segunda-feira, 22 de outubro de 2012

SPA EM CASA,Clinica Renata Fontany

Apesar de ser uma delícia (e eficaz), pouca gente tem tempo de preparar receitas caseiras para cuidar da pele e do cabelo. Tirar um dia para uma sessão de beleza em casa, também pode ser um pouco difícil de incluir na rotina semanal. Mas não é por isso que não vale a pena prolongar um pouco mais aqueles momentos que a gente dedica aos cuidados diários, como a hora do banho, por exemplo. “Se considerarmos os cuidados essenciais com rosto, corpo, pés e mãos, incluindo o banho, não demora mais de meia hora. Portanto, adotar os passos básicos para manter a pele saudável e bonita requer pouco tempo, dinheiro e habilidade, o importante é ter disciplina”, lembra a engenheira química, Sonia Corazza, de São Paulo, consultora de desenvolvimento de produtos da área cosmética.

A ideia é justamente aproveitar o arsenal de produtos disponíveis no mercado para se cuidar. Hábitos simples como lavar, tonificar e hidratar o rosto – ritual básico, às vezes deixado de lado – duas vezes ao dia já garante uma pele bonita e saudável. “Células mortas quando se acumulam pela falta de higiene regular em longo prazo deixam um aspecto grosseiro e a pele fica cada vez mais sem viço e sem brilho”, justifica a esteticista e cosmetóloga Roseli Siqueira, de São Paulo.   O roteiro pode ser muito agradável e o segredo é simples: fazer regularmente. “Realizar os procedimentos diários esporadicamente não traz resultados e alguns hábitos, mais que outros, precisam de cuidado redobrado como aplicar filtro solar e sempre retirar a maquiagem antes de dormir”, ressalta a dermatologista Sara Bragança, do Rio de Janeiro, que destaca ainda a aplicação do creme específico para a área dos olhos e do hidratante ou anti idade no rosto, colo e pescoço, como tratamentos diários essenciais. 

Especialistas dão dicas para transformar seus cuidados diários em um verdadeiro ritual de beleza


Corpo
Esfoliação corporal básica
Você vai precisar de um punhado de sal grosso triturado e bastante óleo vegetal. Misture os dois numa proporção suportável para passar na pele (caso ache mais prático, há opções variadas de esfoliante a base de sal marinho disponíveis no mercado), aplique fazendo movimentos circulares e suaves em todo o corpo e retire o excesso no chuveiro – não use sabonete, a ducha só precisa retirar os grânulos de sal e na hora de se enxugar não esfregue a toalha, dê leves batidinhas. “O procedimento além de deixar a pele mais macia, é perfeito para renovar as energias. Depois, aplique um hidratante em todo o corpo”, explica a fisioterapeuta dermatofuncional Fernanda Scovino, do Espaço Solaris, do Rio de Janeiro.Turbine a hidratação
Esfolie o corpo inteiro, inclusive mãos, cotovelos e joelhos. Em seguida tome um banho normalmente e finalize com uma ducha fria. “Aplique um hidratante imediatamente, pois a esfoliação potencializa os benefícios de sua fórmula. Quem tem pele mista, normal ou oleosa pode fazer uma vez por semana; peles maduras, uma vez por mês e as muito secas, a cada 20 dias”, sugere a fisioterapeuta Fátima Braule, do Donne Spa Leblon, do Rio de Janeiro.Massagem potente
Aqueça levemente os óleos vegetais em banho-maria na hora de fazer massagem. “Essa dica ajuda a potencializar os ativos, facilita o deslizamento das mãos e a assimilação dos lipídios nutrientes contidos no produto. Mas atenção, aqueça somente a quantidade que for usar, depois de aquecido, o que não for utilizado, perde as propriedades e oxida”, explica Sonia Corazza.Relax na banheira
Quando tiver um tempinho extra, faça um banho de spa em casa. A temperatura da água deve ser 38º, nem muito quente nem muito fria. Misture óleos – de lavanda, alivia o estresse e acalma; de tangerina, atenua tensão, tristeza e desperta bons sentimentos; de eucalipto, refrescante, revigorante – e ervas como camomila e erva doce. Dilua duas gotas de cada óleo em três colheres de sopa de óleo vegetal (como semente de uva ou amêndoa doce) e despeje sobre as ervas em um saquinho de tecido leve, como organza. “Utilize sempre óleos essenciais puros. Jogue esse sachê na banheira e tome um banho de imersão de aproximadamente 30 minutos. Para promover um relaxamento mais intenso, o sistema de hidromassagem pode ser acionado por alguns minutos no início do banho”, sugere a fisioterapeuta dermatofuncional Fernanda Scovino, do Espaço Solaris, do Rio de Janeiro.Seios firmes
Ao passar os produtos indicados para os seios, os movimentos devem ser retos. “Com a mão espalmada aplique o creme da base do seio até o colo subindo de forma reta, não é preciso movimentos circulares, pois nesse caso, esse tipo de manobra pode aumentar a flacidez”, orienta a dermatologista Daniela Nunes, do Rio de Janeiro.Hidratante no inverno
Essa dica é perfeita para o frio. Aplique o hidratante habitual no final do banho com a pele ainda úmida, espalhe bem e aproveite para deslizar bem as mãos de cima para baixo para ativar a circulação. Na hora de se enxugar dê batidinha com a toalha, sem esfregar, a pele fica mais hidratada e não é necessário aplicar nenhum creme depois, basta se vestir.

Cabelos

Olheiras disfarçadas
Pela manhã faça compressas de chá de camomila gelado sobre os olhos fechados, vá trocando o algodão à medida que ?esquenta?. ?Diminui o inchaço das bolsas matinais e ainda clareia um pouco a região que fica mais escura pela manhã quando não dormimos bem à noite?, diz o dermatologista André Braz. Faça o chá bem concentrado (deixe o saquinho submerso de 10 a 20 minutos) e conserve na geladeira até ficar gelado ou faça um dia antes. ?O chá suaviza as olheiras devido ao seu componente azuleno, que é um anti-inflamatório natural. E o fato de ser gelado contrai os vasinhos?, justifica a fisioterapeuta dermatofuncional Fernanda Scovino, do Espaço Solaris, do Rio de Janeiro. Depois de fazer a compressa não se esqueça de aplicar um creme para contorno dos olhos, com movimentos de dentro para fora.

Celulite
Adeus casca de laranja
Para ativar a drenagem corporal use produtos anticelulite e contra a gordura localizada à noite, antes de dormir. “Dessa forma o tratamento fica em sintonia com a cronobioatividade do corpo. Isto é, a drenagem mais intensa acontece entre seis e sete horas da manhã. Assim, ao aplicar o produto à noite, ele será absorvido a tempo de favorecer a sinergia com a ação antiedema”, atesta a engenheira química Sonia Corazza.
Como aplicar
O creme anticelulite não terá mais ou menos efeito se aplicado com força. “O importante é fazer movimentos que ajudem a drenar a linfa e assim diminuir o inchaço da pele que piora o aspecto da celulite. As manobras devem ser feitas de fora para dentro, levando a linfa para virilha e de baixo para cima sempre em direção à virilha”, ensina a dermatologista Daniela Nunes, do Rio de Janeiro.


Mãos e pés
Pés livres de cansaço
Nos pés limpos aplique creme à base de manteiga de Karité, massageando por toda a extensão fazendo pressão em alguns pontos na sola dos pés. ?Isso favorece a circulação local e consequente sensação de descanso?, justifica a dermatologista Sara Bragança, do Rio de Janeiro.
Pés macios
Higienize os pés e mergulhe-os em uma bacia com água morna e sais de banho, permaneça assim por quinze minutos. Depois enxugue-os e aplique um hidratante específico para essa área com movimentos circulares no dorso e na planta dos pés, fazendo leve pressão.
Mãos de seda
O ideal é aplicar um hidratante sempre que precisar lavar com água e sabonete. ?As luvas de silicone e os cremes à base de ureia ou lactato de amônio e os óleos de amêndoas doces e minerais são excelentes hidratantes?, sugere a fisioterapeuta dermatofuncional Fernanda Scovino, do Espaço Solaris, do Rio de Janeiro.
Hidratação turbinada
Aplique um creme bem denso nas mãos e vista uma luva (pode ser aquelas de pintar cabelo ou as cirúrgicas) e deixe por 20 ou 30 minutos. Depois retire as luvas, esfregue uma mão na outra espalhando bem e fique pelo menos duas horas sem lavar as mãos. ?Fazer essa hidratação com vaselina também traz excelentes resultados e custa pouco?, sugere a médica Sara Bragança.
Cutícula maleável
Para aumentar a eficácia dos cremes amaciadores de cutículas, lave as mãos com sabonete liquido neutro antes de aplicá-los. ?Assim a epiderme, que tem pH ligeiramente ácido, fica mais acessível para receber a ação queratolítica do produto?, justifica a engenheira química Sonia Corazza.
Fios hidratados no banho
Lave os cabelos, aplique condicionador ou uma máscara de tratamento e coloque uma touca plástica até o final do banho. Antes de desligar o chuveiro enxágue retirando completamente o produto. ?Os fios ficam mais hidratados e favorece o brilho?, explica o dermatologista André Braz, do Rio de Janeiro.
Fios mais limpos
Em um recipiente dilua o seu xampu habitual com água, em partes iguais, e use normalmente. ?A diluição faz com que o processo de limpeza seja mais eficaz, pois não deixa resíduos acumulados. Esse processo ainda deixa os fios soltos e com mais brilho?, explica a cosmétologa Cris Dios, proprietária do salão Laces and Hair, de São Paulo. O condicionador também deve ser diluído (mesma proporção) e aplicado nas pontas dos cabelos, nunca perto da raiz ou no couro cabeludo.
Hidratação máxima
?Para otimizar a ação hidratante das máscaras capilares, uma vez por semana, lave os cabelos antes com xampu de higiene profunda?, ensina Sonia Corazza.
Óleo de argan neles
?Esquente uma colher de sopa de óleo de argan no microondas e passe nos fios (evite a raiz). Deixe agir por uma hora e depois lave os cabelos normalmente?, ensina o cabeleireiro das famosas Marco Antonio de Biaggi, do MG Hair Design. ?Aqueça uma gota de óleo de argan esfregando uma mão na outra e aplique nas pontas dos cabelos limpos e secos. Funciona como um leave-in hidratante poderoso?, acrescenta o expert.
Fios soltinhos e com brilho
Experimente fazer o último enxágue com água mineral que, por ser uma água mais pura (sem cloro), deixará o cabelo mais solto e brilhante
Couro cabeludo saudável
Um cabelo bonito e saudável tem relação direta com a limpeza e saúde do couro cabeludo. Por isso a região exige periodicamente uma limpeza profunda. ?Uma vez por mês deve-se fazer uma esfoliação com um produto próprio para esse fim?, aconselha Cris Dios. ?Aplique uma máscara hidratante nos fios (para não ressecar, mas sem tocar a raiz). Divida os cabelos em mechas e vá aplicando o produto no couro cabeludo. Em seguida faça uma massagem revigorante e lave normalmente?, ensina Cris.
Cabelos menos ressecados
Toda vez que for fazer escova ou chapinha, com os cabelos lavados e úmidos, espere os fios secarem naturalmente pelo menos 70% da umidade e só então use os aparelhos quentes, o tempo de exposição ao calor será menor e vai ressecar menos o fio.

Rosto
Rosto recuperado
Depois de esfoliar a pele molhe vários quadrados de algodão no chá verde e coloque morno sobre todo o rosto. Deixe agir por 15 minutos. ?O chá é rico em polifenóis que ajudam a desintoxicar a pele. A área dos olhos tem um comprometimento com poluição, má alimentação e excesso de sol, fatores que diminuem a resistência da pele. O chá ajuda a pele a se recuperar, pois traz de volta às células cutâneas parte dos oligoelementos perdidos?, justifica Roseli Siqueira.
Controle da pele oleosa
Utilizando um esfoliante facial de grânulos leves, faça uma esfoliação de duas a três vezes por semana, durante o banho, no rosto, com movimentos circulares por cinco minutos nas áreas mais oleosas: nariz testa e queixo. ?Nessas regiões, principalmente, se acumulam os comedões (cravos) que causam os poros abertos e comprometem a beleza e a higiene?, diz o médico André Braz, que recomenda um esfoliante bem leve.
Esfoliação leve e eficaz
Pessoas muito sensíveis aos esfoliantes mecânicos (com esferas vegetais ou sintéticas) podem fazer uma limpeza profunda sem danificar a pele, basta misturá-los ao sabonete cremoso facial habitual, uma vez por semana, e lavar o rosto fazendo movimentos delicados.

Olhos
Olhar mais leve
Com a pele limpa e tonificada utilize um creme para contorno dos olhos ou um pingo de óleo misturado com água para fazer uma drenagem linfática nas pálpebras inferiores. O olhar fica mais leve e descansado. Deslize a ponta do dedo indo do canto interno para o externo ? pressione e solte por toda a área, como se estivesse arrastando uma bolinha (as toxinas) e se liberte. ?Isso ameniza bastante o inchaço e a aparência de cansaço?, garante Roseli Siqueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário