Abandone os pensamentos típicos e errados de quem faz dietaAo dar a largada da reeducação alimentar, algumas idéias que costumam rondar o dia-a-dia de quem está de dieta podem chegar até você. Além de atentar ao cardápio, espantar as ilusões típicas do processo de emagrecimento é fundamental para atingir sua meta. Para ajudá-la a desmascarar as farsas, a responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella, montou uma lista com cinco delas. Saiba como agir contra os pensamentos ilusórios.
Ilusão: Depois de atingir a meta, o cardápio não precisa mais ser controlado.Além de enganadora, a idéia pode resultar na volta dos quilos perdidos, fazendo o esforço da dieta ir por água abaixo. Ao conseguir emagrecer, muita gente retoma, gradativamente, os hábitos alimentares errôneos , alerta Roberta. O resultado não poderia ser outro, a não ser a subida do ponteiro da balança.
Se você aumentar a ingestão de calorias e diminuir a prática de atividade física, o ganho de peso será notado , exemplifica. Para não tropeçar nessa ilusão, a nutricionista do Minha Vida aconselha a encarar a dieta como uma transição para seguir um cardápio saudável por toda a vida, cometendo excessos esporadicamente.Ilusão: Determinação é suficiente para ver o ponteiro da balança descer. O papel da força de vontade é indiscutível quando falamos de emagrecimento. É a determinação que faz você resistir a um delicioso bolo de chocolate e colocar seu objetivo em primeiro plano. Porém, nem tudo gira em torno dela. É necessário ter noções sobre o que são pratos balanceados, em vez de simplesmente fechar a boca , atenta a nutricionista.
Roberta aconselha ainda a evitar promessas difíceis de serem cumpridas para não sofrer com frustrações posteriores. Nada de querer eliminar uma grande quantidade de peso em um curto período de tempo. Trabalhe com a perda de quatro quilos por mês. Some a isso, disciplina para manter um cardápio equilibrado e praticar exercícios físicos, aponta o caminho do emagrecimento saudável.
Ilusão: Todos os problemas somem junto com os quilos extras. É fato que a insatisfação com o peso acarreta outros problemas, como os ligados à saúde e à aceitação da imagem corporal. Mas essa relação pode causar uma confusão grande. Emagrecer melhora a auto-estima, a saúde e, assim, a qualidade de vida das pessoas , enumera a especialista. Ela ressalta que as melhoras no corpo são visíveis, mas se os problemas estiverem relacionados a fatores emocionais, só o emagrecimento pode não resolver.
Roberta diz também que é importante lembrar que as mudanças acontecem a longo prazo e não devem ser feitas apenas na fase de eliminação de peso. A manutenção dos hábitos é fundamental. Assim como é necessário estar emocionalmente preparado para tais mudanças no estilo de vida, completa.
Ilusão: Exercícios permitem calorias a mais no prato. Existe uma tendência de superestimar o gasto calórico decorrente da atividade física e subestimar as calorias obtidas pela alimentação, constata Roberta. Ela alerta que caminhar por uma hora e, em seguida, se presentear com um doce, coloca todo o esforço da atividade física a perder.
A especialista lembra que os exercícios entram em cena como complemento da dieta. Seguir um programa alimentar não exclui a necessidade de praticar exercícios. Assim como as atividades físicas não fazem com que o cuidado com a alimentação seja menor. O segredo é aliar os dois, de acordo com o perfil de cada pessoa, completa.
Ilusão: Situações fora da rotina são motivos para sair da dieta. Aniversários, festas em família e encontro com os amigos sempre farão parte da sua vida social. Se você transformar tais eventos em pretexto para se esbaldar nas tentações, certamente, vai comprometer seu projeto de emagrecimento. Quando você depara com alimentos que não estavam previstos no cardápio de redução de peso, é fundamental fazer as opções certas e controlar quantidade do que for ingerido, dá a dica Roberta.
Mais um conselho da nutricionista é saber dizer não para ofertas muito calóricas e para a insistência de amigos ou familiares. É comum as pessoas que ofertam os alimentos insistirem, dizendo que só um dia não faz mal. Nessa hora, pense em sua meta e no que deseja para si, incentiva.
Roberta explica que consumir um pouquinho de cada alimento é outra armadilha. Principalmente quando falamos de preparações mais calóricas. Uma porção pequena de cada alimento pode somar um valor calórico excessivo no final de uma festa, exemplifica. Para não correr esse risco, a nutricionista afirma que a moderação deve estar em primeiro plano.
Em vez de comer três fatias pequenas de diferentes tipos de bolo, prefira uma fatia média do seu bolo preferido. Ainda de acordo com ela, as situações que fogem da rotina alimentar podem ser benéficas para a dieta. A partir delas, você consegue verificar o quanto está empenhada para mudar a alimentação e ter um estilo de vida mais saudável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário