quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Saiba tudo sobre o Botox,clinica Renata Fontany

A toxina botulínica (Botox ®) é uma das grandes maravilhas no combate as rugas. O seu uso no mundo todo cresce dia a dia. Tanto homens quanto mulheres de todas as classes sociais tem aderido ao uso deste recurso. Pessoas que trabalham com o público, vendedores, comerciantes, professores e profissionais liberais representam o público cativo. A tão falada "boa aparência" já deixou de ser "vaidade" e passou a ser "necessidade" para o mercado de trabalho. A face representa seu cartão de visitas.

Embora muitos mitos a seu respeito foram criados, a maioria já conhece o real benefício do produto.

Alguns resultados apresentados pelo fabricante (www.botoxcosmetic.com). Vale lembrar que os resultados podem variar (e variam sim!) de paciente para paciente.



PERGUNTAS MAIS FREQUENTES:

1) Existe uma idade ideal para começar a aplicar Botox? 
Não existe uma idade ideal para começar as aplicações. Existem pessoas que apresentam, desde a adolescência, tendência a formar muitas marcas de expressão quando sorriem ou falam. Juntamente com outros fatores, esta ação continua sobre a pele pode formar marcas definitivas na pele: as rugas. Sendo assim, quem tem muitas marcas de expressão, colhe muitos benefícios iniciando suas aplicações precocemente. Em geral, a partir dos 30 anos algumas pessoas já são candidatas. Existem pessoas que precisam usar antes dos 30 anos, mas não é comum. Estes casos devem ser avaliados individualmente.

2) O que é o Botox? 
A toxina botulínica é uma medicação extraída de bactérias (Clostridium) cuja ação principal é paralisar a musculatura. A apresentação é em forma de pó. O médico dilui com soro fisiológico e utiliza uma pequena seringa para aplicar. É utilizado em outras áreas da medicina onde o relaxamento muscular é necessário (espamos musculares).

3) O Botox previne envelhecimento?
O Botox não previne envelhecimento. Ele evita o aparecimento de rugas na testa e ao redor dos olhos. As rugas representam apenas um dos componentes do envelhecimento. Uma vez marcadas na pele, mesmo sem contrair o músculo, as rugas necessitarão de outros tratamentos (peelings, preenchedores), pois somente o Botox não resolve estes casos. O melhor é se precaver, iniciando as aplicações antes que as rugas fiquem marcadas.

4) Em quais regiões do rosto o Botox pode ser aplicado?
Os locais mais comuns e com melhor resultado são a região dos olhos (pés de galinha) e na fronte (testa e entre as sobrancelhas). Rugas e marcas excessivas entre as sobrancelhas conferem aspecto de zangado. É comum estas pessoas receberem a pergunta: "Você está brava?". Outros locais são o pescoço e próximo à boca.

5) É verdade que o Botox pode ser usado para "diminuir o suor" em quem tem "hiperidrose"?
É verdade. Quem transpira muito nas axilas pode realizar a aplicação no local. O resultado é a diminuição importante do suor. Nas mãos, pode ser aplicado mas é um pouco mais doloroso. A duração do efeito é aproximadamente 5 meses.

6) Como o risco de ficar muito "esticada" aplicando Botox?
Muito raramente isto acontece. O que ocorre, na maioria das vezes, são resultados artificiais vistos nos meios de comunicação onde tudo foi exagerado (cirurgias, peelings, botox, preenchimentos). O Botox, quando aplicado por profissionais treinados, dificilmente trará resultados artificiais. O mais interessante é que VOCÊ pode escolher qual grupo muscular quer paralisar. Converse com seu médico.

7) É verdade que a sobrancelha pode "subir" após a aplicação?
É verdade. Quem tem a sobrancelha caída pode ser beneficiado. Quando aplicado em pontos específicos pode haver elevação de alguns milimetros da sobrancelha. Este efeito é rejuvenescedor. Não sobe a níveis artificiais. O resultado é bem natural.

8) Qual a duração do Botox?
A duração média é de 4 a 6 meses. Após 3 meses, o músculo deixa de ficar totalmente paralisado e volta, muito gradualmente, a contrair-se. O resultado não some de um dia para o outro. Gradualmente o efeito some e o músculo retoma sua atividade. Em algumas pessoas (com muita sorte) o efeito pode ser maior do que 6 meses.

9) Ouvi dizer que depois de algum tempo o corpo "acostuma" e perde efeito, é verdade?
Isto não é verdade. Raríssimos casos em que o organismo passa a ser resistente aos efeitos são relatados. Você pode usá-lo 2 vezes ao ano, com tranquilidade e segurança.

10) O Botox serve para corrigir o "bigode chinês"? 
Não serve. É comum as pessoas confundirem os "preenchedores" com o Botox. O "bigode chinês" necessita de preenchedores para ser atenuado. O mais usado é o ácido hialurônico. O Botox somente é usado para paralisar o músculo e diminuir as rugas. Não serve para dar volume.

11) O Botox preenche o lábio?
Não preenche. Esta é outra dúvida comum. Para preencher os lábios é comum o uso do ácido hialurônico. O Botox pode ser usado em conjunto com o preenchedor para prolongar o efeito do mesmo, pois a musculatura do lábio é enfraquecida.

12) Existe algum problema usar Botox e preenchimento com ácido hialurônico juntos? 
Não existe nenhum problema. Na realidade é até mesmo recomendado esta prática. O Botox pode prolongar o efeito do ácido hialurônico, pois, devido à paralisia muscular, o preenchedor corre menor risco de migrar e ser absorvido. São duas ótimas opções para o rejuvenescimento facial.

13) Existe algum problema aplicar o Botox e realizar cirurgias na face?
Não existe. Aliás, o Botox enobrece e valoriza o resultado da cirurgia. Uma face firme e mais desenhada combina mais com um olhos sem pés de galinha e testa sem rugas.

14) O que pode dar errado?
Em mãos treinadas muito pouca coisa pode dar errado. O mais desagradável e dramático efeito colateral é o enfraquecimento do músculo que eleva a pálpebra de cima. Neste caso (ptose palpebral) a pálpebra fica caída. A maioria das vezes este efeito indesejável está relacionado a alterações da anatomia do indivíduo ou falta de preparo do profissional. A boa notícia é que este efeito dura pouco. Relembramos: Isto é a raridade da raridade. É muito comum ficar roxo nos pontos de picada. Nada que uma maquiagem não disfarce.

15) Existe alguma recomendação para prolongar o efeito do Botox?
A duração do efeito depende de "quanto a pessoa usa o músculo". Quem faz mímicas excessivas, constantemente força a vista para tentar ler ou proteger da luz tem o efeito encurtado. Use óculos de grau se precisar, óculos escuros quando sair ao sol. Algumas medicações encurtam a duração. Pergunte a seu médico.

16) Quando surge o efeito?
No dia seguinte da aplicação algum efeito será sentido. "Pele repuxando" e "pele esticando" são alguns dos relatos dos pacientes. Após o terceiro dia, boa parte do efeito já se instalou. O efeito final será somente após 2 semanas.

17) Vale a pena aplicar o Botox? 
Desde que você não espere resultados milagrosos a resposta é: Sim, vale a pena. É um tratamento seguro, bons resultados e segurança comprovada. Esta também provado que previne a formação de novas rugas e atenua as já instaladas. Trata-se de um excelente artifício cosmético. Use-o com moderação.
Quer mais informações? Visite o site do fabricante (inclui similador de resultado) www.botoxcosmetic.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário