segunda-feira, 18 de abril de 2011

Tratamentos estéticos com chocolate

Clínicas e salões de beleza oferecem tratamentos que usam o chocolate, famoso inimigo da dieta, como um aliado da estética. Em São Paulo, Spas como o Cattel e o Renaissance têm procedimentos com o ingrediente que ajudam a reduzir medidas, como esfoliação, massagem e aplicação de creme com textura de musse de chocolate, potencializado com um lençol térmico. No Spa de chocolate na Clínica Arthys, no Rio de Janeiro, o banho de hidromassagem mais parece uma sobremesa: com cacau, leite em pó e óleo de amêndoas.

“O ativo utilizado é o pó extraído da amêndoa do fruto cacau, rico em flavonóides e que constitui um potente antioxidante, combatendo os radicais livres e favorecendo a hidratação”, explica a dermatologista Roseli Andrade. Segundo ela, tratamentos com loção tônica, máscaras faciais e corporais, massagens e banhos de imersão previnem o envelhecimento e trazem brilho para pele e cabelos.

De acordo com Adriana Fanaro Oliveira, especialista em nutrição clínica e professora técnica de estética, ingredientes como o chocolate agem nas moléculas que participam do processo inflamatório, revertendo o fluxo de LDL (o “colesterol ruim”), além de proteger o corpo dos radicais livres. “Vale ressaltar que o resultado depende de quais cremes e tratamentos o profissional aplicará”, aponta.

Foto: Amana Salles/Fotoarena
A máscara facial do Spa Cattel é hidratante e tem textura de musse de chocolate
O Manuia Spa realiza procedimentos focados nos pés e mãos com esfoliação, reflexologia e hidratação de parafina com chocolate. Oferece também máscara corporal com fondue de chocolate, mel, aveia e outros ingredientes naturais.

Vale tratar outras áreas do corpo
Para quem deseja tratar a face com chocolate, a Vitalle promete bons resultados com o procedimento de esfoliação ou peeling de cristal, que remove as células mortas, hidratação com cacau e peeling químico. Segundo a médica esteticista da clínica, Juliana Moraes, o chocolate nutre, deixa a pele macia e evita o envelhecimento por conta da composição de cálcio, magnésio, sais minerais, ferro, fósforo, proteínas, gorduras e vitaminas.

Foto: Amana Salles/Fotoarena Ampliar
Banho no ofurô ou hidromassagem ajuda a retirar os produtos de chocolate do corpo e relaxar
“A aplicação do alimento na pele, principalmente do rosto, resgata o frescor, permite uma excelente renovação das células, combate marcas da idade e evita a formação de rugas”, diz. Já o lifting de chocolate na clínica Bella Linea também inclui limpeza de pele e microcorrentes, que ajudam na drenagem facial e tonificam a musculatura, melhorando a flacidez do rosto e atenuando marcas de expressão ou acne.

Mas o chocolate não é usado somente para tratar. No Olímpia Spa, o bronzeamento a jato tem essência de chocolate e deixa a pele morena por até 14 dias. Para os cabelos, o chocolate aparece em produtos para recuperação dos fios. No salão Tez Esthétique et Coiffeur, em São Paulo, há o tratamento para cabelos danificados “White Choco”. Após a lavagem é aplicado um creme, ativado por uma luz azul.

Segundo Roseli, tratamentos de chocolate são mais indicados para quem tem peles e cabelos desvitalizados e ressecados e, em outros casos, podem aumentar a oleosidade. Ela indica uma máscara caseira que pode ser feita semanalmente para hidratar e recuperar o brilho da pele: duas colheres de pó de cacau, um copo de iogurte natural e duas colheres de chá de mel. A mistura deve ficar de 15 a 20 minutos na pele e ser enxaguada com água fria.

Um comentário:

  1. Ola Renata é a Camila da Smartbox, preciso de algumas informações sobre o seu estabelecimento, o que ele oferece, se é necessario levar algum objeto pra atividade e o que ha no local. Me responda o mais rapido por email camila.lucon@smartbox.com
    grata

    ResponderExcluir