terça-feira, 15 de julho de 2014

Tudo sobre Criolipolise,Clinica Renata Fontany


Médicos aprovam a criolipólise para eliminar a gordura localizada



Todo dia surge uma novidade para acabar com a gordura localizada, uma das mais recentes é a criolipólise. A técnica - desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Harvard - está cientificamente comprovada e está sendo cada vez mais indicada pela classe médica. A dermatologista Mariana Barbato, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que este é um procedimento, sem cortes nem agulhas, que reduz a gordura localizada que persiste mesmo com dieta e exercícios. Pronto para experimentar? 
O endocrinologista Danilo Hofling, da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, conta que a criolipólise utiliza o resfriamento intenso e controlado da gordura localizada para destruí-la. O resfriamento controlado age danificando seletivamente as células adiposas, que são mais sensíveis ao frio, sem causar qualquer dano a nervos, músculos e outras estruturas circunjacentes. Na prática o que acontece é a morte da célula de gordura.
A eliminação das estruturas celulares destruídas pela baixa temperatura é feita pelo sistema imune e a gordura é conduzida ao fígado pelo sistema linfático para sua metabolização. "Uma vez que o sistema linfático leva apenas uma pequena quantidade diária de gordura para ser metabolizada, não há perigo de sobrecarga do fígado nesse processo", ressalta o especialista.
A criolipólise é feita com a ajuda de um aparelho específico cujos aplicadores acoplam-se perfeitamente às diferentes áreas do corpo. "Para a região da barriga existe uma ponteira grande, já para as costas e pneuzinhos laterais utiliza-se a ponteira menor", explica a especialista Mariana Barbato. Em seguida o aparelho exerce um vácuo sobre a gordura e o tecido adiposo da região é resfriado. Não é feito qualquer procedimento com agulhas ou incisões durante a técnica.
A dermatologista Mariana explica que pode haver dor no momento do vácuo, mas após o congelamento da gordura a região fica anestesiada. "Também pode haver desconforto na hora de retirar o aplicador, mas nada muito forte", conta. "Os hematomas não são frequentes, mas quando aparecem são transitórios".
A dermatologista Mariana Barbato explica que uma ou duas sessões já são suficientes. Mas há casos em que são necessárias mais sessões. A partir do décimo dia a quebra de gordura já pode ser visível, mas o efeito máximo acontece de dois a três meses após a sessão. "É possível medir a diferença na fita métrica, mas a melhor maneira de fazer a comparação de fotografias de antes e depois, na mesma posição", explica a especialista. Para Mariana Barbato, pode haver redução de 25% da gordura em apenas uma sessão. Mas claro, os resultados variam de pessoa para pessoas. Em uma única sessão, estudos científicos em Harvard apontam redução de 20% a 25% da gordura localizada na região tratada.
A dermatologista Tatiana Jerez, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, conta que caso a gordura removida na primeira sessão não tenha sido suficiente, uma segunda sessão pode ser feita cerca de dois meses após a primeira no mesmo local. "Não existem sessões de manutenção, para manter o resultado obtido deve-se evitar o ganho de peso, através do meio tradicional: dieta controlada e pratica de atividade física".

A criolipólise pode ser feita apenas em algumas partes do corpo, em que se adaptam as ponteiras. "No rosto, por exemplo, não dá para fazer porque o aplicador não se encaixa", explica Mariana. Também pode ser difícil aplicar no culote. Abdômen, flancos, porções externas de braço e coxas podem ser tratadas. Há a perspectiva do lançamento, em breve, de ponteiras que se adaptem a outras partes do corpo.
"A paciente poderá tratar áreas de qualquer tamanho com a criolipólise, mas numa área maior o procedimento deve ser dividido em dois momentos na mesma seção, para que toda a área seja tratada", explica a dermatologista Mariana.
A dermatologista Maria Paula Del Nero, também da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que o tempo de tratamento de uma área de 20 por 20 centímetros dura aproximadamente uma hora. A boa notícia é  que a criolipólise pode ser feita em mais de uma região no mesmo dia sem riscos ao paciente.
A criolipólise pode ser feita em qualquer estação do ano, inclusive no verão. "Mas se você quer que os resultados sejam notados na estação da praia e do sol, o ideal é se programar antes, já que o resultado completo leva de dois a três meses para aparecer", indica Mariana.
Não é necessária uma preparação específica para a criolipólise. A dermatologista Mariana Barbato conta que você pode comer e se exercitar normalmente antes e depois do tratamento. "Também não é necessário nenhum exame laboratorial para se submeter à técnica".
Não existe qualquer comprovação científica de que a criolipólise melhore celulite e flacidez. "Mas você pode até perceber melhora do aspecto da celulite, em função da diminuição da gordura localizada, que é o foco do tratamento", explica a dermatologista Mariana. Já a flacidez pode até aumentar com o tratamento. Nesse caso, outros tratamentos, como a radiofrequência, podem ser associados para tratar esse aspecto.
A dermatologista Mariana explica que nem todo mundo pode fazer a criolipólise, é preciso passar por uma avaliação detalhada antes. Pessoas com sensibilidade ao frio - como quem tem urticária, por exemplo -, com hérnias no local da aplicação, infecções na pele, gestantes e quem passou por cirurgia recentemente estão proibidas de fazer a criolipólise. Para quem pretende emagrecer, vale lembrar que o método combate a gordura localizada e não o excesso de peso, pois não atinge gordura em todas as áreas do corpo ou mesmo a visceral, gordura que se deposita entre os órgãos.
Mariana Barbato explica que pode haver dor persistente após uma semana do tratamento. "Nesse caso, o paciente deve ser medicado, mas essa consequência é rara". Também pode haver aumento da gordura no local. "Esse problema é ainda mais raro, mas já foi relatado"
É um novo método de tratamento estético que promove a redução das gorduras e a diminuição de medidas através do congelamento de células lipídicas. A criolipólise utiliza uma tecnologia de resfriamento intenso, localizado e seletivo, na qual as células de gorduras são destruídas com o frio, sem causar danos aos tecidos adjacentes. Uma vez “congelada”, a célula de gordura não volta a sua forma normal, sendo eliminada por um processo chamado apoptose(morte da célula).
Cientistas de Harvard observaram que as crianças ganhavam covinhas de tanto tomar sorvete, resolveram investigar e descobriram que o frio do sorvete congelava as células de gordura,danificava-as e o organismo eliminava-as.Diante disso esses cientistas criaram o método de redução de gordura chamado coolsculpting que no Brasil recebeu o nome de crio lipólise.
crio lipólise foi apresentada pelo cientista e professor ROX ANDERSON e foi lançada no 68° Meeting da Academia Americana de Dermatologia em Harvard em março de 2011,sendo considerado o método não invasivo mais efetivo para eliminar gordura localizada.
A maior vantagem é o fato de ser não invasivo (não tem cortes, anestesias e nem agulhas, é tudo superficial, sem risco de afetar a epiderme ou qualquer órgão).
Depois de passar pelo tratamento, é sempre indicado realizar uma drenagem linfática uma a duas vezes na semana. Seguir uma dieta regular, evitando alimentação rica em gordura e açúcares, a fim de efetivar e acentuar os resultados.
O procedimento tem duração média de 45 a 60 minutos em cada região. O tempo total de duração do tratamento poderá chegar a 2 horas de duração, dependendo dos pontos de aplicação. Não há sensação de dor, mas existem pessoas que são mais sensíveis e podem ter um pouco de incômodo que passa em poucos minutos! Mas a sensação mais comum a todos, é a de felicidade ao ver os resultados.
Em outras palavras, o aparelho funciona sugando(sucção) as camadas de gordura, resfriando-as e congelando de -7° a -10º automaticamente. As membranas das células sugadas através do congelamento são destruídas através da apoptose(morte celular programada), e passa a ser descartadas e liberadas pelo sistema linfático, sudoríparo, urinário, respiratório etc.
Tempo para o efeito: De 30 a 45 dias em média para se ter de 10% de gordura local eliminada. Porém, algumas pessoas podem necessitar de 03 sessões a cada 45 ou 60 dias de intervalo, para perceber uma perda de até 30% de gordura localizada, podendo este tempo se estender em até 06 (seis) meses. Durante a sessão, muitas pessoas leem, trabalham em seu tablet, laptop, celular, ou mesmo tiram uma soneca.
Observações Gerais
  • O tratamento poderá ser aplicado nas áreas que possuem adiposidade sendo indicado a região abdominal, flancos,parte interna das coxas,culotes,parte interna do joelho e as costas.
  • A sessão dura aproximadamente 45 minutos por área a ser tratada, a temperatura administrada é de (-5° a -10º) e a temperatura local permanece de 2 a 4 graus centigrados.
  • Um leve desconforto local durante a sessão poderá ser notado. Após o tratamento a pele permanece vermelha e com algunshematomas(em casos raros),também poderá ser observada equimose(infiltração de sangue com capilares e hiperemia) ,e sensibilidade local por alguns dias.
  • Não necessita de internação, nem repouso. A sessão deverá ser repetida após 45 dias.
  • Em média 20 á 25% das células de gordura serão eliminadas ,sendo observada redução de 5 á 10 cm por sessãoOs resultados depende da individualidade de cada paciente.
  • A eliminação de gordura pelo sistema linfático e pelo fígado não elevam a quantidade de gorduras no sangue .Portanto pacientes com colesterol elevado poderão submeter ao tratamento tranquilamente.
  • Pacientes com fragilidade capilar ,vasos e varizes poderá apresentar piora . Nestes casos não é aconselhado a realização deste procedimento nas áreas afetadas.



A criolipólise é indicada para todas as pessoas que queiram eliminar GORDURAS LOCALIZADAS, que não sejam obesas, que não tenham tempo para uma longa recuperação ou não querem se submeter a algum procedimento mais invasivo.
O tratamento é contra-indicado para: Gestante,hérnia umbililcal,cirurgias recentes(até 06 meses), menor de 18 anos, obesas,flacidez acentuada, sensibilidade excessiva ao frio (crioglobulinemia – pacientes com excesso de  uma proteína no sangue e pouco solúvel a temperaturas reduzidas), neoplasias,diabéticos, fragilidade capilar, hepatite C e Mieloma múltiplos(câncer hematológicos)
.
PRINCIPAIS DÚVIDAS E PERGUNTAS
  • Sou um bom candidato para a CRIOLIPÓLISE?
A criolipólise não é uma solução para perda de peso, ou seja, pessoas que são obesas, ou um substituto para métodos cirúrgicos como a lipoaspiração. Os candidatos ideais são aqueles que possuem protuberâncias visíveis em certas áreas que gostariam de se livrar. O paciente ideal é o que possui peso estável, mas com gordura localizada (abdômen com o famoso "pneuzinho").
  • O que acontece durante o tratamento com CRIOLIPÓLISE?
Você juntamente com o profissional irão determinar a(s) área(s) a ser (em) tratada(s) com base nos seus objetivos. O dispositivo é aplicado em seu corpo e a área a ser tratada é seccionada entre dois painéis de resfriamento. A sensação é um puxão firme com pressão – o suficiente para assegurar o tecido selecionado, onde esta área irá ser resfriada mais eficientemente. A temperatura da região é reduzida e pode chegar até -10°C e a célula de gordura subcutânea se cristaliza. As membranas das células de gordura se rompem e começam a morrer.
  • Qual é a sensação da CRIOLIPÓLISE?
Inicia-se com um leve aquecimento, por mais ou menos 3 minutos e após inicia-se o resfriamento.
  • Quanto tempo dura cada tratamento de CRIOLIPÓLISE?
Durante sua consulta, o profissional irá discutir quanto tempo deve ser distribuídos com base no seu plano de tratamento individual. O tratamento típico pode durar entre quarenta e cinco minutos à uma hora e meia, dependendo da quantidade de áreas e aplicações.
  • Posso voltar às atividades normais após o tratamento de CRIOLIPÓLISE?
Sim, pode. O procedimento é completamente não-cirúrgico e não invasivo. Não há cortes, cânulas, agulhas ou cicatrizes. De modo geral você pode retornar às atividades normais imediatamente. Alguns clientes podem apresentar vermelhidão, hematoma, formigamento, dormência ou desconforto na área tratada, mas isso é temporário e vai resolver completamente. Muitas vezes, os pacientes retornam ao trabalho logo após a sessão.
  • Quais são meus resultados da CRIOLIPÓLISE?
Tipicamente, o resultado de cada sessão é  uma notável redução de gordura na área tratada. Alguns pacientes necessitam de um tratamento complementar para contemplar totalmente seus objetivos. Habitualmente uma a quatro sessões são suficientes.

  • Quais são as contra-indicações da CRIOLIPÓLISE?
O tratamento pode ser aplicado em pessoas a partir dos 18 anos, sendo contra indicado apenas para as gestantes, e pós gestação. Deve-se esperar até 3 meses e ou parar o período de amamentação, e pessoas que tenham sobrepeso excessivo.
  • Quando vou ver os resultados de CRIOLIPÓLISE?
Você pode começar a ver as mudanças rapidamente. Nas primeiras semanas o resultado é contrário, a região fica inchada e a sensação é de que pode ficar assim. Mas tenha paciência, em três semanas após o tratamento você sente a área tratada mudar e sente os resultados mais dramáticos depois de 90 dias. Mas o seu corpo ainda vai expulsar as células de gordura e continua fazendo este processo por até quatro a seis meses após o tratamento, onde a perda total chega a ser de até 30% de gordura.
  • Preciso tomar suplementos especiais ou seguir uma dieta rigorosa e um programa de exercícios pesados?
Depende de cada caso, não há uma regra necessária. A drenagem linfática é necessária, se puder ser atribuída ao tratamento só irá ajudar. Muitos pacientes se sentem mais motivados a se cuidar após o tratamento de criolipólise.
A CRIOLIPÓLISE é um método seguro? Doloroso? Há efeitos colaterais?
A criolipólise é aprovado pela FDA (Food and Drug Administration) e ANVISA (Agência Nacional de Vigilância sanitária) e provou ser um tratamento seguro e eficaz. Normalmente, não a um mínimo de tempo de inatividade após o tratamento. Os clientes podem sentir dor ou desconforto temporário. Os efeitos colaterais podem incluir vermelhidão, hematomas, inchaço, sensibilidade ao toque, dores, comichão, formigamento e dormência. A dormência pode ser normal e persistir várias semanas após o procedimento.
  • Quanto custa a CRIOLIPÓLISEQuantas sessões vou precisar?
O preço para a criolipólise varia, dependendo de suas áreas de interesse, o número de tratamentos necessários e seus objetivos finais. Devido a melhora gradual da área a ser tratada, os tratamentos são realizados com um intervalo de 45 a 60 dias entre cada sessão. Normalmente, você verá uma notável redução de gordura na área tratada, após uma sessão, mas você pode apreciar ainda mais fazendo até 04 sessões por área.
  • Os resultados da CRIOLIPÓLISE são permanentes?
Com a criolipólise, as células de gordura afetadas serão eliminadas. Enquanto você manter o seu peso com sua dieta normal e exercícios fisicos, os resultados em longo prazo deve se manter estável.
  • Tenho que tomar algum cuidado especial após o tratamento?
O paciente pode retornar às atividades normais imediatamente após o procedimento. A pele pode ficar vermelha por alguns minutos, ou mesmo temporariamente sensível.

Tratamento promete congelar a gordura localizada

Já imaginou perder aquela gordurinha localizada que não sai nem com academia nem com reza brava, sem dor e sem esforço? Pois é isso que promote a criolipólise, novo tratamento que utiliza o congelamento para nocautear as células de gordura.
A criolipólise foi a sensação do 68º Encontro da Academia Americana de Dermatologia, realizado em março deste ano em Miami (EUA). Conhecida nos Estados como coolsculpting, o método já chegou ao Brasil, onde já é aplicado em algumas clínicas particulares.
O grande benefício da criolipólise é o fato de ser um método que não requer cortes, agulhas ou anestesia. “Este é o diferencial do procedimento: não é invasivo e destrói a célula", aponta a dermatologista Mariana Barbato. "Os procedimentos para gordura localizada que existiam até o momento apenas diminuiam a célula de gordura, sem destruir oadipócito."
Outra vantagem é que o tratamento conseguiria alcançar as gordurinhas mais difíceis de serem eliminadas (até mesmo com lipoaspiração). “Abdome, flancos (pneuzinhos), parte interna das coxas e gordura das costas podem ser tratadas”, afirma Barbato. Além disso, não há o risco de aumento de gordura na circulação sanguínea, como acontece com alguns outros equipamentos, o que faria o procedimento mais seguro.
Como funciona
A criolipólise é feita através de um aparelho , que literalmente “mata” as células de gordura de frio. O tratamento elimina a gordura localizada logo abaixo da pele. O aparelho, com uma ponteira que é acoplada à pele, faz uma sucção dos tecidos e induz a um resfriamento controlado da gordura, como explica Solange Pistori Teixeira, dermatologista da Unifesp Universidade de São Paulo) e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).

QUEM INVENTOU A CRIOLIPÓLISE

Foram os estudos dermatologista norte-americano Rox Anderson, da Escola de Medicina de Harvard (EUA), que deram origem à criolipólise. O dermatologista descobriu que as células adiposas são extremamente sensíveis ao frio, e que isso poderia ser uma arma eficiente no combate à gordura localizada.

A técnica foi testada em 1.200 pessoas nos Estados Unidos e na Europa com um desfecho promissor: a média de perda de circunferência foi de quatro centímetros por sessão. Os primeiros estudos foram realizados em porcos, em 2008, na cidade de Boston, e em setembro de 2010 a tecnologia foi liberada para uso em seres humanos pelo Food and Drugs Administration (FDA), agência governamental norte-americana que controla alimentos e remédios no país. A agência também determinou que um nível determinado de temperatura e tempo de exposição fossem estabelecidos para evitar queimaduras de frio ou qualquer outro risco. 
Durante o tratamento, o equipamento ataca somente as células de gordura da região selecionada, sugando a gordura e resfriando a região a -10º C durante uma hora. A pele é protegida por uma película de gel durante a sessão.
A explicação para o processo é simples: as células de gordura são extremamente sensíveis ao frio, por isso, o resfriamento intenso e controlado ajuda a combatê-las."A baixa temperatura provoca a desagregação de gordura e danifica as células, que são eliminadas pelo organismo ao longo de, em média, dois a três meses”, aponta Teixeira.
No início, o paciente sente como um puxão firme e um frio intenso, mas suportável, na região aplicada. Logo após, a sensação é de formigamento na região. Os especialistas garantem que essas sensações são suportáveis e passageiras, e que o paciente não sente dor durante, nem depois do tratamento.
Segundo a especialista, as células congeladas durante o procedimento são puxadas pelo aparelho através de vácuo e são interpretadas pelo organismo como células estranhas, sendo liberadas lentamente pelo sistema linfático e metabolizadas no fígado, sem comprometer seu funcionamento.
A recuperação da criolipólise é imediata (só fica uma vermelhidão no local tratado e um inchaço que pode durar até duas semanas) e os resultados podem ser percebidos em até dois meses após a primeira aplicação. “Em cada sessão perde-se cerca de 20% a 25% da gordura da região aplicada. O número de sessões varia de acordo com a espessura de gordura de cada uma e do resultado esperado pelo paciente. Mas a média de sessões são de duas a três por região”, diz a dermatologista Monica Felice. 
O preço de cada sessão, vale ressaltar, é bem salgado: varia de R$ 2.500,00 a R$ 3.000,00.
Os especialistas garantem que os resultados são permanentes – desde que o paciente tome cuidados para não voltar a engordar. A estimativa apresentada pela Academia Americana de Dermatologia é de que mais de 50.000 pacientes no mundo já tenham realizado esse procedimento. No Brasil, as clínicas calculam que uma faixa de 3.000 pessoas já passaram pelo procedimento.
Contraindicações
Apesar de ser um tratamento que promete revolucionar a área estética, a criolipólise não é recomendada para pessoas com sobrepeso ou obesas. Os especialistas alertam que o procedimento só é indicado para retirar gorduras localizadas em pessoas que estejam com o peso ideal, sendo utilizada para definir as linhas do corpo – e não para emagrecer.

Mas os especialistas apontam que as contraindicações são mínimas. “O mais importante é que pacientes com diabetes, problemas cardíacos ou com outras contraindicações para cirurgia podem fazer criolipólise”, declara Barbato. Mas alguns cuidados devem ser tomados, como respeitar o intervalo entre as sessões – que deve ser de seis a oito semanas – se for necessária mais de uma intervenção, e também que o cálculo de peso ideal seja feito corretamente e levado em consideração.Além de pessoas obesas ou com sobrepeso, pessoas com diabetes, hérnia no local a ser tratado, urticária ao frio, crioglobulinemia (doença relacionada ao frio) e gestantes não podem realizar o tratamento. Pessoas com menos de 18 anos também não podem fazer a criolipólise.
Os efeitos colaterais também são mínimos: vermelhidão, inchaço, pontos arroxeados e dormência da pele são comuns após o tratamento e são transitórios. 
Falsas promessas
E por falar em resultados milagrosos, algumas clínicas estão “vendendo” a criolipólise com a promessa de eliminar a gordura visceral - aquela que fica entre os órgãos internos e pode levar a alterações metabólicas como aumento de glicose, triglicérides, problemas circulatórios e cardíacos.
Segundo os médicos, isso é impossível: “Para gordura visceral, apenas dieta e exercício [resolvem]. Nem mesmo a lipo retira”, explica Barbato, apontando que nenhum tratamento estético pode eliminar essa gordura - o que também seria muito perigoso, devido à sua proximidade com fígado, pâncreas, rins e até mesmo o coração.  Felixe ressalta: “a criolipólise mão elimina a gordura visceral, só aquela mais externa, especialmente de regiões como abdome, flancos e a ‘gordurinha do sutiã’”.
Marque seu horário
estamos esperando por vc!!!
Equipe Renata Fontany
Tel:31 34845394 - 85245318
clinicarenatafontany.com.br
clinicarenatafontany.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário