quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Homens investem em tratamentos estéticos para combater a barriguinha

Homens investem em tratamentos estéticos para combater a barriguinha

Está mais do que claro que o tempo em que vaidade era "coisa de mulher" passou. Os homens têm se cuidado mais. Com isso, alternativas variadas para melhorar a aparência entram no rol de investimento de muitos deles, apesar de ainda serem em menor número que as mulheres. Representaram, por exemplo, 12% das cirurgias plásticas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Também marcam presença nas clínicas de estética.
Barriguinha
Eliminar a temida concentração de gordura na barriga é realmente uma questão de autoestima e saúde para homens e mulheres. Além de o diâmetro abdominal ser frequentemente associado a doenças, como as cardiovasculares (sobretudo quando a gordura é visceral), uma pesquisa da Sociedade Americana de Câncer, divulgada neste mês, ainda afirmou que as pessoas que apresentam o inconveniente acúmulo (mulheres com cintura acima de 110 cm e homens com mais de 120 cm) têm risco de morte duas vezes maior do que as que não têm esse excesso. Barriga volumosa ainda desloca o centro de equilíbrio do corpo, prejudicando a postura.
Vale mencionar que há diferentes tipos de gordura. O homem tende ao maior armazenamento da visceral (a mais perigosa), que não pode ser removida cirurgicamente, somente com a perda de peso. "O intestino é preso às costas pela membrana mesentério, composta de tecido gorduroso, que aumenta de volume quando engordamos, tornando assim o volume visceral cada vez maior, elevando a pressão sobre a parede abdominal", explicou o cirurgião plástico Vitório Maddarena, de São Paulo.
Já a mulher faz mais depósito na parede abdominal, que conta com uma camada de tecido adiposo, entre a musculatura e a pele, em que as células de gordura aumentam e diminuem de tamanho, sendo a quantidade sempre a mesma. "Quando uma pessoa tem uma região com gordura localizada (lipodistrofia) é porque há mais células de gordura do que deveria haver. Então, a única maneira eficaz de tratar é diminuir o número de células por meio da lipoaspiração."
Diferenças entre os sexos
Segundo o cirurgião plástico Alan Landecker, de São Paulo, os organismos femininos e masculinos apresentam particularidades durante ou após as cirurgias plásticas. As intervenções tendem a ser mais complexas tecnicamente em pacientes homens, porque costumam sangrar e inchar mais. "Isso porque a vascularização da pele é maior e possuem maior número de glândulas na pele." Por conta do inchaço, o tempo de recuperação é extendido.
Na hora de eliminar gordurinhas localizadas com a lipoaspiração, o sexo masculino leva vantagem. O médico disse que a tendência a apresentar pele mais grossa faz com que seja mais elástica e com menos flacidez. Dessa forma, costuma ter excelente retração, se moldando facilmente ao novo contorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário