sexta-feira, 2 de março de 2012

Escalda pés

Escalda-pés, receita caseira que pode ajudar até na depressão

No vaivém do dia-a-dia, 650 músculos e 208 ossos entram em ação para que possamos nos locomover. Responsável por essa complexa engrenagem orgânica, os pés merecem cuidados especiais. Um dos procedimentos mais conhecidos de tratamento é o popular escalda-pés, aquela receitinha caseira nascida em um passado de poucos carros e longas distâncias para percorrer caminhando. Além de relaxar, para alguns especialistas, o procedimento ajuda até no tratamento contra depressão.

"O escalda-pés relaxa e restabelece o equilíbrio físico e emocional, tratamos até depressão com ele. Para cada problema, adicionamos um tipo de óleo essencial. Uma boa dica é colocar bolinhas de gude na água para massagear os pés", indica a terapeuta Mônada Xavier, especializada em Naturologia pela Anhembi .

Além do bem-estar, as mulheres que passam muito tempo de salto alto devem utilizar o tratamento para ativar a circulação. "Colocar os pés em uma bacia com água quente com um pouco de sal e cânfora é um escalda-pés que se pode fazer em casa, desde que a pessoa observe a temperatura da água, que deve estar entre 36ºC e 40ºC", indica a especializada.


Circulação

A recomendação para se fazer o escalda-pés não é apenas para pessoas que caminham bastante, os sedentários também podem sentir seus benefícios. "Quem passa muito tempo sentado, inclusive no trânsito, também precisa ativar a circulação.

Para se livrar dos calos, Alice ensina acrescentar vinagre na água quente com sal grosso, além de amolecer a calosidade alivia a dor. Ela lembra que a técnica também funciona como assepsia (limpeza) de pés infectados por micoses. "Indico fazer o escalda-pés antes de aplicar a pomada indicada pelo médico. A região fica limpa e a circulação ativada favorece a ação do remédio."

Nenhum comentário:

Postar um comentário