terça-feira, 9 de novembro de 2010

Auriculo Acupuntura

Auriculoacupuntura

Auriculoacupuntura é a Acupuntura realizada em pontos da orelha. Esta é um micro-sistema com representação de todo o corpo e suas estruturas. A imagem mais difundida mostra a orelha como o feto de ponta-cabeça, correspondendo o lóbulo à cabeça.
Normalmente as agulhas, parecidas com tachinhas mais finas, são deixadas na orelha para continuar o estímulo por alguns dias. Hoje em dia costuma-se usar pequenas sementes seguras por esparadrapo para manter o estímulo. Pode-se apelar também para pequenos magnetos e, durante a sessão, usar cores ou sons sobre os pontos.
Não se sabe quando começou a Auriculoacupuntura mas é provável que quando o Ocidente importou a Acupuntura a estimulação da orelha tenha vindo junta.
O médico francês Paul Nogier criou um sistema a que chamou de Auriculomedicina, que ele diz não ter ligação com a Acupuntura, mas que mantém o uso de pontos na orelha.
Auriculoacupuntura é muito usada sintomaticamente para aliviar dores ou auxiliar o tratamento com a Acupuntura sistêmica, por apresentar um efeito rápido e pela possibilidade de continuar com os estímulos por mais tempo. Pela associação com a imagem do feto é fácil guardar a relação das áreas da orelha com o corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário