terça-feira, 29 de março de 2011

Crie um espaço para meditar em casa e perceba os benefícios

Meditar em casa - Foto Getty ImagesEstresse, agitação, nervosismo, ansiedade... Se a ideia é aquietar a mente, a meditação pode ser a sua aliada. Ela nos proporciona um resgate da harmonia e do equilíbrio interior, além de nos ajudar a resolver problemas internos. Para meditar, precisamos de relaxamento e concentração.

O psicólogo Leonardo Mascaro afirma que a meditação não é uma técnica. É um estado de atividade cerebral, estado de consciência, quando o cérebro produz maior atividade de ondas alfa e theta, levando a um relaxamento e a um mergulho no seu espaço interno. Dessa forma, traz maior abertura entre o consciente e o subconsciente, viabilizando o autoconhecimento e a mudança. Até mesmo a ciência se rendeu aos benefícios proporcionados por essa prática. 

Meditar em casa - Foto Getty ImagesUma pesquisa recente da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, sugere que meditar ajuda a aliviar a dor, mesmo em pessoas sem treinamento de meditação.

O estudo envolveu 500 estudantes que nunca tinham meditado antes. Em um primeiro momento os participantes receberam um treinamento de meditação, com 20 minutos de duração, durante três dias consecutivos. Depois disso, os estudantes foram submetidos a testes com choques elétricos que aumentavam de intensidade conforme o progresso da sessão.

Eles deveriam se enquadrar em dois níveis de dor, alto e baixo, ao mesmo tempo em que eram medidas as mudanças na sensibilidade para a dor de cada um. Com o término do estudo, os pesquisadores puderam concluir que a meditação teve um impacto positivo na percepção da dor. 

Meditar em casa - Foto Getty ImagesDe acordo com os pesquisadores do estudo, a meditação é um mecanismo mais poderoso do que simples distração, porque reduz as respostas emocionais do corpo, principalmente aquelas relacionadas à dor. Segundo o cientista, a ideia principal por trás da meditação é a consciência de que tudo está no momento presente.

Quando alguém está esperando um estímulo doloroso, a dor fica mais acentuada. Mas, se você se concentra na respiração de uma forma relaxada, não tem expectativa de dor.

Conforme a pesquisa, publicada na revista The Journal of Pain, não é preciso ser praticante da meditação para tirar os benefícios dela. Apenas praticar dois ou três dias da semana exercícios rápidos e simples como:

- Tomar consciência do que está acontecendo no presente momento em seus pensamentos e emoções;
- Observar a respiração e identificar em que parte do corpo ela está proeminente
- Perceber todas as sensações físicas do corpo 

Mas a maioria das pessoas tem dificuldade em encontrar a concentração e o relaxamento necessários. Muitas vezes, você procura um local tranquilo, harmonioso, que crie um ambiente propício para entrar em sintonia com o eu interior e silenciar a mente, mas não encontra. "Para relaxar, precisamos nos distanciar do mundo, esquecer do nosso cotidiano. O espaço para meditação facilita este distanciamento", disse Mascaro.

Crie seu espaço em casa
Esse espaço pode ser montado em um jardim ou um cantinho da sua casa com algumas mudanças simples. Para começar, deve-se escolher um local tranquilo, onde não haja barulho, nem interrupções. O silêncio e a temperatura são fatores importantes para uma boa concentração.

Garanta que este local esteja com a temperatura ambiente confortável o suficiente para você não passar muito calor nem frio. Devemos lembrar que não pode haver muita circulação de pessoas no local, para não haver influências de energia. Se o espaço for provisório, é recomendado que se purifique o local.

Uma mesa coberta com uma toalha, vaso com flores, tapetes, almofadas, incenso e velas para deixar o local como um lugar de adoração ao divino, de encontro com o místico.  
"Para relaxar, precisamos nos distanciar do mundo, esquecer do nosso cotidiano", diz Mascaro.
A terapeuta Ayurveda Márcia de Luca diz que cada pessoa deve fazer aquilo que gostar: Para se fazer um espaço de meditação, é necessário apenas ter um local e vontade.

Cada um é único e deve usar como decoração objetos e elementos que remetam a algo positivo. O altar é um dos elementos, geralmente, presente em espaços para prática de yoga e meditação.

As estátuas, fotos e mandalas são colocadas de acordo com a crença de cada um. Segundo a Vedanta, o altar representa o altar do coração. O importante, entretanto, não é se prender aos modelos pré-moldados de espaços zen ou altares.

O essencial é montar um cantinho confortável, com elementos que gerem atitudes positivas e que o façam sentir preparado para entrar em contato com você. "O altar é uma ferramenta importante. Uma conexão de amor, de adoração, de conexão com o seu dia", afirma Érica Sanfelice. 
Em casa, o silêncio e a temperatura são fatores importantes para uma boa concentração
Medite e viva mais
Os benefícios psicológicos da meditação são capazes de reduzir o envelhecimento, de acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, em Davis, e da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

De acordo com os pesquisadores, a meditação promove mudanças psicológicas positivas, que resultam em melhoria geral da saúde, como uma maior capacidade da pessoa para lidar com o estresse e manter a sensação de bem-estar.

O estudo chegou a essa conclusão depois de avaliar que a meditação aumenta diretamente a atividade da telomerase, uma enzima importante para retardar o envelhecimento celular e que age reconstruindo e alongando os telômeros.

Os telômeros são sequências de DNA localizados na porção final dos cromossomos, que tendem a ficar mais curtos a cada vez que uma célula se divide. Isso se relaciona ao envelhecimento celular, pois quando os telômeros ficam abaixo de um comprimento crítico, a célula pode não mais se dividir corretamente e eventualmente morre.

Os participantes do retiro também apresentaram maior satisfação psicológica como controle sobre a própria vida, atenção e planos. Além disso, eles também tiveram diminuição de emoções negativas.

Na vida moderna às vezes qualquer pequeno incômodo pode nos tirar do eixo e aumentar o estresse diário. A meditação ajuda não só a relaxar, mas a criar forças para lidar com as peripécias do dia a dia. Confira outros benefícios da meditação, não importando a técnica que você adote.  

Meditar em casa - Foto Getty ImagesMais tranquilidade: a frequência dos batimentos cardíacos diminui e a respiração entra em sintonia com o restante do corpo, que reage mantendo-se mais calmo. O estado meditativo é caracterizado por uma atenção profunda, mas observadora. "São benefícios que ajudam a contornar os problemas no trabalho, em casa e, por que não dizer, os de ordem pessoal?", de acordo com a psicóloga transpessoal Ana Maria Cabrera.

Concentração: meditando, você aumenta o seu poder de concentração e a capacidade de permanecer atento quando realiza alguma atividade. Consequentemente, suas tarefas no trabalho, por exemplo, vão ficar mais produtivas.

Menos ansiedade: a pessoa que medita regularmente lida com o estresse de modo a romper a espiral da reação de enfrentamento ou fuga. Ela relaxa com muito mais frequência do que a que não medita, após a superação de um desafio. Quem pratica não abre mão. E, se você nunca experimentou, está na hora de aquietar a mente com alguns exercícios de meditação. "Meditação é um hábito milenar, cultivado em diversas culturas e religiões. Nos momentos de prática, o cérebro repousa e as ondas cerebrais diminuem", explica a psicóloga transpessoal Ana Maria Cabrera.  

Meditar em casa - Foto Getty ImagesA frequência dos batimentos cardíacos também diminui e a respiração entra em sintonia com o restante do corpo, que reage mantendo-se mais calmo - o que não deve ser entendido como sonolento ou preguiçoso.

O estado meditativo é caracterizado por uma atenção profunda, mas observadora. "São benefícios que ajudam a contornar os problemas no trabalho, em casa e, por que não dizer, os de ordem pessoal".

Meditando, você aumenta o seu poder de concentração e a capacidade de permanecer atento quando realiza alguma atividade. Consequentemente, suas tarefas no trabalho, por exemplo, vão ficar mais produtivas. Ainda surgem diferenças na compreensão do que dizem as outras pessoas, o que tende a melhorar dificuldades de relacionamento.

E o que é preciso para meditar? Existem muitas técnicas diferentes, que podem servir como incentivo para quem não sabe como começar e sente calafrios só de se imaginar quieto e em silêncio por alguns instantes. "Costumo dizer que um curso de meditação pode ser necessário, mas jamais obrigatório", afirma Ana Cabrera.  
E, antes de pensar em desistir, considere o que descobriu uma pesquisa feita pela Universidade de Otago, na Nova Zelândia.

O estudo acompanhou por dois anos o progresso de 225 mulheres obesas ou com sobrepeso. O grupo que meditou durante dez semanas teve mais sucesso na perda de peso e emagreceu uma média de 2,5 quilos.

As mulheres que meditavam diminuíam as causas do estresse e, por causa disso, acabavam comendo menos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário