quarta-feira, 18 de abril de 2012

Vida Moderna e Maternidade....!!!

Vida Moderna e Maternidade....!!!

A nossa sociedade vem sofrendo muitas alterações. Com essas mudanças a função do homem  da mulher tem se modificado tanto na vida social quanto nas relações familiares.
Houve um tempo em que os papéis eram bem definidos e bastava ao homem prover e sustentar a família e a esposa cuidar da casa e dos filhos para se sentirem seguros em seus papéis.
Com o movimento feminista as mulheres foram em busca de direito de voto, proteção legal às mulheres, liberdade sexual, aborto livre, creches, direito ao divórcio e igualdade de acesso ao trabalho é à educação. Esse movimento foi importante para que as mulheres passassem a ser vistas e tratadas com a mesma dignidade humana que os homens. Porém a partir daí ocorreu uma ruptura com o antigo modelo e hoje muitas vezes tanto o homem quanto a mulher se vêem perdidos em relação aos seus papéis e as suas funções em casa e na relação com os filhos.
Compreendemos atualmente que a função do pai e da mãe na vida de uma criança vai além dos cuidados básicos pela sobrevivência, eles são co-responsáveis pela construção da identidade do filho. Ainda que ambos sejam igualmente importantes no processo de formação da criança, as funções de cada um são diferentes em cada etapa do desenvolvimento.
A vida da criança se inicia dentro da barriga da mãe e é a partir desta vida emocional que a criança se desenvolverá. Então conforme a mãe se encontra emocionalmente afeta diretamente a vida do filho. À medida que a criança cresce, se separa e diferencia essa interferência irá diminuir gradativamente e a criança se vinculará a outras pessoas também, contudo a mãe sempre será a principal referência emocional da criança.
A mãe cabe ser o lugar de descanso e aconchego para o filho se aquietar emocionalmente e corporalmente, ser fonte de um contato de intimidade e exclusividade, auxilio para a criança conhecer e nomear seus sentimentos. É a primeira relação na qual a criança poderá conhecer e desenvolver a possibilidade de entrega e confiança.
Porém na vida moderna percebemos muitas mulheres  impossibilitadas de exercerem essas funções na vida de seus filhos, pois se encontram demasiadamente sobrecarregadas com o excesso de atividades e tarefas. Muitas vezes as mães estão estressadas, sem energia e irritadas, o que dificulta o contato afetivo e o desenvolvimento de uma boa relação com o filho.                                                                                                        É importante que a mulher que se tornou mãe não perca o foco do que realmente é essencial em sua vida, e saiba fazer escolhas que a realizem enquanto pessoa e a fortaleçam para exercer suas funções afetivas na vida do seu filho.
- Lembre-se: sua vida é conduzida pelos seus valores… O que realmente é importante para você?
Profissional Responsável: Priscilla Rodrigues SoaresCRP 19904/04
Psicóloga pela UFMG. Pós-graduada em Psicopedagogia. Especialização em Psicologia da Infância pela Unifesp. Formação em Psicoterapia Relacional.

Caso haja interesse, marque na recepção uma primeira entrevista gratuita na Clinica Renata Fontany!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário