segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Intradermoterapia,Clinica Renata Fontany


O que é a intradermoterapia?(mesoterapia)
A intradermoterapia consiste na infiltração de produtos químicos com diversas finalidades nas camadas mais profundas da pele (derme). Frequentemente os produtos infiltrados são uma mistura (conhecida com mescla) de ativos com ações conhecidamente benéficas para a indicação clínica do indivíduo.
Quais são as suas indicações?
A intradermoterapia pode ser utilizada para o tratamento de vários problemas estéticos da pele e seus anexos. Atualmente, entre outras indicações, podemos utilizar mesclas para as seguintes terapêuticas:
  • Estrias Antigas: as estrias antigas (principalmente, as mais finas) podem apresentar melhora clínica com mesclas contendo ácido hialurônico, buflomedil e asiaticosídeo, por exemplo. Nestes casos, lasers fracionados e procedimentos cirúrgicos podem ser combinados para melhores resultados.
  • Gordura Localizada: o acúmulo de tecido adiposo com pequeno volume (no abdome, nos flancos e nas coxas) pode ser tratado com mesclas à base de desoxicolato, cafeína e tiratricol, por exemplo. Neste caso, as mudanças do estilo de vida (alimentação balanceada, hidratação e atividade física regular) são fundamentais para resultados satisfatórios.
  • Tratamentos Capilares: queda de cabelo com várias causas (calvície, deficiência de vitaminas, alterações hormonais) podem ser tratadas com a infiltração de mesclas ou produtos específicos após um preciso diagnóstico clínico dos motivos desta alteração.
Quais são as contra indicações do produto?
Gestantes e mulheres que estão amamentando não devem ser submetidas a intradermoterapia.  O procedimento também está contra indicado em pessoas com doenças autoimunes (lúpus, por exemplo) ou que apresentem alguma doença de pele no local onde será realizada a injeção do produto.
O procedimento é doloroso? Quais são as complicações?
A infiltração das mesclas é um procedimento simples e seguro, desde que utilizado um produto de qualidade com a técnica correta. A aplicação deve ser realizada em consultório por um profissional especializado (médico com especialidade em Dermatologia). O risco de alergia aos produtos é baixo. Hematomas, vermelhidão, inchaço, coceira e dor podem ocorrer no local da injeção.
Quais cuidados eu devo tomar após o procedimento?
É recomendado dormir com a cabeceira discretamente elevada utilizar compressas geladas após os procedimentos corporais para reduzir o desconforto da dor e diminuir a formação dos hematomas. No tratamento das estrias e da gordura localizada o uso de bermudas compressivas é recomendado por 7 a 10 dias após o procedimento. Devido a frequente formação de hematomas nos locais da aplicação, recomenda-se proteção solar regular e rigorosa durante todo o tratamento para evitar a formação de manchas nas regiões tratadas.
Em quanto tempo os resultados são percebidos?
A intradermoterapia apresenta um resultado progressivo e gradual, que geralmente começa a ser percebido após a terceira sessão. Em média, são necessárias 5 a 10 sessões para resultados satisfatórios. Estes resultados também dependem da indicação clínica, dos tratamentos associados (nas estrias, por exemplo) e da adesão do indivíduo às outras medidas propostas (alimentação e atividade física, na gordura localizada).
Qual cuidado necessário para escolher a clínica e o profissional para realizar a intradermoterapia?
A injeção de mesclas  para tratamento estético é um procedimento médico. A formação em Medicina é fundamental pelos conhecimentos anatômicos necessários para a aplicação do produto e para o manejo de possíveis complicações do procedimento. Os especialistas mais indicados para esta finalidade são os Dermatologistas e os Cirurgiões Plásticos. Para a Dermatologia, é recomendável:
  • Certificar-se que o profissional responsável é médico devidamente registrado no CRM e especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia
  • Perguntar o fabricante dos produtos que serão utilizados e certificar-se da sua procedência (fabricante, lote e validade).

Nenhum comentário:

Postar um comentário