segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Novidades Dermatológicas Cosmiátricas

Acabei de retornar do congresso mundial de dermatologia cosmética realizado em Cancun no início do mês. Tive a honra de presidir dois simpósios, um sobre abordagem cosmética do terço médio e inferior da face (tema do capítulo que escrevi para o livro oficial do congresso) e outro sobre volumerizadores faciais (ácidos hialurônicos para restabelecer o volume facial perdido com os anos). Também palestrei em mais 4 simpósios como convidado internacional, além de discursar no lançamento do livro já citado.
Geralmente após essa maratona de trabalho, fico sabendo de grandes novidades pois tenho contato direto com grandes dermatologistas de toda parte do mundo, alguns que já tinha uma relação profissional em publicações científicas ou em palestras e outros que tive o prazer de conhecer durante o evento por fazerem contato para esclarecimentos de dúvidas técnicas sobre minhas palestras.
Portanto tenho uma novidade para compartilhar e uma constatação a fazer (pois foi novidade para muitos mas não para mim ou para vários dermatologistas brasileiros e mundiais).
Já é conhecido o uso de instrumentos em forma de rolos com várias microagulhas acopladas (“Dermarollers”)  que produzem micropuncturas na pele o que estimulam a produção de colágeno no momento da cicatrização, suavizando com algumas sessões (3 a 5) : a textura da pele, cicatrizes de acne, rugas finas, estrias. Um up-grade para os “Dermarollers” é a Dermapen, uma caneta eletrônica também com agulhas descartáveis onde podemos regular a profundidade que as agulhas irão atingir, e a velocidade com que isso ocorre. Já utilizo desde que foi lançada no congresso europeu de dermatologia em Lisboa- Portugal em outubro de 2011, com bons resultados. Outro tipo de procedimento que promove as micropuncturas são as tecnologias a laser, o erbium e o Co2 fracionados, tendo como vantagem a ação térmica que produz, havendo portanto um resultado superior. A questão é que apresenta várias contraindicações para não haver pigmentação posterior dessa pele, como por exemplo: pele bronzeada, fototipo alto (pele negra) e melasma.
A novidade que esta sendo espalhada no mundo todo é a aplicação de medicamentos tópicos logo após as micropuncturas serem feitas na pele, pois penetrariam nos orifícios e agiriam diretamente na derme. Isso está sendo chamado de “Drug dellivery”(Figuras 1 e 2). O objetivo seria a potencialização dos resultados para as indicações já citados anteriormente, e para clareamento também das “manchas” de difícil tratamento como o melasma.
Figura 1
Figura 2
A aplicação desses medicamentos tópicos logo após as micropuncturas pode ser feita após os lasers Erbium e Co2 fracionados, ou após os Dermarollers ou a Dermapen. A vantagem do “Drugdellivery” após as micropuncturas sem a tecnologia a laser é o pós procedimento muito mais leve e bem menos dolorido e poder ser indicado para as cicatrizes de acne, rugas finas, estrias e melhora da textura da pele em pacientes com pele bronzeada, pele negra e pele com melasma ( já que piorariam com os lasers). A desvantagem das micropuncturas sem a tecnologia a laser é a necessidade de mais sessões para se ter um bom resultado em comparação a tecnologia á laser por essa última apresentar um importante ação térmica.
A constatação a ser feita é que agora parece ser tendência mundial ( o que já faço há 5 anos)  a naturalidadenos resultados obtidos após procedimentos para rejuvenescimento como aplicação de toxina botulínica e de ácido hialurônico. É uma avaliação de toda a face  e tratamento global da mesma, quando necessário, em várias áreas com poucas quantidades para suavizar os sinais do tempo, ou seja; relaxar, com a toxina botulínica, a musculatura facial que que tem ação depressora, promover a reposição do volume perdido facial e redefinir o contorno facial que vai se alterando com os anos ( Figura 3 ) . Isso tudo sem alterar a expressão facial e o rosto anterior do paciente. Só queremos restaurar o que foi perdido e não modificar o contorno facial do paciente o transformando em outra pessoa completamente diferente do que sempre foi, o que infelizmente temos visto bastante pelas ruas ou na grade dos canais de televisão.
Figura 3
Queremos que as pessoas que encontrem com os pacientes que foram tratados  façam comentários do tipo: “nossa, como vc esta com expressão descansada, vc estava de férias ? Esta tão bem e bonita ou bonito!”. Agora se as pessoas disserem: “Nossa fulana esta diferente! Ela ou ele fez algum procedimento no rosto né? Esta estranha ou diferente do que era, que esquisito!”. Se o paciente ouvir esse último comentário, é porque com certeza a indicação ou o resultado do tratamento não foi bom. E não queremos isso. Portanto, naturalidade e suavizar os sinais do tempo estão em alta, modificar e paralisar o tempo estão em baixa.

Concluindo como lema atual e espero que para sempre: “O MENOS É MAIS”!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário