segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Pés bonitos e saudáveis no verão

Pés bonitos e saudáveis no verão

Estação do sol e das águas exige prevenção e tratamento de micoses, fissuras e ressecamentos
Sol, chuva, praia, piscina e esportes radicais. Tudo isso faz parte do verão, quando as pessoas querem mostrar mais o corpo e ficarem mais bonitas. Assim, é preciso tomar ainda mais cuidado com o corpo e, em especial, com os pés: haja resistência a tanta exposição à areia quente, às caminhadas em terrenos irregulares, aos chinelos, às sandálias e às rasteirinhas...
"Calosidades, unhas encravadas, ressecamentos, fissuras e micoses são alguns dos problemas que oito em cada dez brasileiros apresentam nos pés, principalmente nesta época do ano", explica o podólogo Adriano Giaciane, Podólogo e Coordenador Técnico da Doctor Feet. Com a maior exposição dos pés, é recomendável atenção especial na hidratação, que deve ser feita por um especialista de podologia e depois seguida em casa.
COMO AGIR EM RELAÇÃO A CADA UM DOS PROBLEMAS
Ressecamentos
Recomendada para o inverno, a Hidratação com Parafina Quente, pode e deve ser realizada também no verão, como preparo da pele para os efeitos do calor e para uma rotina de hidratação a ser feita em casa. Elaborada com alta concentração de Óleo Essencial de Melaleuca, que possui ação fungicida, bactericida, calmante e cicatrizante, serve para tratar e prevenir fissuras, ressecamento e micoses. O protocolo completo abrange higienização, hidratação das unhas, aplicação da parafina, descanso com bota térmica e massagem final. A única contra-indicação é para pessoas diabéticas, que só podem fazer a hidratação com parafina fria.
Fissuras
Popularmente conhecidas como rachaduras, há casos leves, mais fáceis de serem tratados, e os tipos mais severos, que podem levar à dor e ao sangramento. Em geral, são provocadas pela falta de hidratação, mas há lesões causadas por patologias como diabetes, hipertensão, obesidade, cardiopatias diversas ou problemas vasculares. "Nesses casos, nenhum tratamento terá efeito se um médico não acompanhar e tratar essas doenças", alerta Giaciane.
Para tratar as fissuras, o podólogo indica o aumento do consumo de água e da hidratação externa dos pés, com cremes adequados, além da hidratação profunda à base de parafina, como primeira providência, sempre feita por um especialista. O paciente deve prosseguir o tratamento em casa, evitando lixar os pés, principalmente se a fissura sangrar com facilidade. "Só o podólogo sabe a intensidade que pode dar ao lixamento a fim de não romper mais tecidos, agravando o caso. Enquanto existir a fissura, evite o uso de chinelos e rasteirinhas e opte por sapatos fechados", recomenda o técnico.
Micoses
Caracterizada por coceira entre os dedos, bolinhas na pele, ardor, ou, no caso das unhas, manchas brancas ou amareladas, e até escamação e queda, a micose é um problema cujo tratamento é bem mais longo. Para evitar seu aparecimento, Giaciane ressalta a importância de secar bem os pés, principalmente entre os dedos. E lembra: "Ao usar sapatos fechados, prefira meias de algodão e troque diariamente de calçados e meias".
Giaciane orienta que seus clientes fiquem atentos ao ambiente que freqüentam, como praia, piscinas, saunas, banheiros coletivos e todos os locais em que haja umidade, calor e pessoas descalças. O especialista ensina a prevenir-se contra as micoses:
Tinea Peds são micoses entre os dedos, as chamadas frieiras. São descamações da pele, causadas por fungos, que provocam coceira e até sangramento, em casos extremos, Para evitá-las, é preciso lavar bem os pés e secar entre os dedos a cada banho.
Use chinelos de borracha o maior tempo possível à beira da piscina e em banheiros coletivos. Habitue-se a tomar banho com eles, retirando-os somente para lavar os pés (aproveite para lavar os chinelos nesse momento).
Após voltar da praia, lave bem os pés. Use uma escova de cerdas longas e macias para fazer a assepsia das unhas, limpando as laterais no sentido do tornozelo para a ponta (sentido proximal para distal). Cada cantinho e debaixo das unhas deve ser cuidadosamente limpo.
Procure o podólogo quando voltar da praia, pois ele fará a assepsia e o corte correto das unhas, efetuando a prevenção de um eventual problema.
Use um desodorante ou talco para os pés com bactericida e fungicida (quem transpira excessivamente deve preferir o desodorante ao talco, para evitar resíduos em ambiente úmido).
Use meias de algodão, que absorvem o suor. Sob meias finas, as mulheres devem usar meias do tipo sapatilha, de algodão, bem pequenas e discretas, para absorver o suor dos pés.
Se a prevenção não foi suficiente e você pegou micose, é preciso realizar um bom tratamento o mais rápido possível: ela pode piorar com o tempo e até abrir caminho para outras doenças, por deixar a área frágil e com baixa imunidade. Giaciane conta que, quando a micose está na pele dos pés, entre os dedos, em geral é de tratamento mais fácil. Já as instaladas nas unhas precisam da avaliação do podólogo e do dermatologista. "Só o médico que poderá receitar um medicamento eficiente que ajudará a combater o problema. O podólogo controlará o problema por meio do uso de produtos tópicos, corte correto das unhas, limpeza com bisturis, brocas e outros instrumentos adequados, além de orientar o cliente quanto ao tratamento a ser realizado em casa, de forma que o problema não persista ou que não haja reinfecção".

Nenhum comentário:

Postar um comentário