terça-feira, 14 de outubro de 2014

Tratamento de pele: Ácido Retinoico e Hidroquinona

Clinica Renata Fontany

ácido retinoico é um excelente tratamento de pele, usado regularmente traz diversos benefícios: suaviza rugas, diminui a aspereza da pele, clareia manchas, auxilia na diminuição dos poros , ajuda a tratar acne - devido à sua ação anti-inflamatória, que facilita a eliminação de cravos e impede a formação de novas lesões, uniformiza a pele. Mas não se engane, ele também tem os seus pontos negativos: pode causar irritação na pele, vermelhidão, ressecamento, descamação. A descamação ou o ressecamento provocados pelo ácido deixam a pele ainda mais vulnerável aos efeitos adversos do sol. Por isso, em hipótese alguma esqueça de passar protetor solar durante o período de tratamento. Evite o sol e, quando não der, use filtro solar e chapéu. Só assim você aproveitará os benefícios desse tratamento.

Derivada da vitamina A e também conhecida como tretinoína ou retinol - é uma das três maneiras realmente eficientes de combater o envelhecimento da pele, junto à reconstrução de superfícies por laser de dióxido de carbono e à injeção de ácido hialurônico. Pode ser encontrada em forma de creme, gel, loção ou fórmulas. Desde 2011 que realizo esse tratamento em doses pequenas. Como em Salvador normalmente faz sol todos os dias, o cuidado precisa ser redobrado sendo assim a quantidade que a minha dermatologista me receita é bem baixa. Quando me refiro a quantidade, digo em relação a porcentagem do ácido por grama de produto.Mesmo com uma concentração mais baixa, usado continuamente você consegue obter bons resultados. Eu não posso dizer que a minha pele está 100% ainda no entanto, para o que era ela está bem melhor. E esse tipo de tratamento você consegue observar os resultados com o tempo.


Já a nossa amiga hidroquinona, ela é mais utilizada para manchas na pele. Com o passar dos anos você percebe que a sua pele já não é mais a mesma e necessita de cuidados especiais, ou até mesmo após notar algumas manchas em sua pele.
A hidroquinona é um composto orgânico aromático, é um difenol, substância eminente redutora. A hidroquinona (1,4-benzenodiol) é um agente despigmentante da pele. É utilizada topicamente no tratamento de despigmentação de manchas dermatológicas como melasmas, sardas, lentigos senis, hiperpigmentação pós-inflamatória, dermatite de berloque. A hidroquinona atua nas células produtoras de melanina, os melanócitos, bloqueando a produção e aumentando a degradação dos melanossomos, os corpúsculos intra-celulares que armazenam a melanina. A hidroquinona também bloqueia a ação da enzima tirosinase, que tem participação na formação da melanina.
Da mesma forma que o ácido, a hidroquinona precisa ser usado regularmente e somente após um determinado tempo de uso começamos a notar os resultados. Eu uso uma fórmula onde tem concentração das duas substâncias, faço uso por 2 meses dou um intervalo depois retorno usando ele. A pele tem ficado com um melhor aspecto e as manchas de fato começam a ficar mais claras. As minhas ainda não sumiram porém já começo a senti-las menos vivas em meu rosto. E gente, não adianta investir no tratamento e não seguir corretamente. Confesso que até pouco tempo eu gastava uma nota comprando frequentemente essas fórmulas e usava no dia que bem entendia ¬¬ É claro que não consegui obter resultados tão satisfatórios devido a isso. Esses tratamentos são utilizados na maioria das vezes no período da noite, por isso, antes de dormir não esqueça de seguir a sua rotina noturna!



Antes de mais nada se consulte uma dermatologista, após avaliação ela irá verificar o que seria mais conveniente e mais aconselhável para o seu caso. Eu estou me dando super bem com o meu tratamento,não tive nenhum tipo de reação ( a não ser no início, vermelhidão e sensibilidade) só que a minha pele é diferente da sua, sendo assim, somente um médico para te receitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário