quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

5 opções para comer e beber na praia sem estragar a dieta


clinica Renata Fontany

Refresque o calor e afaste a fome sem temer o efeito das suas escolhas na balança


Para se esbaldar sem medo na praia, os cuidados com a alimentação devem ser uma das prioridades. O clima tranqüilo e a falta de horários, no entanto são uma ameaça à dieta - isso sem contar a oferta constante de petiscos irresistíveis. "Não precisa sair de casa com marmita ou passar fome, mas é preciso cautela para não terminar as férias precisando emagrecer", afirma a nutricionista Amanda Pereira, especialista do Minha Vida. Veja a seguir as melhores opções para enganar o estômago enquanto você descansa.

1. Milho verde

Em espiga ou em grãos, o cheirinho dele vem de longe na praia e se torna irresistível aos olfatos mais apurados. De acordo com a nutricionista Amanda Pereira, essa delícia pode - e deve! - entrar no seu lanchinho praieiro. 
milho é uma fonte importante de carboidratos e, com o gasto calórico dos mergulhos e caminhada na praia, o seu corpo extrai dele energia para continuar com disposição.

Além disso, o petisco contém vitamina A que ajuda a pele e as mucosas a funcionarem como uma barreira às bactérias e aos vírus.

A recomendação da nutricionista é o consumo do milho sem manteiga e com pouco sal.

Uma espiga média ou cerca de 100 gramas do milho em grãos tem 120 calorias. 
picolés
2. Picolés de fruta

Eles são refrescantes e, muito leves, perfeitos para a dieta. "O picolé de fruta tem pouco açúcar e serve como fonte de hidratação", diz a nutricionista Amanda Pereira.

Os sabores dos de frutas variam de 30 a 60 calorias. Evite os de chocolate ou de creme que são mais calóricos.

3. Água de coco

Para se refrescar, uma água de coco é uma ótima pedida. "Esta é minha escolha favorita, fonte de hidratação e de sais minerais, como o sódio e o potássio", afirma a nutricionista.

Um copo de 100 ml de água de coco oferece 40 calorias - um coco verde grande costuma ter em torno de 300 ml da bebida, o que corresponde a 120 calorias.

Evite raspar a polpa branca da fruta, fonte de muita gordura saturada e calorias.
frutos do mar
4. Frutos do mar

Pensou que eles fossem ficar de fora? Que nada. Os frutos do mar são uma boa fonte de proteína e todos são permitidos, desde que não sejam fritos, e sim grelhados.

A nutricionista só alerta para os cuidados com o preparo: consuma em restaurantes onde a procedência e a higiene não deixam dúvidas para evitar intoxicações alimentares. 

Camarão (100 gramas):
 100 calorias

Lula (100 gramas): 90 calorias

Polvo (100 gramas): 90 calorias

Casquinha de siri (duas unidades pequenas): 100 calorias 
sucos
5. Sucos naturais e frutas

Quando eles são vendidos na praia, costumam ser a melhor e mais leve opção. As frutas e sucos naturais refrescam e, como são fontes de fibras, trazem saciedade.

"A salada de frutas, com umas pedrinhas de gelo, é uma opção completa: nutritiva, refrescante e gostosa", afirma Amanda.

Maçã: 80 calorias

Banana: 110 calorias

Pera:
 100 calorias
 
Suco de laranja com acerola (200ml): 100 calorias

Suco de maracujá (200ml): 70 calorias

Suco de abacaxi com hortelã (200ml): 50 calorias

Salada de frutas (uma porção): 125 calorias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário