segunda-feira, 24 de maio de 2010

Sedentarismo x excesso de exercícios: os prejuízos para a vida profissional

Sedentarismo x excesso de exercícios: os prejuízos para a vida profissional
Nas empresas, é comum encontrar profissionais que praticam atividades físicas todos os dias. Há também aqueles que não fazem nenhum tipo de exercício, conhecidos como sedentários.
Pois saiba que, apesar de opostos, essas pessoas têm algo em comum: podem ter sua vida profissional prejudicada tanto pelo excesso quanto pela falta da atividade esportiva.
A professora doutora em Ciências da Saúde da FMU, Simone Sagres Arena, explica que a falta de exercício pode causar sobrepeso, doenças vasculares, hipertensão, diabetes, entre outras doenças.
“Os profissionais que não praticam exercícios regularmente são mais suscetíveis a doenças, além de reclamarem de dores na região da lombar, na região cervical e nas articulações, muitas vezes causadas pelo tempo que passam sentados no trabalho”, diz.
Perigos do excesso da atividade física
Já aqueles que excedem na atividade esportiva geralmente buscam um corpo perfeito e acreditam que estão zelando pela saúde. Entretanto, não estão atentos ao condicionamento físico, que ajuda a proteger o corpo.
O perigo de pecar pelo excesso, segundo a especialista, é que a pessoa pode ter algum distúrbio muscular, como lesões e inflamações. “Com dor, a pessoa tem o rendimento do trabalho comprometido”, afirma Simone.
Busca do equilíbrio
Os dois extremos são ruins, por isso o ideal é que o profissional procure um equilíbrio. “O indicado é que a pessoa faça atividades físicas de três a quatro vezes por semana. É necessário ter um programa de condicionamento físico acompanhado da supervisão de um profissional da área”, explica Simone.
Seguindo essas orientações, a pessoa atingirá os benefícios que o exercícios pode trazer, como:
Evitar doenças cardiovasculares;
Aliviar o estresse;
Melhorar a qualidade de vida;
Melhorar o sono;
Ajudar no controle do peso corporal;
Diminuir a ansiedade e a depressão;
Promover o bem-estar psicológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário