quinta-feira, 26 de junho de 2014

Passo a passo: como aplicar o autobronzeador

Clinica Renata Fontany 
Sempre que for usar um produto cosmético, faça um teste de contato para ver se não tem há nenhuma reação indesejada. A maioria dos autobronzeadores possui dihidroxiacetona (DHA), uma substância que reage com as camadas superiores da pele, oxidando a queratina e dando o tom dourado similar ao do bronzeado. No entanto, o bronzeado de verdade ocorre em camadas mais profundas, por reação da melanina.
Pré-bronzeamento
Antes de começar a aplicação, esfolie vigorosamente todo o corpo com uma bucha, não use sabonetes hidratantes e não aplique nenhum creme ou loção. “Não use esfoliantes cosméticos: esses produtos têm silicones e hidratantes, substâncias que criam uma barreira na pele, deixando manchas após a aplicação do bronzeador”, alerta Nicole Rossato, diretora de comunicação da Best Bronze.
Com a pele preparada, coloque um biquíni de cor escura e luvas para proteger as mãos e evitar que elas fiquem manchadas. Também proteja o chão com uma toalha ou tapete de cor escura. “O produto é incolor”, diz Nicole, “mas é melhor evitar contato com superfícies e tecidos claros”. Também é uma boa ideia fazer a aplicação antes de dormir e depois de tomar banho, pois o bronzeador age de 4 a 12 horas após ser aplicado.
Aplicação
PernasComece o bronzeamento pelas canelas e panturrilhas. “O ideal é borrifar o produto abaixo do joelho, com uma distância de 20 cm, e espalhar em direção aos pés”, diz Nicole. Vá aplicando e espalhando aos poucos até sentir que toda a região está úmida. No caso do Best Bronze, que é incolor, você deve prestar bastante atenção para cobrir toda a área.
Quando terminar a parte inferior das pernas, puxe o restinho de produto para os pés, sem reaplicar, e contorne bem os ossinhos. Assim, cria-se um degradê natural no bronze. É importante ir com calma, pois os pés têm pele mais seca e a cor pega com mais facilidade, o que pode ocasionar manchas. “Você pode ainda aplicar hidratante nos pés depois do bronzeador secar, para ficar menos marcado”, recomenda Nicole. Ao terminar a parte inferior das pernas, suba para as coxas e glúteos, sempre borrifando e espalhando até toda a região ficar úmida.
TorsoAo bronzear o torso, borrife o produto na barriga e espalhe em direção às costas. Em seguida, suba para os ombros e borrife o produto, espalhando em direção às costas e ao colo. Para garantir que as costas fiquem cobertas, use as palmas das mãos esticadas e tenha certeza de que a área toda está úmida com o produto.
Na região do busto, borrife mais produto entre os seios e espalhe bem. Se a intenção é deixar uma marquinha bem definida, capriche na aplicação de produto no contorno do biquini. Você pode, ainda, usar esparadrapos para garantir linhas mais limpas.
Braços
Além de puxar o excesso de produto dos ombros, borrife um pouco na parte superior do braço e espalhe bem. “Borrife o produto na parte externa do braço e espalhe o excesso em direção à parte interna”, sugere Nicole. Vale ainda usar um lenço umedecido para limpar o excesso de produto do pulso até a dobra do cotovelo. Com isso, cria-se uma gradação de tons mais natural, pois a parte interna do braço costuma pegar menos sol e fica mais clarinha.
Para arrematar os braços, hora de bronzear as mãos (não vá esquecer delas só porque estão protegidas pelas luvas). O dorso das mãos deve receber a mesma atenção dos pés, pois é uma região ressecada. Use a sobra de produto do braço ou um algodão para cobrir as mãos. Cuidado ao aplicar produto nos dedos, pois as cutículas podem ficam escurecidas.
RostoUm dos usos mais frequentes de autobronzeadores é igualar o tom da pele do rosto ao resto do corpo. “Como usamos muitos cremes e protetores no rosto, ele fica mais claro que o corpo”, explica Nicole. Para bronzear a face, borrife bastante produto nas mãos (enluvadas) e aplique no rosto, dando especial atenção para a linha do cabelo. Espalhe o excesso de produto para o pescoço e nuca, pois, assim como a parte interna dos braços, essa região não fica tão queimada.
Cuidados com manchas
Quem tem histórico de melasma, manchas e marcas de nascença pode usar alguns truques para evitar escurecer ainda mais essas regiões. “Aplicar hidratante nas manchinhas evita que o bronzeador pegue na pele”, conta Nicole, “e regiões que escurecem mais rápido devem ser as últimas a ser bronzeadas e devem receber menos produto que o resto do corpo”.
Já quem tem manchas mais claras, como cicatrizes, estrias e vitiligo, pode aplicar o produto localizado antes de começar a bronzear o corpo, esperar secar, e continuar com o processo normal.
Pós-bronzeamento
O bronzeado artificial costuma durar de 7 a 12 dias, dependendo dos cuidados com a pele. “O produto funciona oxidando a camada mais superficial da pele”, explica Nicole, “por isso, quando a pele se renova, ele vai indo embora”. Para manter o bronze por mais tempo, use bastante hidratante nos dias que seguem a aplicação. Se precisar se depilar, use lâmina ou aparelhos elétricos, pois a cera sempre leva uma camada de células da pele, enfraquecendo o bronzeado. Se quiser ficar mais morena, espere no mínimo 24h para fazer uma segunda aplicação.
Quando notar que a pele está ficando desigual, esfolie bem para que as células tingidas se desprendam da pele. Se for necessário retocar alguma área, faça-o com um algodão embebido no produto. Caso queira eliminar o bronzeado por completo, use água oxigenada de volume alto ou cremes depilatórios, pois eles descolorem as células tingidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário