terça-feira, 27 de agosto de 2013

Quinoa: quatro benefícios para a saúde e boa forma

alimento possui mais ferro do que feijão e ajuda na perda de peso
Imagem ilustrativa / Foto: Getty Images


Alimentos funcionais possuem múltiplos benefícios para a saúde e a boa forma. A quinoa está na lista daqueles que devem fazer parte da sua rotina desde já. E ela é menos calórica do que parece. “A quinoa possui cerca de 330 calorias em 110 g, quantidade similar ao arroz. Se você substituir o grão pelo outro, em algumas refeições, poderá aproveitar o que este alimento tem de melhor”, explica a nutricionista Alessandra Almeida, daClínica Andréa Santa Rosa. Confira motivos para incluir o alimento na sua rotina.


  • 1
    Ajuda na perda de peso
    “A quinoa é uma excelente fonte de fibras, que contribuem para o processo de emagrecimento. Ela também é rica em triptofano, aminoácido envolvido da síntese de serotonina, substância relacionada com a sensação de bem estar, saciedade e bom humor”, diz a nutricionista.

  • 2
    Contribui para o ganho de massa muscular
    As proteínas têm papel fundamental na formação dos músculos e, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), neste quesito, a quinoa possui quantidades comparáveis ao leite. “Os grãos do alimento são ricos em aminoácidos essenciais ao organismo, que formam as proteínas, como valina, histidina, triptofano e isoleucina. Estes compostos não são produzidos pelo nosso organismo e só podem ser adquiridos através da alimentação”, orienta Alessandra. É por este motivo que a quinoa é considerada um alimento de alto valor biológico.

  • 3
    Para os vegetarianos, pode substituir o feijão
    O ferro encontrado nas carnes é considerado melhor para o organismo, já que seu poder de absorção é maior quando comparado ao nutriente de origem vegetal. Mas é um engano pensar que apenas o feijão entra na lista dos vegetais ricos no mineral. “A quinoa possui mais ferro do que o feijão. Apenas os feijões dos tipos azuki e vermelho possuem quantidades maiores do mineral. Para os vegetarianos, é muito importante variar a fonte de ferro, não concentrando todo o cardápio em apenas um alimento que contenha a substância. Vegetais folhosos de cor verde escura e beterraba são outros vegetais ricos em ferro”, orienta Alessandra.

  • 4
    Faz bem à saúde
    A quinoa não contém glúten e também pode ser consumida por diabéticos. Os grãos do alimento possuem ômega-3 e 6, que contribuem para a redução do colesterol e prevenção de doenças cardiovasculares. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário