terça-feira, 25 de maio de 2010

O que fazer para vencer a celulite

Para vencer a celulite, mude seus hábitos!
Na guerra contra a celulite, é preciso pegar pesado e atacar de todas as formas possíveis. Não é uma batalha fácil, mas é possível obter grandes resultados. É claro, alguns tratamentos podem pesar no bolso, mas existem medidas que todos podem e devem praticar, pela melhora da celulite e para ganhar muito mais saúde.
Qualquer que seja o estágio da celulite e antes de pensar em qualquer tratamento clínico ou cosmético, é preciso mudar o estilo de vida.
Acerte a alimentação
Alguns pecados à mesa, a falta de apetite e o estresse podem agravar a celulite. Comer amido, gorduras e açúcares em excesso aumenta o peso, interferindo diretamente no estado da celulite.
Procure adotar uma dieta equilibrada, pouco calórica, rica em nutrientes, com baixo teor de gorduras e pouco sal. As refeições devem ser divididas com os seguintes alimentos:
CONSTRUTORES: Carnes, leites e derivados, ovos, feijões e grãos suprem o corpo de proteínas e cálcio, básicos para o funcionamento dos órgãos vitais e renovação celular. O ideal é comer duas porções de carne e de laticínios desnatados por dia. Exemplo: 150 g de carne vermelha magra; 150 de peixe ou frango; 200 ml de leite e 2 fatias de ricota.
ENERGÉTICOS: Carboidratos (cereais e batata) e gorduras (manteiga e óleos de oliva, canola e soja) respondem pela força e energia do corpo. Por dia consuma cinco porções de carboidratos e uma porção de gordura. Exemplo: 1 barra de cereais; 2 colheres (sopa) de arroz integral; 1 pão francês; 1 batata média; 1 gelatina e 1/2 colher (sopa) de azeite de oliva.
REGULADORES: Frutas, verduras e legumes, ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água, ajudam na absorção de nutrientes e eliminação de toxinas. Consuma oito porções, divididas nas duas principais refeições. Exemplo: 3 frutas; 2 porções de folhas; 2 xícaras de legumes.
Alimentos que ajudam no combate à celulite
Coma alimentos crus, que têm muita água e ajudam a eliminar toxinas.
Beba muita água: quanto mais água você bebe, menos líquidos as células retêm. Além disso, a água auxilia na eliminação de toxinas.
Beba suco de beterraba crua diariamente, que ajuda o fígado a metabolizar as gorduras acumuladas.
Coma pepino, um aliado valioso para ajudar os rins a eliminar toxinas.
Inclua fibras na dieta, que evitam prisão de ventre e retenção de toxinas. As frutas secas e os cereais crus devem ser consumidos porque têm muita proteína, garantindo a elasticidade das fibras que sustentam a pele.
Uma porção de acelga a cada três dias contribui com a boa circulação.
Alimentos pioram a celulite
Controle o consumo de café: a cafeína altera a produção hormonal.
Evite a ingestão de bebidas alcóolicas, pois o álcool incha as células de gordurosas.
Evite carnes vermelhas gordurosas, que deixam resíduos na circulação.
Corte frituras, pois todo alimento pode ser consumido cru ou cozido, e representa menos calorias.
Evite alimentos com conservantes (como enlatados e refrigerantes), que são toxinas para o sistema linfático.
Diminua o sal, porque o sódio retém líquidos, que provocam inchaço.
Inclua exercícios em sua rotina
A falta de exercício impede o bom funcionamento do sistema linfático, responsável pela eliminação de toxinas do organismo. Se o corpo não se movimenta, o metabolismo fica mais lento, tornando a queima de gordura dentro das células menos eficiente. Segundo o fisiologista Turíbio Leite de Barros, quanto mais tempo o corpo leva para eliminar gorduras, mais chances tem de ficar com toxinas que interferem na oxigenação celular.
Pratique exercícios físicos com regularidade. Faça atividades aeróbicas de baixo impacto (natação, ciclismo etc.) e evite as de alto impacto (corrida), que podem causar rompimento de pequenos vasos fragilizados pela má circulação local.
Atividades aeróbicas são fundamentais para queimar os depósitos de gordura e as localizadas, como a musculação, enrijecem os músculos, esticando a pele e tornando os furinhos menos evidentes. Além disso, a prática de exercícios físicos alívia o estresse, que joga adrenalina na corrente sangüínea, sobrecarregando o sistema linfático.
Quem tem celulite e também está acima do peso não deve sobrecarregar o organismo. Nesse caso, a natação ou a hidroginástica são os exercícios mais indicados, já que, na água, o corpo fica 60% mais leve e o trabalho parece mais suave.
A postura deve ser uma preocupação constante durante a realização dos exercícios. Quando está incorreta, forçamos determinadas regiões, comprometendo a circulação sangüínea e favorecendo o aparecimento da celulite.
As atividades anaeróbicas também ajudam a eliminar a celulite, modelando a musculatura e oferecendo maior e melhor sustentação para a pele.
Por fim, se você fuma, deixe de fumar: o cigarro prejudica o sistema circulatório e contamina o sistema linfático com toxinas.

2 comentários:

  1. queria que vc coloquase uma dieta para meninas adolecentes,de 12 a 16 anos;poderia ser bem legal uma dieta q nao fosse radical e fizesse bem a saúde!
    by:prima da menina da foto assima

    ResponderExcluir
  2. eu quero lhe fazer uma pergunta,quando vc diz construtores vc que dizer oq?

    ResponderExcluir