segunda-feira, 7 de maio de 2012

Conheça sabonetes de limpeza profunda indicados para o dia a dia


Os sabonetes são substâncias detergentes que removem a camada de gordura, que são parte da barreira de proteção natural da pele. "Uma vez quebrada ou removida esta camada, a pele fica mais propensa a irritações e até infecções", explica a dermatologista Raquel Tancsik Cordeiro. Por isso, segundo a especialista, o uso de sabonetes ditos de limpeza profunda e antissépticos deve ser realizado com muita parcimônia. 

O fato de fazerem mais ou menos espuma não é sinal de qualidade. Você precisa sempre avaliar o resultado. Após o banho, sua pele está macia e hidratada? Ou está áspera e ressecada? O uso de produtos antibacterianos só é recomendado em áreas muito úmidas ou abafadas, como axilas e pés. De acordo com o ginecologista e obstetra do Hospital Samaritano de São Paulo, Edílson Ogeda, os sabonetes antibactericidas são vetados para a região vaginal. "Eles são capazes de combater as bactérias de superfície (pele e mucosa) e podem destruir os lactobacilos de proteção e aumentar o risco de infecções e irritações na vagina", alerta. 
Conheça sabonetes de limpeza profunda
Sabonetes antiacne também devem ser usados moderadamente. A dermatologista Mônica Azulay recomenda que uma pele com espinhas seja lavada entre duas ou três vezes ao dia, no máximo. "Produtos que contém ácido salicílico ou glicólico retiram a gordura natural da pele. Se usados repetidas vezes podem causar o efeito inverso: na falta de oleosidade as glândulas sebáceas reagem produzindo mais sebo", explica. 

Quanto às loções próprias para o rosto ou a higiene íntima, não há problemas. "Existem bons produtos disponíveis em supermercados", afirma Raquel. De qualquer forma, se há duvidas ou algum sintoma de rejeição, é sempre bom procurar avaliação do médico. Os sabonetes líquidos íntimos são produtos a base de ácido láctico, que é um componente natural da pele. Como o pH da região externa vaginal é entre 5 e 5,5, esses sabonetes específicos têm a função de mantê-lo o mais próximo do ideal para o desenvolvimento e manutenção das células e flora natural da pele.  
Segundo Edílson, o uso destes sabonetes específicos é importante para que o pH seja devidamente controlado e a região permaneça higienizada e protegida por mais tempo. Entretanto, na prática, a fórmula destes produtos se equivale a de um sabonete neutro. 

Veja a seguir algumas dicas para escolha de produtos de acordo com seu tipo de pele: 

- Seca: Para evitar ainda mais o ressecamento, o ideal é usar sabonetes ricos em componenteshidratantes, como lactato de amônia, lanolina, óleo de amêndoas, extrato de semente de uva e manteiga de carité. 

- Oleosa: Diminua o excesso de gordura usando sabonetes adstringentes, à base de hamamélis e própolis. Normal: Experimente ingredientes como cânfora e alantoína. 

- Sensível: Abuse de substâncias calmantes, como camomila e erva-doce. Prefira sabonetes líquidos ou em gel, ou os infantis, que são menos agressivos. 
Sabonetes líquidos possuem mais ingredientes benéficos, são mais suaves e agridem menos a pele. E atenção, pois o rosto é geralmente mais oleoso e precisa de um produto líquido ou em gel, que irrita menos e promove uma limpeza profunda. Já o corpo requer mais hidratação, exigindo produtos ricos em hidratantes e óleos, que amaciam a textura e deixam a pele com brilho. 

Bebês e crianças possuem menos produção de oleosidade natural, que forma uma camada protetora nos adultos, capaz de inibir a invasão de microrganismos que causam doenças. Por isso, os sabonetes específicos para a primeira infância têm composições mais neutras, sem agentes químicos que diminuem a proteção natural da pele.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário