quarta-feira, 30 de maio de 2012

Depressão



 A depressão é um distúrbio afetivo que de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2020 será a segunda doença de maior ocorrência no mundo.
Diferentemente da tristeza que é um sentimento que a pessoa sente diante de uma perda significativa ou mesmo perante uma frustração, a depressão é um estado de humor que o indivíduo experimenta diariamente em sua vida sem saber ao certo o motivo deste seu estado emocional.
Uma pessoa deprimida não encontra forças internas para fazer o que precisa em sua vida, sente-se constantemente desanimada, inadequada e não vê sentido algum em viver. Diante deste seu estado emocional a pessoa deprimida tende a se descuidar de si mesmo, a apresentar baixa autoestima, perda ou aumento de apetite, falta de sono ou vontade de dormir demasiadamente. Tende a querer ficar apenas em casa de forma reservada. Também é comum queixas de dores de cabeça, dor no peito e cansaço. Os sintomas podem se apresentar numa intensidade leve, moderada e grave.
Muitas vezes são as pessoas ao redor; familiares e amigos que identificam que a pessoa está deprimida e a incentivam a procurar ajuda profissional, pois devido ao seu estado de desanimo, a pessoa não sente vontade de buscar ajuda.
O acompanhamento médico e psicológico tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento se fazem necessários para uma mudança no quadro do paciente e para que ele volte a ter uma vida saudável e equilibrada novamente.
Profissional Responsável: Priscilla Rodrigues SoaresCRP 19904/04
Psicóloga pela UFMG. Pós-graduada em Psicopedagogia. Especialização em Psicologia da Infância pela Unifesp. Formação em Psicoterapia Relacional.

Caso haja interesse, marque na recepção uma primeira entrevista gratuita na Clinica Renata Fontany!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário