terça-feira, 30 de agosto de 2011

MUSCULAÇÃO X PILATES

Uma das perguntas mais frequentes quando falamos de atividade física é: qual atividade é melhor? Antes de responder a esta pergunta o professor de educação física precisa saber qual é o objetivo do aluno; se ele quer alongamento muscular, emagrecimento, fortalecimento global, melhoria da postura, etc.
A musculação é muito antiga e, atualmente praticada por todas as idades e ambos os sexos. Trata-se de um exercício no qual é preciso vencer uma resistência , com cargas, amplitudes de movimento, tempo de contração e velocidade variados. Pode ser trabalhada de forma contínua ou intervalada, suave ou intensa, com recursos aeróbicos ou anaeróbicos. Os exercícios podem ser executados isometricamente (quando ocorre contração estática, sem que haja movimento articular) e isotônicamente (quando há alternância de contrações musculares- excêntricas e concêntricas). A musculação possibilita vários tipos de treinamento, dependendo do objetivo específico do praticante. A prática pode trazer vários benefícios como, melhoria do condicionamento aeróbico, aumento da hipertrofia muscular, aumento da força e do tônus muscular, emagrecimento, melhoria da densidade óssea e da resistência muscular, dentre outros.
Assim como a musculação, o método pilates também executa exercícios resistidos.As molas utilizadas nos aparelhos de pilates podem servir como resistência (dificultando a execução dos movimentos) ou como assistência aos exercícios (facilitando a execução). Apesar do método ter sido criado na Primeira Guerra Mundial pelo alemão Joseph Pilates, ainda é pouco conhecido e divulgado. Podemos afirmar que o pilates trabalha o corpo como um todo. Trabalhando a musculatura mais interna (músculos profundos e posturais) e a mais superficial. A técnica proporciona um melhor condicionamento ( melhorando a capacidade cardiovascular respiratória), o aumento da força, da elasticidade e da mobilidade articular. Ainda traz como benefícios, o alívio de estresse, otimização do desempenho esportivo, melhoria das funções neuromusculares, despertar da consciência e do controle corporal, correção postural, aumento da densidade óssea e da tonicidade muscular global.
Depois de entender um pouco mais sobre a musculação e o pilates, podemos afirmar que ambas atividades podem conviver de forma harmoniosa. As duas modalidades podem ser praticadas por todos, tanto para reabilitação quanto para a performance.
Experimente. Marque uma aula. Conheça um pouco mais sobre esta atividades.
Equipe Renata fontany
31 34845394/85245318

Nenhum comentário:

Postar um comentário