terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Entre em forma após a gravidez


Clinica Renata Fontany

Veja por que os abdominais devem ser evitados nas primeiras semanas pós-parto


Deixar o corpo em forma, após o parto, é preocupação de muitas mulheres que sofrem com a ideia de não ter mais a barriga lisinha e as medidas anteriores à gravidez. Vale lembrar que a própria amamentação do bebê ajuda a mãe no retorno ao seu peso normal. Mas, além disso, a prática de exercícios físicos e uma dieta balanceada são fundamentais. "O treino melhora o condicionamento físico, além de emagrecer e tonificar os músculos", afirma o fisioterapeuta Elder Camacho, da Clínica Fit&Fisio, em São Paulo.

Essa fase, no entanto, exige muitos cuidados e acompanhamento profissional. "Após o parto normal, a liberação médica para atividade física leva 30 a 45 dias. O tempo varia de 45 a 60 dias no caso de uma cesárea", afirma a personal trainer Gizele Monteiro, de São Paulo, especializada no atendimento a gestantes.

Confira quais são os cuidados essenciais e os tipos de exercícios físicos mais indicados para a mulher que acabou de ter bebê.
  • Hidroginástica - Foto: Getty Images
  • Alongamento - Foto: Getty Images
  • Spinning - Foto: Getty Images
  • Pilates - Foto: Getty Images
  • Ioga - Foto: Getty Images
  • Fit-ball - Foto: Getty Images
  • Abdominal - Foto: Getty Images
  • Exercícios com o bebê
 
 
DE 8
Hidroginástica - Foto: Getty Images
Movimentos e intensidade
O coração da mulher demora por volta de seis meses para voltar à forma que trabalhava antes da gravidez. "Por isso, atividades intensas ou prolongadas devem ser evitadas e o controle da intensidade também deve ocorrer para que não haja comprometimento daamamentação", afirma a personal Gizele Monteiro.

Outro cuidado necessário é com movimentos de pressão ou de grandes amplitudes, por causa do risco de sobrecarregar regiões que ainda permanecem sensíveis, como as articulações (punho, joelhos e quadril) e a coluna. O fisioterapeuta Elder Camacho recomenda, sobretudo, exercícios respiratórios, hidroterapia, hidroginástica ou natação, além de caminhada leve.  
Alongamento - Foto: Getty Images
Trabalhe regiões específicas
O fisioterapeuta Elder aconselha trabalhar a região abdominal superficial e os músculos estabilizadores da coluna, adutores da coxa e roteadores do quadril. "Além disso, vale trabalhar regiões que serão usadas para cuidar do bebê, como os braços", lembra a personal Gizele.

Ela também conta que a postura merece destaque: "Deve haver um trabalho equilibrado entre fortalecimento e alongamento de músculos que melhoram a postura, já que foram sobrecarregados durante a gravidez e continuam sob forte impacto devido aos cuidados com o bebê". 
Spinning - Foto: Getty Images
Cuidado com spinning 
Esse tipo de exercício praticado em bicicletas de academia não ajuda em nada ao retorno da postura. "Além disso, se a aula for intensa, pode apresentar um risco cardíaco à mulher, que ainda não tem o coração preparado para tanto trabalho", conta Gizele Monteiro.  
Pilates - Foto: Getty Images
Aposte no pilates
pilates trabalha a postura e ajuda no fortalecimento de músculos que são muito utilizados nas atividades diárias. "A técnica melhora a força e preserva as articulações ainda vulneráveis pelos efeitos hormonais", conta a personal de gestantes. Além disso, a modalidade fortalece o assoalho pélvico, recuperando essa região da pressão que o bebê exerceu sobre ela e do impacto causado na hora do parto.  
Ioga - Foto: Getty Images
Ioga sim, desde que adaptada 
Se as posições forem adaptadas para o período pós-parto, a prática de iogapode ser benéfica por trabalhar força e postura. "Mas é preciso evitar as posições que exigem compressão articular, alongamento extremo do músculo abdominal, sobrecarga na coluna e pressão sobre o punho", afirma Gizele Monteiro. 
Fit-ball - Foto: Getty Images
Fit-ball 
Esse tipo de exercício garante mais segurança e conforto à mãe que ainda se recupera do parto. A personal Gizele Monteiro recomenda utilizar essa técnica para praticar exercícios que equivalem a abdominais, como o abdominal prancha na bola:

Deixe os cotovelos alinhados aos ombros. Eleve o tronco e contraia o abdômen. Mantenha o corpo sempre reto. Faça uma repetição de seis vezes com intervalos de cinco a 10 segundos.  
Abdominal - Foto: Getty Images
Nada de abusar de abdominais 
Abdominais tradicionais ainda não devem ser realizados. A região abdominal está fragilizada e tem a força reduzida durante 24 semanas após o parto. "Para as mulheres que já praticavam esses exercícios antes da gravidez, o retorno ao exercício pode acontecer mais rapidamente, mas ainda assim é preciso ter acompanhamento de um profissional qualificado, que entenda as limitações do corpo da mulher nessa fase", diz Gizele Monteiro.  
Exercícios com o bebê
Exercícios com o bebê 
A personal de gestantes, Gizele Monteiro, conta que há modalidades de exercícios funcionais para serem feitos com o bebê, estreitando os laços entre mãe e filho. "Há o Sling Gym, por exemplo, em que a mulher faz movimentos usando um carregador de bebê, feito de tecido e ajustado ao corpo". Mais tarde, quando a criança chegar a quatro ou seis meses de vida, os movimentos poderão ser feitos com maior participação do bebê, ajudando a fortalecer vários músculos do corpo da mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário