segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Creme anticelulite funciona?

Creme anticelulite funciona?
Descubra de uma vez por todas como esse tipo de cosmético vai ajudar o seu bumbum a ficar lisinho. E mais: as melhores substâncias e o jeito certo de usar o creme para potencializar o resultado (e fazer o seu dinheiro valer a pena).
Você quer a verdade nua e crua? Então, vamos lá: creme anticelulite não faz milagre sozinho! Não emagrece nem vale por uma lipo. “Mas é uma boa opção para tratar a pele com celulite em grau I e II (onde há depressões mais superficiais e em pouca quantidade) e coadjuvante necessário dos procedimentos estéticos feitos nos consultórios em quadros mais avançados”, diz Doris Hexsel, dermatologista do Centro Brasileiro de Estudos em Dermatologia, em Porto Alegre. Não é à toa: os furinhos que tiram a gente do sério têm diversas causas – alterações hormonais, flacidez, gordura localizada, retenção líquida, má circulação – e, justamente por isso, demandam uma abordagem multidisciplinar. “Isso significa que o problema deve ser atacado em diversas frentes – o creme é uma delas. Com o tratamento tópico, a diferença vai aparecer principalmente na qualidade da pele. Dá para perceber melhora na textura, na hidratação e no relevo, ou seja, aquele aspecto de casca de laranja fica suavizado”, explica a médica.
Os cremes compensam
Eles podem custar caro, a gente sabe. Mesmo assim, valem o investimento. A nova geração dos cremes anticelulite conta com substâncias ativas capazes de promover a quebra de gordura, melhorar a firmeza e estimular a circulação. Além disso, também procuram garantir que aquele ativo penetre até o local desejado para funcionar perfeitamente. Algumas marcas ainda oferecem um efeito imediato: polímeros refletores de luz causam a impressão de que o relevo do bumbum ou das coxas está mais uniforme. Por fim, mas não menos importante, as texturas dos produtos estão cada vez mais agradáveis. São rapidamente absorvidas e não deixam o corpo melecado. Isso é fundamental para que você não desista de usar o produto.
Modo correto de usar
“O creme deve ser aplicado duas vezes por dia por, pelo menos, dois meses para percebermos os primeiros resultados”, avisa Daniela Alvarenga, dermatologista do Rio de Janeiro. Já que você desembolsou 50, 100 ou 200 reais com o cosmético, fique atenta à recomendação dos médicos para não jogar dinheiro fora. Além de ter muita disciplina na hora da aplicação (não vale deixar o tubo de decoração na prateleira do banheiro), fazer uma massagem para melhorar a absorção do produto é imprescindível. “Recentemente, um estudo relacionou o nosso biorritmo a uma melhora da resposta do tratamento de celulite”, conta Doris Hexsel.
Ficou comprovado que, pela manhã, há um maior gasto metabólico, o que estimularia a quebra das células de gordura. À noite, entretanto, a penetração das substâncias é facilitada, especialmente as que agem na circulação local, o que favorece o combate do inchaço. Seguindo essa linha de raciocínio, já existem produtos com duas fórmulas diferentes – uma para o dia e outra para a noite – para potencializar o efeito. Novidades nessa área não param de aparecer. Mas lembre-se: para erradicar a celulite, não adianta tomar banho de creme sem mudar de estilo de vida! “Associado a exercício físico, boa alimentação, controle de peso, o resultado é sempre muito melhor”, alerta Adilson Costa, dermatologista e chefe do Núcleo de Pesquisa Clínica em Dermatologia da PUC de Campinas. Pense nisso!
De olho no rótulo: conheça os principais ativos
Um bom creme tem que agir na quebra das células de gordura, facilitar a circulação e aumentar a firmeza da pele. Veja como os principais ativos atuam para isso. "Geralmente, eles estão associados, pois em conjunto funcionam melhor", diz Adilson Costa, dermatologista de São Paulo
• Cafeína:
É o ativo mais consagrado por estudos científicos, pois inibe uma enzima responsável pelo estoque de gordura nas células. Está sendo associada a outras substâncias, como o forskolin, o manganês ou a rutina, para facilitar a penetração até a camada de gordura.
• Retinol:
Renova as células superficiais da pele, deixando-a mais fina, o que facilita a penetração do produto. Também estimula a produção de colágeno. Por isso, funciona bem para quadros de celulite com flacidez.
• Carnitina:
Aminoácido que tem a função de estimular as mitocôndrias (unidades de energia da célula) a fim de acelerar o processo de quebra de gordura. Ideal para graus leves de celulite.
• Elastinol+R:
Uma proteína fibrosa presente no organismo que deve ser reposta para não perdermos a elasticidade e a firmeza da pele. Bom para aquelas ondulações sutis.
• Xantoxilina:
Trata-se de uma molécula encontrada num tipo de pimenta capaz de estimular o mecanismo de quebra de gordura dentro das células. Indicado para todos os graus de celulite.
• Extratos botânicos:
Centelha asiática, gingko biloba, ruscus, castanha-da-índia, vitis vinifera (extrato de uva), entre outras substâncias extraídas de plantas, melhoram a circulação local, combatendo a retenção líquida – bom para quem sente a área afetada pela celulite inchada, quente e dolorida. Geralmente, não estão sozinhos, mas combinados a outros ativos que quebram a gordura.
bjos sem celulites!!
Renata Fontany

Nenhum comentário:

Postar um comentário