segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Acabe com a flacidez

Acabe com a flacidez

Saiba o que ela causa no nosso organismo e como evitá-la
Você já deve ter reparado que algumas pessoas, com cerca de 60 anos, estão em excelente forma física e, consequentemente, com sua musculatura em forma. Hoje em dia, isso é cada vez mais comum, porque os indivíduos estão cuidando-se mais e priorizando sua qualidade de vida. Porém, mesmo que eles fiquem torneados, a pele aparece “meio molenga” em relação ao tônus muscular. Isso acontece por causa da flacidez, um fenômeno que ocorre tanto em pele como nos músculos. “Quando ambos estão flácidos, a aparência é pior”, explica a dermatologista Denise Steiner, que tem uma clínica em São Paulo.
O fenômeno é reversível, no entanto, segundo a médica, é mais difícil do que tratar rugas. Por isso, é melhor evitar os indesejáveis sintomas.
O que é
A flacidez basicamente consiste na perda de tonicidade. Na pele, está relacionada mais com a derme – a camada intermediária entre epiderme e hipoderme – e evidencia a perda do colágeno, por volta dos 30 anos, ou a produção dele por por um de pior qualidade, a partir dos 50 anos. “Além disso, na menopausa, as mulheres aceleram o processo de a flacidez, perdendo a capacidade de recuperar esta fibra”, revela a dermatologista. O homem também sofre com isso, mas no público feminino, a mudança torna-se mais evidente.
Já o músculo, independentemente da idade da pessoa, responde aos exercícios. Por isso, tem mais capacidade de recuperar-se.
Principais causas
Alguns fatores podem interferem na produção do colágeno:
cigarros
álcool
poluentes
má alimentação
medicamentos com forte efeito colateral
doenças como diabetes e câncer
fatores genéticos
sol em excesso. Especialmente os raios ultravioletas, que, segundo Denise, provocam o aumento de enzimas que destroem esta fibra.
Para reverter a flacidez, o ideal é ter uma alimentação balanceada e fazer exercícios físicos – desde que haja equilíbrio entre o treino aeróbico e a musculação. “Assim, você irriga o corpo e tonifica os músculos”, ressalta Denise. O exagero nas atividades também resulta na flacidez em algumas partes do corpo. Um bom exemplo são os maratonistas que, em geral, apresentam o rosto mais envelhecido devido à oxidação exagerada. “Cremes e tratamentos ajudam, porém, você precisa alimentar-se corretamente e ter uma rotina de esportes”, complementa a especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário