Acupuntura no parto

Alguns profissionais utilizam a acupuntura até para posicionar o bebê para o parto, quando ele está “sentado na barriga” da mãe. Durante o nascimento, a técnica não substitui a anestesia, mas sua aplicação pode diminuir a quantidade de analgésico que a gestante necessita para não sentir dor. Na hora de escolher o profissional, verifique se ele está credenciado na Associação Brasileira de Acupuntura.


O que é a acupuntura
Essa prática da medicina tradicional chinesa é o estímulo de pontos -- por meio de finas agulhas -- ligados ao sistema nervoso, que provocam reações no organismo, como bloqueio de dor, relaxamento da musculatura, estímulo de funções imunológicas, entre outras.

O objetivo da acupuntura é restabelecer a normalidade do fluxo de energia do organismo, para que ele possa continuar seu trabalho de curar a si mesmo ou prevenir doenças.


Cuidados necessários
Como é um método que transpassa a pele, para evitar a transmissão de doenças, o ideal é que as agulhas sejam descartáveis ou individuais. No primeiro caso, elas são jogadas no lixo após a sua aplicação. No outro, cada paciente tem o seu próprio jogo de agulhas, mas que também devem ser submetidas à esterilização.
Marque seu horário em agosto estamos com 50% de desconto!!!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário