sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Cansaço físico? Stress? Veja como lidar


Viver na modernidade significa ter mais praticidade, conforto e, também, mais expectativas do que em outras épocas. Especialmente para nós mulheres que, hoje, podemos desbravar um mundo antes restrito aos homens: o do mercado profissional! De acordo com o IBGE, 76% das brasileiras trabalham fora, sendo que quase 90% delas também fazem as tarefas domésticas.

Ufa, quanta disposição! Não é à toa que às vezes sentimos aquele cansaço físico e mental. E, nessas horas, o nosso rendimento vai diminuindo. Confira as sugestões do Dr. Valter Maluly Filho, médico clínico do Hospital Quinta D’Or, no Rio de Janeiro, para manter suas baterias sempre carregadas.

Mas, afinal, o que é o estresse?

 “Ele está relacionado como a principal causa de cansaço físico e mental”, afirma Maluly. De acordo com o dicionário Aurélio, “estresse é o conjunto de reações do organismo a agressões de ordem física, psíquica, infecciosa e outras, capazes de perturbar a homeostase (equilíbrio)”. “Algumas pessoas são mais resistentes, outras mais vulneráveis aos efeitos desse que pode ser um aliado ou um vilão... Sim, porque é um elemento fundamental para ativar nossas defesas, mas, se ele se torna crônico, o organismo padece” – completa o médico.

É hora de desacelerar os motores...

“As mudanças no estilo de vida das pessoas estão deixando-as sem energia e, com isso, vulneráveis ao estresse que tem assumido o status de doença”, diz o Dr. Maluly. Ele explica que quando vivemos sob o efeito de forte estresse continuamente, nossa saúde pode ficar comprometida. E isso pode prejudicar nossa qualidade de vida e até mesmo a nossa produtividade. 

Dicas para driblar o cansaço físico e mental

Procure se distrair e relaxar. Ocupar o corpo e a mente com outras coisas, muitas vezes, faz com que a solução que você precisa surja naturalmente.

Conte sempre com os amigos. Procurar outras pessoas pode ajudar a desviar a atenção. Informe-se sobre os familiares e amigos, visite-os e distraia-se. 

Faça o bem. Ajudar ou presentear alguém também é uma maneira de se desviar das tensões, além de favorecer a aproximação e o exercício da afetividade.

Mantenha um hobby. Passear, ler ou fazer trabalhos manuais são atividades saudáveis para ocupar o tempo livre e aliviar sua tensão. 

Organize-se. Organizar o tempo e as tarefas pode ser um excelente recurso para evitar desgaste desnecessário e problemas consequentes do esquecimento de coisas importantes. Cultive o hábito de agendar. Anote as tarefas, contas a pagar, compras e datas de aniversário dos parentes. Deixe um bloco de anotações ao lado do telefone ou na porta da geladeira. 

Mantenha bons hábitos alimentares. Uma dieta correta e balanceada é ótima aliada. A variedade dos alimentos é importante para não haver carência de vitaminas. Se você não consegue manter uma boa alimentação pode optar por um suplemento vitamínico, mas sempre sob orientação médica.

Faça exercícios regularmente. Já dizia o ditado: mente sã em corpo são. Procure atividades físicas que te proporcionem prazer e bem-estar. Pode ser bicicleta, caminhada, natação e até mesmo dança.

Respire fundo. Pode parecer bobagem, mas prestar atenção na nossa respiração, respirando fundo e pausadamente por alguns minutos, ajuda a oxigenar melhor nosso organismo e proporciona um bem-estar instantâneo.

Durma bem. Uma boa noite de sono pode ser restauradora para a sua saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário