sexta-feira, 27 de julho de 2012

Conheça a relação entre respiração e estética


respiração é uma das funções mais vitais do ser humano. Todos nós deveríamos estar aptos a respirar pelo nariz desde o nascimento, pois é nele que ocorre a olfação, limpeza, umidificação e o aquecimento do ar que chega aos pulmões. 

No entanto sabemos que nem sempre é isso o que acontece, e o fato de não respirarmos 100% pelo nariz pode ocasionar muitos problemas de saúde além de uma aparência desfavorável.

A respiração alterada pode estar relacionada a diversos fatores como hábitos inadequados, deformidades, alergias, gripes, resfriados, desvio de septo ou traumas acidentais, sendo de suma importância compreendermos as conseqüências de tudo isso para o equilíbrio da face e para a qualidade de vida
Veja a seguir alguns dos comprometimentos estéticos e de saúde relacionados à respiração bucal:

- Para conseguir respirar pela boca, é necessário manter os lábios entreabertos e a língua rebaixada, o que ocasiona flacidez e desequilíbrio da musculatura orofacial, podendo gerar sérios problemas de oclusão dos dentes, de mastigação, de deglutição e de articulação dos sons da fala, além de uma aparência caída. 

- Respirar pela boca provoca cansaço e por isso o corpo tende a envergar para frente, levando à diminuição do espaço interno do pulmão, além da elevação compensatória da cabeça para manter o campo visual provocando dores no pescoço.

- Má oxigenação cerebral ocasionando dificuldade de atenção e concentração; e com isso surgem problemas de aprendizagem.

- Como as bactérias entram no organismo com mais facilidade, as amígdalas e adenóides podem apresentar infecções frequentes.

- Redução da audição devido a infecções freqüentes.

- Diminuição da percepção de cheiro e de sabor dos alimentos muitas vezes causando falta de apetite.

Se você se identificou com alguns dos sintomas acima, não hesite em procurar um fonoaudiólogo especialista em Motricidade Orofacial, pois é de grande importância restabelecer o processo respiratório, amar os problemas ocasionados por esta disfunção e, sem dúvida, conquistar uma aparência mais harmônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário