terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

No Brasil geralmente é após o período do carnaval que os brasileiros retornam integralmente as suas atividades diárias.



As pessoas costumam relaxar no período das festas e férias em todos os sentidos; diminuem as atividades físicas, alimentam de forma descontrolada, ingerem mais bebidas alcoólicas e agora com o ritmo voltando ao normal é que percebem o quanto ganharam peso nestes últimos meses.
 Isso é comum de acontecer e ao invés de se punir com criticas e radicalismos é importante retomar com firmeza e respeito o processo de cuidado com o corpo.
O processo de emagrecimento e controle de peso ocorre de maneira diferente para cada pessoa, e por isso se torna fundamental reconhecer os pontos fracos que surgem ao longo do caminho para não se desanimar na retomada.
Verifique abaixo qual pode ser a sua dificuldade e organize-se para superá-la:
Dificuldade de fazer exercícios físicos: para muitas pessoas, fazer exercícios é um verdadeiro tormento. Encontrar uma atividade física que esteja de acordo com sua rotina e com seu jeito de ser é um ponto fundamental para que você a pratique com regularidade. Procure conversar com um instrutor físico, pois ele te oferecerá uma gama de atividades que se encaixam ao se perfil. Além disto, se você sentir muita dificuldade no início procure aumentar o tempo das atividades gradualmente.
Compulsão, ansiedade, depressão e outros problemas emocionais: quando o ganho de peso não está ligado a hábitos incorretos, mas sim a problemas emocionais, o tratamento psicológico passa a ser um item de peso para o emagrecimento. Quando não tratados, estes distúrbios podem comprometer não apenas o emagrecimento, mas também a qualidade de vida do indivíduo.
Falta de motivação ou incentivo: existem pessoas que se sentem desmotivadas para retomar o processo de cuidado físico e estético, para elas é interessante convidar um (a) amigo (a) ou parente para realizarem atividades juntas, ou buscar frequentar uma academia ou clinica de estética aonde se sinta bem e encontre boas companhias. A prática junto de pessoas agradáveis torna o processo mais leve e prazeroso.
Necessidade de comer doces ou alimentos calóricos: algumas pessoas relatam necessitar do consumo de doces ou outros alimentos igualmente calóricos. Considerando que a ingestão destas substâncias é certamente prejudicial ao emagrecimento, sugere-se que seu consumo seja reduzido diariamente, até que se consiga eliminá-lo da dieta. Se desejar, converse com uma nutricionista sobre os alimentos substitutivos que te ajudarão a saciar a vontade de doces e afins, sem comprometer a perda de peso.
Stress e Excesso de atividades diárias: muitas vezes nos esgotamos com atividades e compromissos desnecessários e posteriormente justificamos a falta de tempo para o cuidado pessoal. É importante reavaliar com o que se tem ocupado a maior parte do tempo e revalidar que o mais importante é você. É essencial cuidar de si para estar bem com os outros e para conseguir realizar suas atividades com inteireza e competência.
Embora estas dicas não se apliquem a todos, o mais importante é que cada pessoa saiba reconhecer onde está seu ponto de dificuldade e procurar vencê-lo. Este é um grande desafio e vale a pena enfrentá-lo!
Marque seu horário,
Priscilla Rodrigues SoaresPsicóloga- clinica Renata Fontany
tel:34845394 - 85245318


Nenhum comentário:

Postar um comentário