quinta-feira, 31 de maio de 2012

Fome na hora errada provoca efeito sanfona


Dividir bem as refeições protege seu corpo contra a variação de peso


Emagrecer e engordar são verbos muito comuns para a maioria das mulheres. Para evitar as famosas estrias e os desconfortos que aparecem cada vez que se tenta usar uma roupa do fundo do armário, a nutróloga Dra. Samantha, dá algumas dicas de como manter uma alimentação balanceada para não passar pelo "efeito sanfona".

Comer bem é o primeiro passo para não sentir fome em horários inadequados e apelar para as tão desejadas "besteirinhas". "Divida a alimentação entre café-da-manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Além disso, respeite o intervalo de três horas entre uma refeição e outra", aconselha Dra. Samantha.

Uma boa opção é esconder os alimentos que apresentem algum "perigo" para a dieta como doces, bolos, tortas, biscoitos recheados, produtos industrializados e enlatados. "Prefira gelatina diets, frutas e folhas verdes para saciar a vontade de comer fora de hora. Opte também pelos biscoitos integrais que são ricos em fibras e além de contribuirem para o bom funcionamento do intestino trazem poucas calorias", alerta a nutróloga.

"Não se engane com dietas semanais e nem abra mão radicalmente dos alimentos naturais aos finais de semana. Não adianta comer apenas alimentos naturais e magros durante a semana e abusar de doces e gorduras aos sábados e domingos, pois são nesses deslizes que o efeito sanfona vem à tona", complementa dra Samantha.

A alternância do ganho e perda de peso pode ser prejudicial não só para a estética como também para a saúde. "O aumento da pressão arterial, a alteração da glicose e do colesterol podem causar complicações nas articulações por conta do ganho de peso e da diminuição da massa muscular", alerta a nutróloga.

Não basta apenas manter uma alimentação adequada, o ideal é equilibrar as refeições e praticar exercícios físicos. "Ao fugir da vida sedentária automaticamente o organismo não sofrerá o efeito sanfona", completa dra Samantha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário