segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Sono como aliado da dieta é tema de congresso

Sono como aliado da dieta é tema de congresso

Pesquisa revela que a perda de peso pode ser duas vezes maior em uma pessoa dormindo do que uma pessoa acordada e parada.

Pesquisas recentes comprovam que, para emagrecer, não basta apenas ter uma dieta equilibrada e fazer exercícios. O sono é comprovadamente um dos grandes aliados da dieta, sendo que uma noite mal dormida já é suficiente para a pessoa acordar acima do peso no outro dia.

Este tema será discutido no 3º Congresso Mundial de Medicina do Sono
"A relação entre emagrecimento e sono já é conhecida, mas, ao contrário do que muitos pesquisadores acreditavam, a perda de peso não acontece apenas em longo prazo. Quando a pessoa dorme bem uma noite, ela já acorda mais magra no outro dia", afirma Walter André dos Santos Moraes, neurologista e pesquisador do Instituto do Sono/UNIFESP. De acordo com o especialista, estudos comprovam que uma pessoa pode perder peso duas vezes mais rápido dormindo do que acordada e parada. "Em algumas pessoas, a perda de medidas chega a 2% durante a noite voltando a recuperar parte disso ao longo do dia", explica Walter. O motivo deste emagrecimento, segundo o pesquisador, são os processos que o organismo realiza durante o sono, como metabolismo basal, perda hídrica, recuperação de tecidos, entre outros. Alterações na ciclo diário de peso podem levar à obesidade a longo prazo.
Durante a noite também são produzidos hormônios que facilitam o emagrecimento, como a leptina, responsável pela sensação de saciedade, o GH, que aumenta a massa magra, e a insulina, hormônio que processa a glicose. Estudos internacionais mostram ainda que uma hora a menos de sono por dia pode aumentar em até 20% o peso corporal da pessoa. "Estimativas demonstram que as pessoas em todo o mundo têm dormido duas horas a menos por dia. Na mesma proporção, os índices de obesidade crescem de forma alarmante. Certamente, não é uma coincidência", conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário