quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Peeling o melhor tratamento para face

O que é o peeling ?
Os peelings são um tipo de procedimento capaz de corrigir marcas, manchas ,muitas das alteracões do envelhecimento e melhorar a aparência e a qualidade da pele.
 O  peeling retira uma camada, que logo é regenerada e recebe um aspecto novo através de células que permanecem em determinados pontos da pele e com capacidade de reprodução.
Existem vários tipos de peeling, assim é que um método que retire camadas de pele, é que possa ser controlado e dominado pelo médico , pode ter o efeito de peeling. Existem os peelings químicos que utilizam o efeito químico de substâncias, existe o peeling físico, que faz lixamentos e abrasões na pele e existe o peeling a LASER, o Ressurfacing a Laser, que faz a retirada da pele com a ação da energia luminosa do  Laser.
Como age o Peeling?
A Pele (33kb)A pele é formada por duas camadas principais a epiderme e a derme. A Epiderme é subdividida em 5 camadas muito finas:  Extratos Corneum, Lucidun, Granulosum, Spinosum e Basal
e a Derme em 2 camadas mais espessas: Papilar e  Reticular
Separando as  duas camadas, fica a membrana basal , responsável pela regeneração da pele. A membrana basal se continua  pelos anexos da pele, como os  folículos pilosos  e glândulas  é esta membrana basal a responsável pela regeneração da pele após os  peeling mais profundos.
clique para aumentar
Explicando de uma maneira simples, o peeling retira camadas da pele e cria uma regeneração celular a partir da camada basal e dos anexos que gerará   uma pele melhor.
Os peelings podem ser muito superficiais , superficiais , médios e profundos dependendo da região da pele que atinge .
Nível do Peeling
Camadas atingidas
Problemas Tratáveis
Nível 1
Peeling Muito Superficial
Camadas Superiores da Epiderme
manchas muito superficiais, aspereza, pele sem brilho, pele descamativa , pele "seca", peles "cansadas" e "maltratadas"
Nível 2
Peeling Superficial
Epiderme
manchas superficiais, aspereza, rugosidades finas, acne ativa,
Nível 3 –
Peeling Médio
Epiderme , Derme papilar e camada superficial da derme reticular
Rugas, manchas, cicatrizes de acne , sulcos,
Nível 4
Peeling Profundo
 Epiderme , Derme reticular
Envelhecimento total da pele, cicatrizes de Acne muito profundas
Os peelings muito superficiais, agem sobre a camada córnea, que é uma camada, amorfa, muito superficial e que protege a pele, e sobre a camada mais superficial da epiderme.  Uma nova epiderme e camada córnea irão se regenerar e produzir uma pele mais suave.
O peeling superficial, já age um pouco mais profundamente, mas ainda no nível da epiderme , corrigindo alterações superficiais da pele.
O Peeling médio, já age mais profundamente, junto a derme e retira lesões mais profundas.
O Peeling profundo, atinge as camadas mais profundas da derme e age sobre as lesões mais profundas, como rugas, flacidez , manchas e cicatrizes e atenua sulcos. É o mais profundo que se consegue atingir em um peeling.
A regeneração sempre ocorre a partir da camada  basal, que é a camada com capacidade de regeneração. É o peeling com os melhores resultados, mas com a realização  mais complexa e a recuperação mais dificil. Não é um procedimento simples, é um bom planejamento deve ser feito antes de realizar este tipo de peeling.
O princípio geral, é que se uma lesão que se deseja tratar for profunda na pele, o peeling deve atingir esta profundidade para ser eficiente na sua eliminação. Se a lesão estiver na superfície, o peeling não precisa ser tão profundo. Quanto mais profundo o peeling, mais cuidadosa deve ser sua realização, e mais cuidados são necessários nos pós peelings,  assim é que não é só o tipo de peeling, mas a profundidade em que é aplicado é que determina os resultados e os riscos do tratamento.
As sardas e o melasma superficial, assim como a aspereza leve da pele ficam na epiderme. Os melasmas profundos ou mistos, a hiperpigmentação pós-inflamatória , as ceratoses actínicas, as rugas superficiais e a acne atingem a epiderme e a derme, e as rugas profundas e as cicatrizes de acne estão na derme.
Assim , dependendo do local da pele atingido, teremos a profundidade do Peeling que pode ser eficiente e se pode optar pelo que dará o melhor resultado.
Assim é que para corrigir um determinado problema deve ser feito um determinado peeling, não qualquer peeling, e o peeling não é uma solução mágica, mas uma excelente arma de combate aos problemas da pele. Bem utilizado e realizado trará satisfação ao paciente, mas expectativas exageradas devem ser desestimuladas. Então, quando houver um problema, melhor do que procurar um peeling, é realizar uma consulta, e o médico, conhecendo os diversos tipos de peeling, vai saber preparar a pele e indicar os melhores procedimentos, no momento adequado.
A profundidade do peeling depende da substância aplicada, de quanto é aplicado, da técnica de aplicação ( pincel , cotonete ou gaze), do preparo prévio da pele com tratamentos tópicos, do preparo que antecede imediatamente o procedimento com limpeza e retirada de oleosidade, do tipo de pele (fina, espessa), da localização e a duração do contacto com a pele (principalmente os de ácido glicólico). Assim sendo, grande variabilidade pode ser obtida, e a indicação do peeling deve ser do médico, que conhece todas as possibilidades.        
De uma maneira geral , quanto mais profundo, melhores são os resultados, mas maiores são os riscos e as dificuldades no pós-peeling. Vários agentes podem realizar peelings, e um mesmo agente pode conseguir diferentes profundidades. Entre eles temos o Ácido Retinóico, o Ácido Salicílico, a Solução de Jessner, o Resorcinol, o Ácido Tricloroacético - TCA, Blue Peel, os Alfahidroxiácidos, Glicólico, O Fenol, O 5-Fluoracil , o Alkapeel e outros. Os peelings com marcas, geralmente são variantes destes materiais, organizados de uma maneira a facilitar para os médicos e os pacientes.
A Clínica Naturale utiliza o sistema Kacowicz, que reúne uma série de peelings diferentes, um para cada indicação e que atingem todas as profundidades e pode corrigir a maioria dos problemas tratáveis por peelings.
As sardas e o melasma superficial, assim como a aspereza leve da pele ficam na epiderme. Os melasmas profundos ou mistos, a hiperpigmentação pós-inflamatória , as ceratoses actínicas, as rugas superficiais e a acne atingem a epiderme e a derme, e as rugas profundas e as cicatrizes de acne estão na derme.
Assim , dependendo do local da pele atingido, teremos a profundidade do Peeling que pode ser eficiente e se pode optar pelo que dará o melhor resultado.
Existem também os chamados peelings seqüenciais. Embora saibamos que uma seqüência de peelings médios nunca será um peeling profundo, também sabemos que uma seqüência de peelings médios é mais que um peeling médio isolado. Assim para os pacientes  com lesões mais profundas  e  que  não querem  se submeter as dificuldades de realização e recuperação dos peelings profundos, podemos utilizar uma seqüência de peelings médios. Nesta alternativa, utilizamos Midpeel ou Neopeel , de 3 a 4 peelings  em intervalos de 30 a 60 dias . Com isso , embora não atinjamos os mesmos resultados do peeling profundo podemos obter uma melhora considerável de uma maneira mais leve. Outro peeling utilizado seqüencialmente é o Peeling de Urucum, aplicado mensalmente em uma série de 6 sessões, com indicações específicas para manchas. ~
Como age o peeling ? - Clique nas imagens para aumentar
I- A Pele
A pele é formada por duas camadas principais a epiderme e a derme. A Epiderme é subdividida em 5 camadas muito finas:  Extratos Corneum, Lucidun, Granulosum, Spinosum e Basal
A Pele (33kb)e a Derme em 2 camadas mais espessas: Papilar e  Reticular
Separando as  duas camadas, fica a membrana basal , responsável pela regeneração da pele. A membrana basal se continua  pelos anexos da pele, como os  folículos pilosos  e glândulas  é esta membrana basal a responsável pela regeneração da pele após os  peeling mais profundos.
clique para aumentar

II - A aplicação do peeling profundo
A Pele (31kb)O Peeling é aplicado com a utilização de pequenos cotonetes com a solução de fenol modificada. O fenol atenuado penetra na pele e quebra as proteínas, alterando a sua estrutura, desde as ligações dos aminoácidos em cada proteína. A coesão da pele é alterada e a pele é modificada profundamente por uma ação química própria do fenol. As modificações do novo peeling, mantém a ação máxima onde ela é requerida , diminuindo a ação a distância e a toxicidade. É aplicado após uma solução de ácido cítrico e depois uma camada de silicone semiporoso.
clique para aumentar
A Pele (33kb)III- A Ação do Fenol Atenuado Kacowicz
A ação do peeling atinge até a chamada camada basal, que é a responsável pela regeneração da pele. esta camada também é eliminada, dependendo de células de regeneração que estão presentes nos folículos pilosos abundantes da pele, para promover o aparecimento da nova superfície da pele.
clique para aumentar
IV - A eliminação da pele envelhecida
A Pele (26kb)Toda a camada superficial da pele é eliminada, os vasos sanguíneos superficiais são atingidos . A pele superficial envelhecida é praticamente liquefeita . Água é produzida a partir dos vasos sanguíneos, surge um grande edema (inchaço) no rosto, que é normal e faz parte do tratamento . Este líquido interrompe a ação do fenol , que vai sendo eliminado com a ação do médico que retira as secreções e o silicone, saindo junto o fenol, depois de ter agido.
Uma nova camada basal surge a partir dos folículos pilosos, e é esta camada que vai recuperar a pele, e produzir o aspecto rejuvenescido.
clique para aumentar
A Pele (32kb)V- A Recuperação da pele após o Peling de Fenol
A pele se renova, a derme se recupera com a formação do colágeno, que a deixa mais consistente, a epiderme se renova, dando um aspecto rejuvenescido para a pele. menos rugas, menos flacidez, menos aspereza, menos sulcos, menos manchas, maior brilho e firmeza.
clique para aumentar

Nenhum comentário:

Postar um comentário