quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Massagem Terapêutica

massagem2A Massagem Terapêutica pode ser definida como um método terapêutico manual que baseia-se na aplicação em pontos específicos do corpo humano de pressões, de forma a eliminar a fadiga, de criar sensações agradáveis e a estimular as defesas naturais do organismo.
As origens da Massagem Terapêutica podem ser encontradas tanto na civilização oriental, quanto na ocidental. Muitos povos antigos ocidentais usavam o esfregar das mãos para aliviar uma dor de um traumatismo qualquer. Até os gregos e os romanos usavam a massagem para os esportistas e para tratamento de doenças. Mas foi no oriente que a Massagem Terapêutica mais se desenvolveu, principalmente na Medicina Chinesa, e depois passando para o Japão. Na medicina oriental, foram desenvolvidos vários sistemas de técnicas de massagem que até hoje são amplamente empregados em vários tipos de tratamentos.
massagem1Os efeitos da massagem se dão em várias partes do corpo, principalmente nos tecidos. Eles ainda diferem de acordo com a técnica utilizada, que podem produzir diversos efeitos de acordo com seu ritmo, intensidade e velocidade. Manobras lentas têm efeito calmante, analgésico e relaxante. Manobras rápidas têm efeito estimulante, circulatório e desintoxicante.

Benefícios

  • A massagem age sobre a pele removendo sua camada superficial, desobstruindo os poros e, além de aumentar a temperatura local, tem ainda uma ação calmante. Ela torna a pele mais fina e elástica.
  • A massagem do tecido entre a pele e os músculos, rico em vasos linfáticos, proporciona o aumento da absorção e da eliminação de gorduras.
  • Uma massagem vigorosa evita a fadiga muscular e aumenta a força dos músculos, pois os estimula mecanicamente e melhora a circulação e consequentemente a nutrição muscular, com evidente aumento da energia vital.
  • A massagem pode agir sobre a circulação, primeiro pelo efeito mecânico que auxilia a circulação, e segundo pelo reflexo da contração das fibras musculares lisas que mantém ou restauram a tonicidade dos vasos sangüíneos.
  • A massagem determina um notável aumento das trocas de nutrientes entre a corrente sangüínea e os tecidos, melhorando o metabolismo.
  • No sistema nervoso a massagem pode agir de vários modos dependendo da técnica empregada, da dose e da pressão aplicada. A massagem suave é calmante e sedativa, a massagem vigorosa estimula e excita nervos sensoriais e motores.
  • A massagem abdominal aumenta a diurese, que tem como efeito uma elevação na concentração de certos elementos que formam a urina, eliminado substancias tóxicas de uma maneira mais efetiva.  
Marque seu horário
Estamos esperando por você!!
Equipe Renata Fontany
(31)34845394/85245318
http://www.clinicarenatafontany.com.br/
blog:clinicarenatafontany.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário