terça-feira, 13 de julho de 2010

Discutindo a relação

Discutindo a relação
Dicas para que esta conversa valha a pena
Discutir a relação é comum na vida a dois. Mas antes, vale uma análise individual para que cada um possa se dar conta das perspectivas que assume sobre si e o relacionamento:-Faça um retrospecto do relacionamento e veja desde quando as coisas não vão bem. O que tem prejudicado a relação?-Como as coisas eram e como passaram a ser? -Quais foram/são as suas dificuldades em lidar com tais situações? Quais suas qualidades em lidar com isso? -Quais foram/são as suas dificuldades em lidar com o parceiro desde então? Quais suas qualidades? -Como você se sente em relação ao que aconteceu? Como está sua autoimagem desde então? Qual sua autocrítica a respeito? Como tem se sentido em relação ao parceiro? -Como imagina o relacionamento no futuro? Note que estas são as suas considerações sobre o que aconteceu e acontece. Seu corpo sente e pensa de maneira única assim como seu/sua parceira(o) também tem um corpo que pensa e sente de maneira única. Respeitando suas perspectivas e disposto a respeitar a perspectiva do outro inicie o diálogo. Lembre-se que atitudes de desrespeito provocam no cérebro emocional um estresse que desestabiliza a capacidade de nosso cérebro racional de pensar de acordo com objetivos provocando um ciclo de ataque e defesa.
"No começo pode ser difícil. Mas a comunicação também é uma habilidade, que precisa de treinamento".
Dicas para um diálogo produtivo-Escolha hora e local adequados;-Seja objetivo, sem rótulos ou julgamentos. Expresse seus sentimentos de forma sucinta e coloque o que você deseja. Repito: descreva sem rotular. A descrição tem a ver com a realidade e os sentimentos são só seus. Assim ambos direcionam a conversa sobre eventos reais e compreensão dos sentimentos um do outro; -Já que você trará a sua perspectiva use o "eu" ao invés de "você";-Para se referir ao cônjuge use o nome dele. Quando ouvimos nosso nome o corpo dá mais atenção;-Mantenha um tom compreensível, assim o cérebro racional fica mais sincronizado com o cérebro emocional;
Exemplo sem efeito: "Eu já disse três mil vezes pra não deixar a toalha molhada em cima da cama. Você é surdo ou o que eu digo não tem importância nenhuma?" Prefira: "Eu já disse várias vezes que não quero que você deixe a toalha molhada em cima da cama e mesmo assim, você continua deixando. Isso me deixa aborrecida e cansada. Eu preciso sentir que posso contar com você." No começo pode ser difícil. Mas a comunicação também é uma habilidade, que precisa de treinamento. Com o tempo você vai se sentir mais confiante e o melhor, poderá viver o melhor do relacionamento, sem o desgaste das discussões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário