terça-feira, 22 de julho de 2014

Ácido Retinóico e seus benefícios para a pele.

Clinica Renata Fontany
Nossa necessidade diária de vitamina A pode ser facilmente sanada com o consumo de vegetais amarelos e verdes. A falta dessa vitamina pode provocar visão embaçada  e tornar a pele seca, avermelhada e descamada.
A vitamina já foi utilizada para tratar doenças da pele, mas teve seu uso limitado porque, em altas doses,  seus efeitos colaterais (dor de cabeça, zunido no ouvido, lábios ressecados, dores articulares e queda de cabelo) são fortes.
Assim, começou a busca por derivados sintéticos para tratamento vários e os avanços das pesquisas nos trouxeram o ácido retinóico, um metabólico natural da vitamina A.
O efeito ácido retinóico se dá diretamente na célula da pele, aumentando a capacidade de renovação da pele.
Como é a principal forma da vitamina encontrada na pele, esse produto é utilizado para o tratamento daAcne e para eliminação ou diminuição de rugas e dos efeitos do fotoenvelhecimento (envelhecimento da pele devido à exposição ao Sol com o aparecimento de manchas).
Os efeitos percebidos são: o “afinamento” da pele, a tonalidade mais rosada e a regeneração do colágeno.
É preciso controlar seu uso para evitar ressecamento, vermelhidão ou descamação da pele e, principalmente, usar filtro solar com FPS alto, pois o ácido retinóico deixa a pele mais sensível.
Cuidados como limpar a pele com sabonete neutro assim como o uso comedido de cosméticos devem ser aumentados durante o tratamento.
O ácido retinóico também pode ser usado no tratamento de estrias (recentes, de coloração avermelhada) com bons resultados.
O produto é contra indicado na gravidez e na amamentação pois passa pelo leite, causa malformação no feto e pode afetar o desenvolvimento do bebê.
Como o seu resultado é demorado (uso continuo por 6 meses)ele esta sendo mais utilizado para complementar a ação de outros ácidos ou peelings.

Nenhum comentário:

Postar um comentário