terça-feira, 2 de abril de 2013

PILATES NA GESTAÇÃO,Clinica Renata Fontany


PILATES NA GESTAÇÃO

  • Há tempos atrás, a gravidez era considerada como sendo o período em que a mulher precisava ter certos cuidados hoje considerados fora de propósito. Mulheres em período gestacional recebiam orientações quanto a permanecer em repouso, evitar esforços físicos, e alimentar desejos extravagantes, além de liberdade para abusar de alimentos pouco saudáveis, gordurosos e doces.


  • Agora, a palavra de ordem é gravidez saudável; o culto ao corpo de forma moderada é até benéfico. As recomendações, não somente para gestantes, mas para todas as pessoas em geral, são cultivar bons hábitos que incluem: alimentação balanceada e exercícios físicos moderados, mas constantes, que garantam uma melhor qualidade de vida durante e depois da gravidez.


  • Pilates está entre as modalidades de exercícios recomendados para esse período, pois ao contrário do que se acredita, grávidas podem usufruir da prática, à exceção daquelas que se encontram em gravidez de risco, ou tiveram algum tipo de complicação que devam seguir recomendações médicas de repouso, a fim de evitar maiores consequências. É importante que o ginecologista esteja ciente da prática dos exercícios e que seja consultado quanto à sua liberação (o instrutor de Pilates deve exigir isso de sua aluna).
 
  • Os benefícios da atividade começam pelo trabalho respiratório muito importante para a gestante, pois diminui o nível de estresse, melhora a circulação sanguínea e também beneficia o bebê com a melhora da oxigenação no organismo da futura mamãe. Há tambémuma melhora significativa na postura. Isso é muito importante para a mulher durante este período, porque, com o aumento da barriga e dos seios, algumas dores podem aparecer e ela precisa fortalecer todo o corpo para que essas mudanças não se transformem em dores insuportáveis.

  • Além disso, o Pilates aumenta ainda a resistência física, mental, flexibilidade, tônus e força muscular, alivia tensões, estresse e dores crônicas, alonga e melhora a coordenação motora, melhora a mobilidade das articulações, estimula o sistema circulatório e a oxigenação do sangue, fortalece os órgãos internos e aumenta a concentração. E os benefícios vão até o parto e sua recuperação, principalmente se for um parto normal, pelo fato de ter um trabalho intenso de fortalecimento do assoalho pélvico e músculos abdominais, importantes para a hora do parto, ao mostrar a ela que tipo de força deve fazer e o momento em que deve relaxar.

  • Para o bebê os benefícios também são grandes e positivos, pois ao praticar o Pilates, a gestante leva mais oxigênio para ele. Atravésda respiração ela relaxa mais, e isto é ótimo para o bebê. A prática da atividade física faz toda a diferença para a gestante, pois a disposição dela também melhora muito.

  MARQUE JÁ SUA AULA EXPERIMENTAL NA CLINICA RENATA FONTANY,É GRÁTIS!!!!
  FISIOTERAPEUTA RESPONSÁVEL:FABIANA SOUZA
Estamos esperando por você!!!
Equipe Renata Fontany
tel:34845394 - 85245318
www.clinicarenatafontany.com.br
blog: clinicarenatafontany.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário