quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O que é creme com fator de crescimento?clinica Renata Fonatny

Fatores de Crescimento
A mais recente novidade em ativos cosméticos que chega ao mercado brasileiro promete serem grandes aliados a nós, profissionais de Estética: os fatores de crescimento. Os fatores de crescimento para o envelhecimento da pele têm demonstrado positivamente combater o envelhecimento e foto-envelhecimento, especificamente a perda de elasticidade, tom de pele irregular, e afinamento da epiderme. As principais funções dos fatores de crescimento são: remover as células epidermais danificadas, estimular a proliferação celular da pele, reparar e prevenir rugas, minimizar cicatrizes, reduzir e prevenir celulite, além de revitalizar e nutrir as células. Cosméticos com fatores de rescimento são estimuladores do tecido, pois atua de forma direta na divisão celular. Além, é claro, de retardar procedimentos cirúrgicos mais invasivos. A descoberta é uma forma excelente de tratamento compatível com a biofisiologia humana. Estes novos ativos que chegam ao mercado são mais potentes e eficientes: diminuem manchas, preenchem rugas, além de serem mediadores biológicos naturais em vários tecidos em fase de cicatrização e/ou renovação celular.
Fatores de Crescimento e Peptídeos: O que são?
Os fatores de crescimento são proteínas (citoquinas) produzidas por células do tecido e são responsáveis pelo fenômeno conhecido por "Comunicação Celular". Graças a esta "comunicação química" que existe entre as células que o tecido desempenha a sua função. Através do envelhecimento e por decorrência de algumas doenças, a produção de fatores de crescimento é diminuída e, com ela, a fisiologia do tecido.
Desta forma, fatores de crescimento não são hormônios. Por definição, um hormônio é produzido por uma glândula e através da corrente sanguínea desempenha função em tecidos distantes. Os fatores de crescimento disponíveis para aplicação tópica são produzidos por células da pele e o seu destino é a pele. Peptídeos são fragmentos de fatores de crescimento, no qual é comprovado que tal sequenciamento de aminoácidos confere funções específicas. Os peptídeos encontram-se na forma mais concentrada.
Os Fatores de crescimento e seus peptídeos são obtidos por biotecnologia pela técnica de produção de proteínas recombinantes - a mesma técnica adotada na produção de vacinas, antibióticos e enzimas. Um sequenciamento de aminoácidos obtidos do DNA humano é inoculado na bactéria E.coli, que, por processo fermentativo, produz os fatores de crescimento. O produto secretado pela bactéria é filtrado e separado por eletroforese, e este, já é o fator de crescimento ativado. Para uma melhor absorção pela pele, estas moléculas são nanoencapsuladas. A recombinação de proteínas é muito segura, isto porque, são 100% homologadas as proteínas humanas. Não há mais relatos de nenhuma reação alérgica ou tópica na aplicação dos produtos.

Na pele, os Fatores de Crescimento e seus Peptídeos são responsáveis por:
Iniciar o processo de cicatrização (remodelação), substituindo o tecido danificado por um tecido novo;
- Estimular a produção de matriz extracelular (fibras e glicosaminoglicanas) e desta forma promover o
preenchimento da epiderme, derme e hipoderme (subcutâneo);
- Promover angiogênese no folículo capilar (mecanismo inovador) e desta forma revitalizar e nutrir o couro cabeludo;
- Aumentar a população de folículos capilares.
Segundo estudo científico, a biodisponibilidade dos fatores de crescimento é otimizada quando veiculados em gel, gel-creme ou serum, pois, a presença de óleo na formulação poderia desnaturar as nanocapsulas.


Tipos de Fatores de Crescimento
GF é o é a sigla que define os fatores de crescimento (Growth Factor), temos:
EGF – Fator de crescimento epidermal que reduz e previne linhas e rugas pela ativação de novas células da pele; devolve a uniformidade no tom da pele, devolvendo vitalidade e energia; recupera a aparência jovial da pele; elimina cicatrizes e manchas da pele.
Potente estimulador da epitelização: Foram avaliados ferimentos, tratados 2 vezes ao dia, com aplicação tópica de EGF- Fator de Crescimento Epidermal e placebo.
Os ferimentos tratados com EGF- Fator de Crescimento Epidermal apresentaram tempo de reepitelização acelerado, de forma dose-dependente.
Hong JP, Kim YW, Jung HD, Jung KI. The effect of various concentrations of human recombinant epidermal growth factor on split-thickness skin wounds. Int Wound J. 2006 Jun;3(2):123-30.
IGF – Fator de Crescimento Insulínico que reduz e previne linhas e rugas através ativação da geração de novas células cutâneas; aumenta os níveis de colágeno e elastina da pele e reduz manchas avermelhadas; possui um efeito redutor de gordura (drenagem) facial e corporal, além de fortalecer os cabelos enquanto estimula os folículos capilares a produzirem um fio mais denso e forte.
IGF - Fator de Crescimento Insulínico afeta a proliferação celular, a remodelagem tecidual e o ciclo de crescimento capilar, bem como a diferenciação folicular. Foi identificada a sinalização pelo IGF-Fator de Crescimento Insulínico como uma importante reguladora mitogênica e morfogênica na biologia do folículo piloso.
Weger N, Schlake T. Igf-I signalling controls the hair growth cycle and the differentiation of hair shafts. J Invest Dermatol. 2006 Sep;126(9):2135; author reply 2135-6..
bFGF – Fator de Crescimento Fibroblástico Ácido reduz e previne linhas e rugas pela ativação de novas células da pele; rejuvenesce a pele, repara cicatrizes e escoriações; fortalece a elasticidade cutânea por induzir a síntese de colágeno e elastina e melhorara a circulação periférica, sendo indicado para desordens capilares. Tratamento de lesões crônicas decorrentes de trauma, diabetes mellitus, úlcera de decúbito e radioterapia com formulação contendo bFGF (Fator de Crescimento Fibroblástico Básico). Um dos casos relatados é de um paciente que após realização de enxerto cutâneo na região sacroxigeal havia dois meses, não estavacompletamente cicatrizado. Após 22 dias de tratamento com bFGF a lesão estava completamente cicatrizada.

Fu X, Shen Z, Guo Z, Zhang M, Sheng Z.
Healing of chronic cutaneous wounds by topical treatment with basic fibroblast growth factor.
China Medical Journal Mar;115(3):331-5 - 2002

VEGF – Fator de Crescimento Vascular estimula o crescimento capilar, facilita a nutrição do folículo capilar e indução da angiogênese.
VEGF- Fator de Crescimento Vascular aumentou a expressão dos folículos pilosos nos dias 12 e 15, acelerou o crescimento capilar e aumentou a espessura do fio pela propriedade de estimular a angiogênese do fator de crescimento vascular.
Ref. Kiichiro Y. et. al., 2001 J. Clin. Invest. 107: 409- 417
Estudos Científicos
Fitzpatrick revisou os efeitos da aplicação tópica de fatores de crescimento na cura de ferimentos e seus potenciais usos em tratar a pele com fotodano. Foi utilizada uma mistura de múltiplos fatores de crescimento derivados de fibroblastos humanos. Aplicação tópica em 14 pacientes, 2 vezes ao dia, durante 60 dias. Estimulação da fase remodeladora da cura.

Resultado Pacientes

Melhora clínica 78,6%
Aumento da espessura epidermal 27%
Aumento da nova formação de colágeno 37%

Esses dados, bem como os de outros estudos abordando os fatores de crescimento na cura de ferimentos, demonstram resultados cosméticos e clínicos positivos da aplicação tópica de fatores de crescimento para o tratamento de peles fotodanificadas. Quando os fatores de crescimento são associados a outros ativos como aminoácidos, oligoelementos e ativos que protegem as células tronco, garantem resultados rápidos e efetivos no processo de restauração e reparação tecidual, restabelecendo, a divisão das células, protegendo do envelhecimento e rejuvenescendo os fibroblastos (células que sintetizam as proteínas de colágeno e elastina). A grande vantagem em ter aminoácidos em produtos cosméticos é que o caminho para nutrir a pele se torna mais curto, já que o nutriente é colocado diretamente no tecido, não precisando passar pela corrente circulatória até atingir a pele.
Hidroxyprolisilane CN
Possui as propriedades cosméticas característica dos SILANÓIS e as da combinação de dois AMINOACIDOS: hidroxiprolina e ácido aspártico.
- Atuam na reestruturação e regeneração do colágeno e da elastina.
- Atua no processo de envelhecimento, pois se opõe a formação dos radicais livres.
- Ação sobre as estrias, pois atuam sob a regeneração das fibras de colágeno e elastina, opondo-se a sua degradação.
- Normalização da permeabilidade dos capilares.
- Penetra no epitélio até a junção dermo-epidérmica, estimulando a mitose dos fibroblastos e as células que formam a túnica capilar.
Physiogenyl – Catalisador Fisiológico Oligomineral
Physiogenyl ® é um catalisador fisiológico especialmente desenvolvido para responder às necessidades da pele. A atividade do Physiogenyl ® está baseada na sinergia entre os sais de sódio, magnésio, zinco e manganês do Ácido Pirrolidone Carboxílico (PCA). A fim de responder às necessidades vitais da pele conferindo hidratação e uma capacidade energética suficiente para iniciarmos o dia.
- Ingrediente ativo 100% fisiológico
- Estimula o crescimento e metabolismo dos queratinócitos
- Estimula a produção de ATP intracelular dos queratinócitos
- Hidratante
Phycojuvenine
É um extrato concentrado da alga marrom Laminaria digitata. Rico em polifenóis e polissacarídeos, principalmente alginatos, é um excelente remineralizante e fortificante. Protege o DNA da mitocôndria, evitando sua degradação, mantendo seu nível energético, prevenindo o envelhecimento da pele. Quando aplicado em peles envelhecidas, o Phycojuvenine® age como um regenerador celular, diminui os sinais do envelhecimento e reverte o stress tecidual, devolvendo-lhes a aparência jovem e saudável. A importância das células tronco para uma pele sempre jovem! Nossas células cutâneas morrem e são substituídas por células novas a cada 21 dias. Isso só é possível graças as células tronco (Stem Cells), células que possuem o poder de se multiplicar e se especializar. As células tronco adultas funcionam como um "estoque" de células, regulando a divisão celular e formando "células mães" que darão origem à população células do tecido. Assim, são fundamentais nos processos proliferativos e na regeneração cutânea. A chave da "eterna" renovação celular é a vitalidade das células tronco adultas. A atividade das células tronco adultas é estimulada pelos fatores de crescimento, e protegida pelo Phycojuvenine. Ex: No caso da Derme o bFGF(bacic Fibroblast Growth Factor) é responsável por este estímulo. Acompanhem agora alguns estudos de caso com a combinação dos fatores de crescimento, aminoácidos, oligoelementos e células tronco associados a corrente galvânica e a microcorrentes realizados por Profissionais de Estética, em pós-operatório imediato, tardio, rejuvenescimento e estrias.
Análise de Caso
Paciente: G. C. C.
Idade: 30 anos
Início do Tratamento: 26 de Julho de 2010
Término do Tratamento: 06 de agosto de 2010
Protocolo de Tratamento: Prontuário Estético - Aplicação do composto de Ácidos. Aplicação de:
Hidroxiprolsilane; Fator de Crescimento CG – ICF; Fator de Crescimento CG – EGF; Fator de Crescimento CG – VEGF; Physiogenyl; Phycojuvenine; Fator de Crescimento B-FGF; Máscara Finalizadora.
Corrente Galvânica = Contínua, constante e unidirecional - 5' polo + e 5' polo.

Início

Final
 
Análise de Caso
Paciente: G. F. C. Idade: 43 anos
Início do Tratamento: 26 de julho de 2010
Início do Tratamento: 06 de agosto de 2010
Melhor Indicação: Revitalização facial, paciente fumante.
Protocolo de Tratamento: Prontuário Estético - Aplicação do composto de Ácidos. Aplicação de: Hidroxiprolsilane; Fator de Crescimento CG – ICF; Fator de Crescimento CG – EGF; Fator de Crescimento CG – VEGF; Physiogenyl; Phycojuvenine; Fator de Crescimento B-FGF; Aplicação do Ionto DMAE; Máscara Finalizadora.
Corrente Galvânica = Contínua, constante e unidirecional.
Iontoforese: Produto – solução eletrolítica - 10' polo + e 10' polo –.
Início do Tratamento

Após 10 Sessões
 
Análise de Caso
Paciente: G.C.C. Idade: 30 anos
Data da cirurgia: 08 de julho de 2010
Início do tratamento: 21 de Julho de 2010
Cirurgia: Mamoplastia de Redução e Colocação de Prótese
Protocolo de Tratamento: Prontuário Estético - Aplicação de: Hidroxiprolsilane; Fator de Crescimento CG – ICF; Fator de Crescimento CG – EGF; Fator de Crescimento CG – VEGF; Physiogenyl; Phycojuvenine; Fator de Crescimento B-FGF.
Microcorrente = Contínua, constante e unidirecional.
Produto – solução eletrolítica: 10' pólo + e 10' pólo –
Início - 13º P.O.
Décima Sessão - 23º P.O.
Início
Décima Sessão
Início
Décima Sessão
 
Análise de Caso 
Paciente: I.L.P. Idade: 39 anos
Data da cirurgia: 23 de Junho de 2010
Início do Tratamento: 13 de Julho de 2010
Cirurgia: Dermolipectomia Abdominal e Lipoaspiração.
Protocolo de Tratamento: Prontuário Estético - Aplicação de: Hidroxiprolisilane CN; Fator de Crescimento CG – ICF; Fator de Crescimento CG – EGF; Fator de Crescimento CG – VEGF; Physiogenyl.
Corrente Galvânica = Contínua, constante e unidirecional
Iontoforese: Produto – solução eletrolítica - 5' polo + e 5' polo -
Início - 21º P.O.
Décima Sessão - 31º P.O.
 
Início - 21º P.O.
Décima Sessão - 31º P.O.
 
Análise de Caso
Paciente: J. C. G. Idade: 24 anos
Data da Cirurgia: 12 de agosto de 2007
Data da Correção Cirúrgica: 07 de novembro de 2007
Início do Tratamento: 19 de Julho de 2010
Cirurgia: Mamoplastia de redução cicatriz de tardia (3 anos)
Protocolo de Tratamento: Prontuário Estético - Aplicação do composto de Ácidos. Aplicação de: Hidroxiprolsilane; Fator de Crescimento CG – ICF; Fator de Crescimento CG – EGF; Fator de Crescimento CG – VEGF; Physiogenyl.
Corrente Galvânica = Contínua, constante e unidirecional.
Iontoforese: Produto – solução eletrolítica - 10' polo + e 10' polo.
 
Início do Tratamento
Décima Sessão
Início do Tratamento
Décima Sessão
 
Referências Bibliográficas:
1-Beckert S, Haack S, Hierlemann H, Farrahi F, Mayer P, Königsrainer A, Coerper S. Stimulation of
steroid-suppressed cutaneous healing by repeated topical application of IGF-I: different mechanisms of action based upon the mode of IGF-I delivery. J Surg Res. 2007 May 15;139(2):217- 21. Epub 2006 Oct 27.
2-Fitzpatrick RE. Endogenous growth factors as cosmeceuticals. Dermatol Surg. 2005 Jul;31(7 Pt 2):827-31; discussion 831.
3-Fu X, Shen Z, Guo Z, Zhang M, Sheng Z. Healing of chronic cutaneous wounds by topical treatment with basic fibroblast growth factor. Chin Med J (Engl). 2002 Mar;115(3):331-5.
4-Goldstein RH, Poliks CF, Pilch PF, Smith BD, Fine A. Stimulation of collagen formation by insulin and insulin-like growth factor I in cultures of human lung fibroblasts. Endocrinology. 1989 Feb;124(2):964-70.
5-Hong JP, Kim YW, Jung HD, Jung KI. The effect of various concentrations of human recombinant epidermal growth factor on split-thickness skin wounds. Int Wound J. 2006 Jun;3(2):123-30.
6-Kwon YB, Kim HW, Roh DH, Yoon SY, Baek RM, Kim JY, Kweon H, Lee KG, Park YH, Lee JH. Topical
application of epidermal growth factor accelerates wound healing by myofibroblast proliferation and collagen synthesis in rat. J Vet Sci. 2006 Jun;7(2):105-9.
Mehta RC, Fitzpatrick RE. Endogenous growth factors as cosmeceuticals. Dermatol Ther. 2007 Sep-Oct;20(5):350-9.
7-Yamanaka K, Inaba T, Nomura E, Hurwitz D, Jones DA, Hakamada A, Isoda K, Kupper TS, Mizutani H. Basic fibroblast growth factor treatment for skin ulcerations in scleroderma. Cutis. 2005 Dec;76(6):373-6.
8-Weger N, Schlake T. Igf-I signalling controls the hair growth cycle and the differentiation of hair shafts. J Invest Dermatol. 2006 Sep;126(9):2135; author reply 2135-6.
9-Zouboulis ChC. Intrinsic skin aging. A critical appraisal of the role of hormones. Hautarzt. 2003
Sep;54(9):825-32. Caregen, Coréia do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário