Centenários, alguns produtos não perdem o lugar nas prateleiras e nécessaires, mesmo com todas as inovações. Entenda por que os clássicos das farmácias conquistaram este status
Apesar de inovações tecnológicas, descobertas de novas substâncias e cosméticos mais específicos para cada tipo de pele ou cabelo, alguns produtos conquistaram seu lugar nas prateleiras de farmácias e perfumarias há décadas. Eles continuam sendo umas das principais escolhas das mulheres – e mesmo quem nunca usou, já ouviu falar ou viu no armário da vovó.
Trata-se de uma questão histórica e de tradição. No passado, as pessoas tinham poucas opções para resolver ou minimizar os problemas de saúde e precisavam de 'milagres'", afirma Fernanda Carrilho, dermatologista e mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da USP. A médica ainda ressalta que esses produtos eram acessíveis e contavam com um grande aliado: campanhas marcantes e bem elaboradas. Um exemplo é a do Leite de Rosas, lançado em 1929, que tinha "Preparado que dá it!" como slogan e Carmen Miranda como garota-propaganda.
Responsabilidade é outra palavra-chave para a permanência desses produtos em meio a tantos outros recentes. “A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vem tomando medidas importantes em relação ao que está no mercado, exigindo alterações dos ativos proibidos nas fórmulas e impedindo a venda de tudo que tiver eficácia duvidosa", reforça Fernanda. Maria Paula Del Nero, médica membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, endossa a opinião. "São dicas que passam a cada geração e muitas são úteis até hoje." Saiba mais sobre 10 clássicos da farmácia que provavelmente já devem ter passado (ou vão passar) por seu nécessaire.
Polvilho Antisséptico GranadoCombate assaduras, brotoejas e odores da transpiração dos pés e das axilas, além de prevenir pruridos e frieiras. Ainda contém ações antisséptica, secativa e antimicrobiana. Com fórmula eficaz desde 1903, o produto pode ser encontrado em farmácias por R$ 5 em média. As mulheres também costumam polvilhá-lo no cabelo para tirar o aspecto oleoso, finalizando com as mãos ou com o jato frio do secador. No entanto, outra opção atual para evitar oleosidade e sudorese intensa da pele são géis e formulações oil-free que contêm sílica, principal componente dos talcos.
Shampoo Johnson'sJohnson's Baby chegou ao mercado em 1937 com uma linha de produtos dedicados aos cuidados com o bebê. Com pH balanceado, o Shampoo Johnson é isento de sabão e álcool e pode ser comprado por R$ 6,89 (200ml) ou R$ 9,99 (400ml). Mas, como o couro cabeludo do adulto tem pH 5,5 e os xampus infantis têm pH 7, podem gerar ressecamento e até mesmo fragilidade nos fios. Por outro lado, eles são ótimas opções para lavar a região dos olhos, dos cílios e das sobrancelhas. Dica: faça uma diluição antes e coloque metade do copo de água e a outra metade de xampu.
MinâncoraEm 1912, o farmacêutico português Eduardo Augusto Gonçalves iniciou a fabricação de uma pomada antisséptica batizada de Minâncora – mistura dos nomes Minerva, a deusa grega da sabedoria, e âncora, palavra que remetia à sua permanência no Brasil. Três anos depois, em 1915, a fórmula composta por óxido de zinco, cloreto de benzalcônio e cânfora foi registrada no Departamento Nacional de Saúde Pública e se tornou conhecida em todo o País. Uma camada fina deve ser aplicada na pele seca e limpa para espinhas, frieiras, urticárias, pequenos ferimentos, picadas de inseto e até ferimentos após o barbear. Custa de R$ 5,50 a R$ 7,50.
É importante ressaltar, no entanto, que um dermatologista deve ser consultado no caso de acne. A maioria dos casos demandam fórmulas com ácido salicílico, enxofre ou extratos de melaleuca.
HipoglósQue o Hipoglós é usado para assadura de bebês, todo mundo sabe. Mas ele também é um grande aliado da beleza, inclusive de famosas, para amenizar olheiras ou rugas superficiais, e secar espinhas. A pomada, criada em 1930 pelo espanhol Raul Rovirata, chegou ao Brasil oito anos depois. Contém retinol (vitanima A), que estimula a produção de colágeno e elastina, e colecalciferol (vitamina D), incorporados a agentes penetrantes, emolientes e hidratantes, formando uma camada protetora. Também é indicado para lábios e mamilos ressecados. O preço é a partir de R$ 8,38, mas varia de acordo com o tamanho da embalagem.
Óleo de AmêndoasO óleo de amêndoas, de qualquer marca que seja, é um clássico absoluto da beleza. Ele cria uma película na superfície da pele, impedindo a perda de água - efeito também conhecido como hidratação passiva. Além de nutrir, e consequentemente ser uma alternativa para evitar estrias, o óleo aumenta a defesa das agressões externas. Ideal para usar após o banho, o Paixão é um dos mais tradicionais e pode ser comprado por R$ 14,50.
Seiva de AlfazemaNão há quem não se lembre da jovem moça no campo com lencinho na cabeça e uma cesta de lavanda nas costas. A colônia, fabricada a partir da planta de alfazema, da qual se extrai o óleo de lavanda, chegou às lojas em 1943 e faz sucesso até hoje com sua fragrância fresca, amadeirada e almiscarada. Também pode ser misturado à água para o banho de crianças.
Nivea CremeTudo começou em 1911, quando Oskar Troplowitz, proprietário do grupo alemão Beiersdorf, desenvolveu um agente emoliente que permitiu a mistura homogênea entre água e óleo. Chamado de Eucerit, o componente permitiu o desenvolvimento do primeiro hidratante do mundo. Há mais de 100 anos no mercado, o produto foi reconhecido mundialmente pelo seu alto poder de hidratação e, mesmo com tantas opções, muitos não trocam a latinha azul por nada. É uma opção supertradicional para pele seca e extrasseca - o preço sugerido é de R$ 11,40 a R$ 15,60.
Leite de Rosas x Leite de ColôniaNão é raro confundirem Leite de Colônia com Leite de Rosas pelo nome e pelo frasco retrô – principalmente na versão cor-de-rosa da embalagem. Mas enquanto o de Colônia é português, o de Rosas foi criado pela cearense Francisco Olympio em 1929 e considerado o primeiro produto multiuso do Brasil.
O álcool dos leites adstringentes tem pH balanceado para não trazer danos à pele. No entanto, é preciso ficar atento a sinais de irritação, sensibilidade e até mesmo efeito rebote – produção aumentada de oleosidade para compensar o possível ressecamento que pode surgir após o uso. Para limpeza, outra saída são os demaquilantes com substâncias limpadoras e componentes hidratantes na fórmula. Mas o produto também tem efeito desodorante.
Sabonete PheboUm marco na história do mercado de higiene e beleza. Assim como várias outras marcas, foi fundada por portugueses e ainda é um sucesso no Brasil. O sabonete Odor de Rosas, lançado em 1930, foi a primeira fragrância da perfumaria. Com base 100% vegetal, ele mantém a sua fórmula original e é recomendado para todos os tipos de pele. Pode ser encontrado por R$ 2,10.
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